O governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, em parceria com o Sistema Faep/ Senar, lançou o Programa Descomplica Rural, que tem como objetivo desburocratiza a vida de agropecuaristas que querem investir em novos negócios ou ampliar seus empreendimentos. Em Campo Mourão, o evento de lançamento foi no dia 13 de março. “É um momento histórico que coloca o nosso agronegócio, que é a grande matriz do Estado do Paraná, em condição de competitividade”, diz o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes.
O secretário explica que o programa Descomplica Rural agilizará os processos de licenciamento ambiental no campo. O objetivo, segundo ele, é induzir o desenvolvimento sustentável com metodologia mais moderna, e permitir a geração de novos negócios e mais empregos. Ele destaca que o programa atualiza as classificações da produção agropecuária e os tamanhos dos estabelecimentos rurais e dá celeridade às análises dos pedidos de licenças. “Aquilo que chegava a demorar um ano será resolvido em poucos dias”, frisa.
|
Nery Thomé, presidente do Sindicato Rural de Campo Mourão, Ágide Meneguette, presidente do Sistema Faep/ Senar, Ricardo Calderari, membro do Conselho de Administração da Coamo, e Airton Galinari, presidente executivo da Coamo |
O presidente do Sistema Faep/ Senar, Ágide Meneguette, diz que a segurança dos alimentos produzidos pelo Paraná faz com que agroindústrias firmem contratos futuros de venda com países que pagam mais. Ele lembra que o programa é uma demonstração da importância de agilizar e desburocratizar a liberação de licenças ambientais para que haja segurança para quem queira investir. “Obedecer as regras ambientais é uma questão de vida ou morte para a produção agrícola, a palavra de ordem hoje tem que ser a sustentabilidade”, diz.
O presidente executivo da Coamo, Airton Galinari, lembra que o homem do campo tem no seu dia a dia o grande desafio de produzir alimentos e o produtor brasileiro já é o que mais preserva o meio ambiente no mundo. “Só que infelizmente isso é muito pouco divulgado. Vemos um esforço de governo para facilitar a produção e essa iniciativa merece ser comemorada e divulgada. Hoje o setor agropecuário pode comemorar”, observa.
O presidente do Sindicato Rural de Campo Mourão, Nery Thomé reafirmou que o programa vai destravar as barreiras burocráticas do agronegócio. Segundo ele, a produção de alimentos é uma das principais contribuições do Brasil para o mundo e por isso o processo tem que ser facilitado. “O Governo do Paraná teve a coragem de tomar estas medidas que vão facilitar a vida dos agricultores”, destacou, ao agradecer a presença maciça dos participantes.
Fonte: Jornal Tribuna do Interior e Faep.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.