Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 495 | Setembro de 2019 | Campo Mourão - Paraná

COMEMORAÇÃO

PITANGA 40 ANOS, protagonistas da história

Gerente da Unidade com os associados de Pitanga

"Não conhecíamos a agricultura, nasci aqui em Pitanga, e criamos uma cooperativa, mas ela não tinha estrutura. Começamos a fazer reuniões para trazer uma cooperativa de outro lugar e depois de muitas conversas sugeri a Coamo. Falamos com o Gallassini e ele veio aqui, daí a Coamo chegou e incorporou a Coopercentro. Isso foi a melhor coisa para nós. Com apoio da Coamo temos vários entrepostos e uma agricultura muito forte, pois ela trouxe conhecimento e progresso para os produtores e a comunidade.” Esta é a manifestação e o sentimento do produtor Reinaldo Petrechen, o “Dico”, que era presidente da Coopercentro há mais de 40 anos e junto com agricultores pediu a presença da Coamo. Seu Dico estava muito feliz ao participar ao lado de outros produtores pioneiros do evento comemorativo aos 40 anos da Coamo na região de Pitanga, realizado no dia 17 de setembro.

O cooperado Anselmo Coutinho Machado, na região há mais de 30 anos e filho de cooperado pioneiro na região de Mamborê, destaca com orgulho a evolução. “A Coamo é protagonista da história de sucesso dos agricultores aqui em Pitanga, hoje temos boas produtividades. Costumo dizer que aonde a gente passa e vê uma lavoura bem formada, parecendo um jardim, podemos dizer que ali tem Coamo. Com o respaldo para fornecer o que precisamos e receber a nossa produção com estrutura e qualidade, não vejo uma agricultura evoluir sem a presença e a assistência da Coamo.” 

Ele ressalta a segurança que os produtores têm com a cooperativa. “Aqui é uma região de minis e pequenos produtores, e eles conseguem colocar seus produtos na Europa graças a Coamo, isso é cooperativismo e isso é muito bom.”

O gerente da Coamo, Valdemir de Paula Barbosa, o “Miro”, enalteceu a data e a participação dos cooperados. “Comemoramos hoje 40 anos de sucesso da Coamo em Pitanga. A cada dia sentimos os cooperados mais participativos e confiantes, e essa confiança e admiração são resultado de um trabalho sério e transparente da equipe Coamo e da nossa diretoria. E daí temos uma grande presença dos associados nos eventos da Coamo, que valorizam muito o trabalho da equipe de funcionários.”

O presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, lembra da expansão da Coamo em 1979 na região de Pitanga, no Centro do Paraná. “Recebemos o convite e após a assembleia com autorização dos associados incorporamos a Coopercentro. Temos atualmente mais de 800 cooperados optantes somente em Pitanga, estamos felizes pela atuação e comemoramos com alegria esses 40 anos de Coamo. Desde a incorporação tudo mudou e houve muito crescimento com a expansão da agricultura mecanizada e a região se tornou muito forte com uma grande participação dos associados.” 

Mesmo com problemas de clima na safra passada e usando modernas tecnologias com apoio da assistência técnica da Coamo, as médias das produtividades dos cooperados nas principais culturas foram de 145 sacas de soja por alqueire, 410 sacas no milho e 100 sacas no trigo.

Maicol Geison Callegari Rodrigues Barbosa, prefeito de Pitanga, e Valdemir de Paula Barbosa (Miro), gerente da Coamo em Pitanga, com os associados Estanislau Gzegoski, João Marco Nicaretta, Reinaldo Petrechen (Dico), Vicente Lukassievicz, Adonis Chavaren e Anselmo Coutinho Machado Vista aérea da Unidade da Coamo em Pitanga

Comemoração contou com a presença de associados, funcionários e autoridades locais Funcionários da Unidade comemoraram os 40 anos da Coamo em Pitanga

BARBOSA FERRAZ 40 ANOS, investimento no homem do campo

Os cooperados da Coamo na região de Barbosa Ferraz celebraram dia 17 de setembro os 40 anos da chegada da cooperativa durante evento comemorativo realizado no entreposto. Onze cooperados pioneiros da Coamo em Barbosa Ferraz estiveram presentes e relembraram suas histórias e avanços com o cooperativismo. O cerimonial contou com a execução do hino nacional, mensagem do presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, discursos do cooperado José Onofre dos Santos e do gerente da unidade, Edilson de Aquino, benção do padre Roberto, o tradicional parabéns e bolo dos 40 anos. Os funcionários montaram um painel com exposição de fotos antigas do recebimento de algodão cereais, que foi muito valorizado pelos cooperados.

Feliz da vida por ter sido lembrado, o cooperado João Domingues, 84, estava com a carteirinha de sócio emitida em abril de 1978, com a matrícula nº 4.200. “A Coamo representa muita felicidade, estou com 84 anos e antes era difícil para nós. Não tínhamos para quem vender a produção, e quando a gente vendia não recebia. Foi muito boa a chegada da Coamo aqui em Barbosa Ferraz, por isso guardo e carrego com orgulho a carteirinha, carrego a Coamo no coração.”

Outro cooperado pioneiro radiante é José Onofre dos Santos, 77, que se associou à Coamo pouco tempo depois da chegada em Barbosa Ferraz. “Quando entrei na Coamo me senti muito feliz. Quando ela fez 10 anos em 1980 me gratificaram com um chaveiro que desde então faço questão de usar e carregar, já fui até roubado e fiquei com medo de perder este presente que se tornou de estimação e representa a segurança da Coamo. Ele está gasto de tanto usar, mas carrego com muita felicidade”, afirma o cooperado. Ele faz questão de partilhar a sua alegria em ser cooperado da Coamo. “A Coamo é confiança e segurança, então quando trago o meu cereal tenho segurança e agilidade, por isso, sou feliz, agradeço a Coamo e desejo que ela vá sempre mais além.” 

Desde a chegada da cooperativa à região, em 1979, os produtores rurais contam com uma assistência que beneficia o desenvolvimento. “Vendo estas imagens e ouvindo os depoimentos dos pioneiros e da sua gratidão, temos a certeza da importância do cooperativismo praticado pela Coamo, comprovados pelos resultados conquistados pela evolução e produtividades dos cooperados”, afirma Edilson Aquino, gerente da Coamo. 

O presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, diz que a cooperativa é voltada integralmente para que os seus cooperados plantem e produzam bem, e tenham a segurança nas suas operações. “Não podemos parar, continuamos investindo nas ampliações e modernizações das nossas unidades visando a melhoria no atendimento, bem-estar e qualidade dos nossos associados e funcionários. Parabéns aos cooperados e funcionários pelos 40 anos da Coamo em Barbosa Ferraz.”

Pioneiros na região de Barbosa Ferraz são reverenciados em data marcante na cooperativa Vista da Unidade da Coamo em Barbosa Ferraz

Unidade montou painel com fotos históricas e cooperados valorizaram o evento comemorativo Funcionários e associados participaram da comemoração dos 40 anos da Coamo em Barbosa Ferraz

José Onofre dos Santos e João Domingues: Orgulho em guardar o chaveiro e a carteirinha Equipe de funcionários: qualidade no atendimento aos associados

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.