Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 442 | Novembro de 2014 | Campo Mourão - Paraná

Depoimentos

Informação e educação ao alcance dos cooperados

Com certeza, um dos veículos de comunicação mais representativos do cooperativismo brasileiro, o Jornal Coamo completa 40 anos neste mês de novembro. Com quatro décadas de veiculação ininterrupta, o veículo demonstra que atingir esta marca é para poucos. Portanto, o periódico merece nosso respeito, agradecimento e, acima de tudo, nosso reconhecimento pelo trabalho exemplar, realizado desde 1974.

Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB

Além de levar informações diversas sobre o andamento da cooperativa – a maior da América Latina – e outros assuntos de interesse do produtor rural, o Jornal Coamo tem contribuído fortemente com o aprimoramento dos cooperados e com a disseminação dos princípios do cooperativismo e de casos de boas práticas.

O Jornal Coamo vem cumprindo, portanto, a sua missão como importante instrumento de educação e comunicação, trazendo benefícios inumeráveis ao homem do campo. E se podemos acrescentar algo mais, é, certamente, a capacidade de se reinventar. Todos os dias, a equipe do jornal, apoiada pela Diretoria da Coamo, trabalha intensamente para aprimorar o veículo e torná-lo, cada vez mais, atrativo e cumpridor de sua missão precípua: dar boas notícias e apresentar informações confiáveis e de qualidade.

Quanto mais se trabalha em prol das pessoas, mais é possível evoluir em conjunto. E a Coamo tem feito isso. Parabéns ao Jornal Coamo e à cooperativa. Nosso desejo é de que os vínculos que a mantém se fortaleçam cada vez mais, possibilitando que os bons exemplos – fruto da atuação profissional com estrito respeito aos princípios do cooperativismo – tornem-se evidentes e mostrem ao Brasil que cooperar vale a pena!

Ajudando a escrever a história do cooperativismo

Seguindo o que diz o 5º princípio cooperativista que trata da educação, formação e comunicação, há quatro décadas, a Coamo desenvolve um importante trabalho na missão de bem informar. Sem dúvida, o Jornal da Coamo é um dos principais meios de comunicação do cooperativismo brasileiro com sua publicação ininterrupta ao longo de quatro décadas, informando sobre temas de interesse do setor, expressando as demandas, difundindo conhecimento e levando os fatos até seus cooperados, colaboradores e sociedade em geral.

João Paulo Koslovski Presidente do Sistema Ocepar

Divulgar o cooperativismo e os temas a ele relacionados amplia o conhecimento em torno do sistema e do que ele faz em prol dos seus cooperados e das comunidades em que está inserido. E quando bem feita, a comunicação, fortalece, dá credibilidade, angaria apoio e promove a coesão em torno de assuntos prioritários para o setor.

Ao analisar a trajetória e o compromisso do Jornal da Coamo com a comunicação cooperativista, constatamos que a publicação cumpre com excelência o seu papel de propagador de informação de qualidade, como porta-voz das demandas dos cooperados junto ao Governo e o Congresso Nacional.

Nesses anos muitas foram as lutas, desafios e conquistas cooperativistas que ganharam as principais manchetes do jornal. A atuação do setor, movimento que hoje agrega milhões de pessoas, os marcos legais, tome-se como exemplo o Novo Código Florestal, Recoop (Programa de Revitalização das Cooperativas Agropeucárias) a criação do Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e os avanços tecnológicos, como o plantio direto, técnica que provou ser um divisor de água para o ganho de produtividade da agricultura paranaense, e muitos outros assuntos relevantes foram noticiados pelos profissionais que integram a equipe de comunicação da cooperativa, aos quais, também estendemos esse nosso reconhecimento.

E ao desempenhar sua função, a publicação ainda acaba por se constituir num importante documento histórico, por retratar e, ao mesmo tempo, registrar e preservar a memória do cooperativismo do estado e do país. São 40 anos de bons serviços prestados ajudando a escrever a história do cooperativismo. Parabenizamos, portanto, a Coamo pelo profissionalismo, dedicação e compromisso com a boa informação. Parabéns pelos 40 anos de história do Jornal da Coamo.

Completar 40 anos é algo fantástico!

Eu tenho uma profunda admiração pela Coamo, pelo trabalho que realiza e pelos profissionais que estão envolvidos neste trabalho, especialmente pela turma envolvida na comunicação, que é a base de qualquer entendimento possível na humanidade inteira. Um jornal de cooperativa completar 40 anos é algo fantástico.

Roberto Rodrigues, ex-presidente da OCb e ACI, eex-ministro da Agricultura

Não sei se tem no Brasil alguma outra área de imprensa com uma mídia impressa com essa longevidade. Mas, o mais importante é a qualidade desse jornal, vocês têm feito uma coisa espetacular. E tem uma característica interessante, todo e qualquer organismo de comunicação tem por princípio informar ao leitor tudo que está acontecendo, agora, o órgão de comunicação de uma cooperativa é um negócio um pouco mais complicado, pois de um lado informa ao cooperado e a sociedade como um todo aquilo que é fundamental, inclusive de interesse da cooperativa, como também leva para cooperativa a sugestão daquilo que os cooperados querem de uma forma escrita. Então, essa condição de veículo de contato, de comunicação, de integração entre a cooperativa e o seu compromisso com seu associado, é uma coisa que vocês fazem com enorme competência, independência, verdade e integridade, e eu sou um admirador desse jornal. Parabéns por esses 40 anos do Jornal Coamo!”

Marcos Antonio Zordan, presidente da Ocesc-Sescoop/SC

Cumprimentamos a Coamo pelos 40 anos de regular e ininterrupta circulação do seu jornal. Acredito que o futuro do cooperativismo dependerá da conjugação dos verbos educar, informar e formar, buscando-se a preparação de cidadãos conscientes capazes de exercer o cooperativismo na vida profissional, empresarial ou cidadã e, por extensão, reproduzir na sociedade valores essenciais para a paz e a democracia. Para esse desiderato, cumpre importante papel o Jornal da Coamo interagindo os públicos interno e externo para a consecução dos grandes objetivos sociais dessa grande cooperativa brasileira.

Celso Ramos Régis, OCB/MS

A comunicação é a melhor forma de demonstrar ao público interno e externo a valorização do negócio, dos resultados e principalmente das pessoas. A Coamo ao longo desses 40 anos vem demonstrando essa orientação por meio da publicação ininterrupta de seu principal veículo de comunicação: o Jornal Coamo. De forma clara e objetiva tem contribuído para o sucesso do complexo Coamo, registrando sua história por meio de reportagens e notícias que estão diretamente ligadas às necessidades e ao desejo dos cooperados, seus familiares e a comunidade em geral. Queremos parabenizar à Diretoria por compreender a importância da comunicação no processo de transparência e disseminação da informação, o que por certo traz enorme satisfação ao principal ente da cooperativa: o Cooperado.

Erikson Chandoha, diretor do DENACOOP- Ministério da Agricultura

Quando estamos distantes é que nosso horizonte se amplia e podemos ver e avaliar nossos verdadeiros sentimentos e também a pujança da nossa terra. Trabalhando nos últimos anos com o cooperativismo que tem firmado sua participação de destaque na economia do País e na construção de uma sociedade mais justa, como é o exemplo da nossa Coamo e seus cooperados, que engrandecem produzindo riquezas e alimentos para o mundo, nos enchendo de orgulho. E para demonstrar e divulgar esta pujança contamos com o Jornal Coamo que há quatro décadas divulga os fatos em matérias educativas e sociais evidenciando a evolução do cooperativismo agropecuário dando destaque em suas matérias às inovações tecnológicas, comprovando sua eficiência e a sustentabilidade da produção dos seus campos através de uma gestão democrática que valorizam a participação dos seus associados e o interesse pela comunidade. Parabéns pelos 40 anos do Jornal Coamo.

Norberto Anacleto Ortigara, Secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná

Quero parabenizar a equipe profissional do Jornal Coamo, este importante instrumento de comunicação que faz a ligação do dia a dia da maior cooperativa da América Latina com o mundo dos negócios. Um meio de divulgação que leva ao agricultor o avanço das tecnologias, a informação dos mercados e discerne sobre os momentos importantes da agricultura. O Jornal Coamo cumpre sua função de auxiliar seus associados com detalhes técnicos sobre o que e quando plantar, a melhor época para vender e fornecer informações sobre o acesso a equipamentos e insumos. Parabéns à equipe dirigente e às mais de 27 mil famílias leitoras deste importante veículo de comunicação produzido por uma competente equipe, que leva um material de qualidade ao lar dos associados Coamo.

Newton dos Santos Leal, presidente da Acicam

O jornal Coamo cumpre de forma eficaz o importante papel de levar informações técnicas essenciais para milhares de produtores, mantendo-os atualizados sobre novas tecnologias e equipamentos. Também sobre o mercado e as tendências. Mas a publicação vai além: promove a aproximação entre os associados (valorizando e difundindo bons exemplos), além de se constituir em mais um elo entre o cooperado e a cooperativa.

Joaquim Mariano Costa, coordenador da Fazenda Experimental da Coamo

Com o Jornal Coamo temos registros de dados e resultados dos trabalhos de pesquisa e difusão desenvolvidos ao longo dos anos. O que é muito importante para os destinos das novas tecnologias a serem repassadas aos cooperados Coamo e que podem ser pesquisados a qualquer momento. Todavia, o resgate da historia, dos momentos e eventos de expressão que marcaram a existência da Fazenda Experimental Coamo tanto em textos como imagens devemos indiscutivelmente ao Jornal Coamo, que acompanhou de perto e noticiou toda a trajetória da unidade, desde a sua criação em 1975.  

Celso de Almeida Gaudêncio – Engenheiro Agrônomo com experiência em sistema de produção rural

O Jornal Coamo leva informações para o aperfeiçoamento da atividade rural. Interferiu para alcançar alto grau tecnológico na melhoria continua da produtividade no passar desses 40 anos, repassando o resultado da pesquisa e a experiência dos produtores no seu dia a dia. É motivo de comemoração os 40 anos do nosso Jornal, que nos enche de orgulho.

Beatriz Correa Ferreira, pesquisadora da Embrapa Soja, de Londrina

A Coamo é um relevante agente de desenvolvimento que, por meio da assistência técnica aos produtores, por exemplo, promove a adoção de tecnologias e garante a sustentabilidade da produção agrícola. Nesse contexto, o Jornal da Coamo é uma ferramenta que contribui, de forma significativa, disponibilizando e facilitando o compartilhamento de informações técnicas que impactam diretamente no interesse dos cooperados e dos produtores em geral. O Jornal da Coamo é um canal de comunicação de qualidade e credibilidade que nesses 40 anos vem divulgando temas de interesse dos cooperados, integrando a parte técnica com a social como forma de despertar para as novidades que precisam ser vistas ou implementadas no campo como aquelas inovadoras disponibilizadas pela cooperativa. Parabéns a este veículo de comunicação e toda a sua equipe que trabalha com qualidade e responsabilidade e à Coamo por manter esse canal de comunicação aberto, em benefício dos seus cooperados.

José Carlos de Andrade, agrônomo da Coamo em Caarapó, Domingos Sávio de Souza e Silva, cooperado em Caarapó

É uma ferramenta que divulga a imagem da Coamo, dos profissionais e dos cooperados que contam experiências de cada região. Fazemos questão de entregar os jornais, pois sabemos que os associados gostam e ficam sempre no aguardo de cada edição para saber o que há de novidade. Notamos que a quantidade de cooperados que leem o jornal têm aumentado e isso é gratificante, pois mostra que estão interessados em continuar aprendendo.

Sou leitor assíduo do Jornal Coamo. Admiro a forma equilibrada de como o jornal trata as notícias, a começar pelo editorial que tem sempre uma abordagem suave sobre os acontecimentos do setor agropecuário. As reportagens são interessantes e contam o lado familiar, além de mostrar exemplos de como os cooperados de outras regiões lidam com as atividades. Por meio do Jornal Coamo o cooperado acaba aprendendo mais e desperta a vontade de progredir.

José Aroldo Gallassini, diretor-presidente da Coamo

Nesses 44 anos de Coamo, uma das nossas atividades foi manter o quadro social, comunidade e governantes sempre informados sobre tudo o que acontece com a cooperativa. O Jornal Coamo colabora e presta esse serviço, de forma clara e objetiva. Foram 442 edições acompanhando toda a trajetória da Coamo. Nosso objetivo é manter o cooperado sempre por dentro das novas tecnologias, tendências de mercado e de produção para que possam produzir cada vez melhor e com boa renda. O nosso jornal sempre se preocupou em mostrar o melhor caminho. Ficamos felizes em vê-lo completando 40 anos de publicação mensal e ininterrupta, o que mostra o compromisso da Coamo em manter os cooperados bem informados.

Ricardo Accioly Calderari, diretor-secretário da Coamo

Estamos felizes com esta edição comemorativa dos 40 anos do Jornal Coamo. É um momento importante no jornalismo agropecuário e cooperativista. Representa muito para os associados e familiares, e para toda a comunidade. São edições que mostram bons exemplos de produtores apaixonados pela agricultura e pecuária, que implantaram tecnologias e ações para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida. Também é importante pontuar que as bandeiras e reivindicações levantadas pela Coamo em prol dos seus cooperados foram destaques nessas quatro décadas, como, por exemplo, o lançamento do Prossolo com o ministro da Agricultura Paulinellli, os 40 anos do Plantio Direto e as ações de vanguarda de tecnologias como Rotação de Culturas e o Plantio Direto que colocaram Campo Mourão como pioneiro em todo o país. O Jornal Coamo é um canal excelente para divulgar a Coamo e promover a integração com os cooperados mostrando o que estão fazendo de bom, tanto na agricultura quanto na pecuária. 

Marino Mugnol, Gerente da Coamo em Toledo

O Jornal Coamo oferece uma leitura agradável com conteúdo prático. Um veículo de comunicação de muito proveito, textualizando relatos de experiências e ações práticas de sucesso na agropecuária e no cooperativismo, tanto na difusão de assuntos técnicos como na gestão. É um meio de comunicação que proporciona informações importantes no aperfeiçoamento contínuo aos leitores, agregando conhecimento para melhor gestão, gerando rentabilidade, cooperação, qualidade de vida e sustentabilidade no agronegócio. O jornal retrata a seriedade do trabalho da Coamo, com responsabilidade e sempre proporcionando o desenvolvimento econômico, social e cultural.

Samuel Zanello Milléo Filho, coordenador de comunicação do Sistema Ocepar.

Iniciei minhas atividades como jornalista nos anos de 1980, numa cooperativa de produção do Norte do Paraná e fico imensamente feliz em poder ver um jornal completar quatro décadas de sua publicação de forma profissional e ininterrupta. Lembro como era gratificante chegar com o jornal ainda cheirando tinta da gráfica e entregar diretamente nas mãos dos cooperados e poder ver pessoalmente sua reação. Em tempos de inovações tecnológicas e constantes ameaças ao desparecimento da comunicação impressa, podemos ver que projetos como o Jornal da Coamo, perduram por tanto tempo e cada vez com mais informações e qualidade. Parabéns a diretoria da cooperativa que vê na comunicação um instrumento importante para dar transparência e publicidade as suas ações e a toda equipe de profissionais que mensalmente arregaçam as mangas e vão atrás dos fatos, dando o melhor de si para que milhares de cooperados possam ter em mãos um veículo com credibilidade”.

Antonio Luiz de Matos, Jornalista em Campo Mourão.

Quantos jornais comerciais ou de empresas chegam aos 40 anos? Quantos jornais comerciais têm a tiragem, o número de assíduos leitores e a área de cobertura do Jornal Coamo? Portanto, falar sobre a história e a importância desse periódico é fácil. O Jornal Coamo firmou-se como um eficaz mensageiro das novas tecnologias à disposição do homem do campo, difusor do trabalho de produtores e famílias que se constituem-se em exemplo a serem seguidos. Afinal, o jornal tem a marca Coamo!

Sid Sauer, jornalista em Campo Mourão

Não é à toa que o Jornal Coamo se tornou um dos mais tradicionais veículos de comunicação. É leitura obrigatória para quem quer saber não só da Coamo, mas também do cooperativismo,  do agronegócio e da vida da homem do campo. E olha que dizem que a vida só começa aos 40...

Nelson Teodoro de Oliveira, fundador da Coamo e presidente do Sindicato Rural de Campo Mourão.

Acompanho o Jornal Coamo nesses 40 anos de existência. Antes dele não tínhamos uma mídia que retratasse de forma clara e com conhecimento os assuntos ligados ao setor rural e, principalmente, ao cooperativismo. O surgimento do Jornal Coamo foi uma inovação para época e continua inovando, seguindo o crescimento da cooperativa. É uma satisfação ter participado do início do Coamo e ter visto o Jornal nascer e crescer. Parabenizo esse que é, com certeza, uma importante ferramenta de divulgação e difusão de tudo que acontece com a cooperativa e ao redor dela, beneficiando milhares de pessoas que estão ligados ao setor rural.

Sérgio Luiz Grande, cooperado em Pitanga

Sempre gostei muito de ler e acompanho todos os meses o Jornal Coamo. É uma ótima fonte de informação para nós cooperados. Sou associado desde 1985, e desde então acompanho mensalmente o Jornal Coamo. Chama a atenção a linha editorial que sempre traz notícias sobre a agricultura, pecuária, diversificação e mostra histórias de sucesso de toda a área da Coamo no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Divulga também o que cada cooperado está fazendo de diferente e que pode ser incorporado nas nossas atividades. 
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.