|
Laércio Stabille Junior, gerente da Unidade, cooperados Emerson e Francisco Weber, e Gabriel de Souza Dossi, engenheiro-agrônomo |
A Coamo começou o ano com uma nova unidade no Mato Grosso do Sul. Trata-se de Sonora, na região Norte do Estado. O município fica na divisa com o Mato Grosso e está distante cerca de 365 quilômetros de Campo Grande e 980 quilômetros de Campo Mourão, sede da cooperativa no Paraná. A nova estrutura recebeu a primeira carga de soja no dia 14 de fevereiro.
A Coamo está presente no Mato Grosso do Sul há 20 anos. É o décimo quarto município e a 21ª instalação da cooperativa no
|
Estado. O presidente Executivo da Coamo, Airton Galinari, explica que a cooperativa assumiu uma estrutura já existente em Sonora, por arrendamento de três anos para operar na unidade, que está passando por manutenção e adequação. “Estamos em Sonora porque nossos cooperados sempre nos solicitam para trazer o pacote de serviços da Coamo, onde quer que estejam produzindo. A recepção que estamos tendo é muito positiva, tanto do poder público quanto da comunidade local. Viemos para ficar e oferecer todos os serviços e benefícios que a Coamo proporciona aos cooperados, incluindo assistência técnica, distribuição de insumos e comercialização.” |
|
Vista aérea da unidade da Coamo em Sonora |
|
Nova unidade da Coamo recebeu a primeira carga de soja no dia 14 de fevereiro |
INFORMATIVO COAMO
Em Sonora você pode ouvir diariamente o Informativo Coamo pela rádio Cidade FM (87,9) das 06h45 às 07 horas. Acompanhe as principais notícias da Coamo e do agronegócio.
|
|
Enelto Ramos da Silva, prefeito de Sonora |
Ele diz que há uma grande confiança nos resultados que a Coamo e os cooperados terão com a nova unidade. “Observamos um grande engajamento e satisfação dos cooperados com a presença da Coamo em São Gabriel do Oeste, e esperamos o mesmo aqui. Estamos confiantes de que a presença da Coamo trará grandes benefícios para os produtores locais, assim como tem sido em outras regiões onde atuamos. Estamos aqui para o sucesso dos produtores.”
Segundo o gerente da Coamo em Sonora, Laércio Stabille Junior, a cooperativa chega no município com uma estrutura enxuta, mas com uma boa capacidade para receber a produção dos produtores rurais. A estrutura é composta de um par de máquinas semi automatizadas, dois tombadores para rodotrem, classificação com calador pneumático e uma balança de 120 toneladas. “Representa uma estrutura mínima, porém muito satisfatória para atender às necessidades nesse início de atividade no município”, frisa.
Ele reitera que a receptividade tem sido muito boa. “Os produtores da região têm aceitado bem. Eles nos veem como uma ótima opção, uma parceria segura para conduzir a atividade. Estão nos recebendo bem e aderindo muito para cooperação”, comenta e acrescenta que a Coamo oferecerá todos esses serviços aos cooperados. “Inicialmente, estamos focando no serviço de recebimento dos grãos. Já temos as informações necessárias e, conforme as atividades em Sonora avançam, pretendemos disponibilizar todos os serviços, desde assistência técnica até acesso ao crédito. Todo o serviço que prestamos atualmente e que pretendemos oferecer futuramente.”
Nascido no Sudoeste do Paraná, o produtor rural Francisco Henrique Weber, se associou à Coamo logo que soube da chegada da cooperativa no município. Ele está na região há mais de 50 anos e diz que vê a Coamo com esperança e acredita que vai proporcionar mais progresso e melhorias. “Estamos bem otimistas com a Coamo”, frisa.
Ele conta que já conhecia a cooperativa e ouvia falar sobre os serviços e benefícios oferecidos. “São muitas as vantagens de ter uma cooperativa sólida e segura por perto. A Coamo trará muito mais progresso para nós. É uma empresa em que confi amos totalmente, não temos a menor dúvida. Todo esse tempo que ela existe, só ouvimos coisas boas. Então, temos bastante otimismo com a Coamo aqui.”
Enelto Ramos da Silva, prefeito de Sonora, diz que a chegada da Coamo é um marco para o município e para toda a região, que está em um momento de crescimento e desenvolvimento. “A presença da Coamo eleva o status do município, promovendo a cooperação e ações cooperativistas. Isso é crucial para nossa cidade, pois buscamos constantemente mais desenvolvimento. A presença em Sonora fortalece nosso cenário estadual, contribuindo para o desenvolvimento da cidade e proporcionando empregos.”
Ele revela que já conhecia a Coamo por meio de colegas prefeitos, que sempre falaram muito bem da cooperativa. “Sempre que vou para Campo Grande, passo pela BR 163 e vejo a presença da Coamo, expandindo para outros municípios como São Gabriel do Oeste e Bandeirantes. Sonhávamos em tê-la também em Sonora, e agora isso se tornou realidade.”
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.