Uma história de tradição, desenvolvimento e progresso defi ne a presença da Coamo no Mato Grosso do Sul. Presente no Estado há duas décadas, a cooperativa expandiu suas fronteiras, levando um cooperativismo de resultado para os produtores da região. O primeiro passo dessa trajetória começou 20 anos atrás, com a inauguração da unidade de Amambai. Desde então, a participação da Coamo cresceu e se modernizou, contando com mais de 20 unidades em diferentes regiões, com indústrias, entrepostos, centrais logísticas e uma estação de pesquisa própria da região.
José Aroldo Gallassini, presidente dos Conselhos de Administração da Coamo e Credicoamo, explica motivos que levaram a cooperativa a se estabelecer na região. "Quando, juntamente com a diretoria, resolvemos expandir as atividades da Coamo para o Mato Grosso do Sul, avaliamos diversos fatores. Muitos produtores associados da Coamo no Paraná e Santa Catarina já estavam no Estado. Além das reivindicações dos produtores, diversas autoridades locais pediram à Coamo que desenvolvesse o cooperativismo no Mato Grosso do Sul, replicando o sucesso dos modelos praticados no Paraná e Santa Catarina”, comenta.
Do ponto de vista da Coamo, havia a intenção de expandir as atividades para um Estado em franco desenvolvimento agrícola e aumentar o recebimento de produtos, visando os benefícios da economia de escala. Assim, a decisão foi tomada. "Escolhemos Amambai para sediar o primeiro entreposto da Coamo no Mato Grosso do Sul."
Gallassini recorda que desde o início, os produtores locais surpreenderam com seu espírito cooperativista e a região mostrou-se bem estabilizada. “A Coamo, por meio de seu corpo de engenheiros agrônomos, desenvolveu um grande trabalho, implantando novas tecnologias junto aos associados" destaca.
|