Os cooperados do Mato Grosso do Sul vivem situação semelhante. Após uma colheita de soja abaixo das expectativas projetadas, os produtores conduzem os esforços para a nova safra de milho, onde são aguardados resultados melhores devido à janela que tiveram para o plantio e uma previsão de clima mais estável.
Ainda assim, o cenário gera incerteza em alguns cooperados, que reduziram o investimento e a área destinada para o desenvolvimento da nova cultura. Somente no Estado, houve uma redução de 7% na área de ação da Coamo em comparação com a safra passada. Este é o caso do cooperado Ailton Azevedo, que justificou a redução por conta do clima e da baixa nos preços. Em contrapartida, ele ressalta que a produção de milho costuma ser boa na região, com um histórico de safras passadas gerando resultados de 90 a 120 sacas por hectare.
“Para a safra de milho, a produtividade tem sido melhor e o produtor está confiante de que terá resultados positivos, pois pegou uma janela de plantio melhor e mais adequada. Embora o investimento tenha sido menor, os cooperados da região estão animados, focando em produzir e colher bem”, afirma o engenheiro-agrônomo, Perycles Costa Magalhães, da Coamo em Dourados.
|