|
Formatura da 21ª turma de Jovens Líderes, em novembro de 2017 |
A Coamo realizou no dia 28 de novembro, a formatura da 21ª Turma do Programa de Formação de Jovens Líderes Cooperativas. Desta turma participaram 50 jovens com idade entre 18 e 40 anos, representando mais de 30 entrepostos de várias regiões do Paraná e do Mato Grosso do Sul. Eles participaram de diversos módulos realizados mensalmente na Administração Central da Coamo, em Campo Mourão, Centro Oeste do Paraná.
No dia da formatura os jovens líderes vieram acompanhados de familiares para visitar o Parque Industrial da Coamo e depois participar do evento solene de formatura, com a presença da diretoria da cooperativa.
O Programa Coamo de Formação de Jovens Líderes Cooperativistas é uma realização da Coamo com apoio do Sescoop/PR e acontece anualmente, desde 1998 - ano da conclusão da primeira turma. Da sua primeira edição até a atual, foram capacitados cerca de mil jovens representando todos os entrepostos da Coamo no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
Com esta formação, os jovens passam a ser responsáveis pela implantação de um novo modelo de administração rural, muito mais profissional. Na gestão dos seus negócios na propriedade, ou mesmo quando atuam em parceria em os pais, eles trabalham de forma arrojada, sem esquecer das lições geradas por suas famílias. Com os pés no chão e a mente no futuro, eles buscam resultados concretos baseados na prática do planejamento e gerenciamento, e o sucesso do seu empreendimento.
Assim foi para a cooperada Simone Marlon de Vila Nova, Oeste do Paraná. Na companhia do marido Jeferson, ela contou que muito mudou em sua vida após o curso. “Aprendemos coisas que nem percebíamos que fazíamos de errado. Foi bom também para conhecer outras pessoas e como elas trabalham em suas propriedades. Saio daqui com outra visão e pensamento. Enxergo agora a propriedade da porteira para dentro, de um modo totalmente diferente.”
|
|
Visita ao Moinho de Trigo e Envase de Óleo de Soja fizeram parte da programação no Parque Industrial da Coamo, em Campo Mourão
|
Outro cooperado que mudou após o curso foi Rafael Magnanti de Luiziana, Centro-Oeste do Paraná. “Entrei no curso com uma visão do que vinha fazendo na propriedade e durante o curso estudamos e conhecemos um universo diferente para aplicar em nosso dia a dia. Além disso, conhecer o Parque Industrial da Coamo aumenta a nossa responsabilidade em produzir cada vez melhor e mais”, considera Magnanti.
O PROGRAMA |
Os trabalhos são desenvolvidos em quatro módulos. No primeiro, o objetivo é a identificação do cooperado e sua condição dentro da sociedade, na propriedade e na família, com visão do cooperativismo e das atividades praticadas pela Coamo, além de cada jovem traçar estratégias e metas para o futuro.
O segundo, trata da questão do planejamento, gestão e administração rural.
O terceiro módulo destaca a gestão estratégica de negócios para a cooperativa e a análise e interpretação de balanço como instrumento para a tomada de decisão.
No último e quarto módulo, o propósito é o desenvolvimento da liderança, em busca de um futuro promissor. Após os módulos regulares, compostos por carga de 96 horas/aula de curso, os jovens cooperados realizam viagem técnica-cultural por diversas regiões da cooperativa, culminando com visitação à indústria e terminal portuário da Coamo e as instalações do Porto de Paranaguá.
|
Cleber Garlet, de Laguna Carapã, Mato Grosso do Sul é outro formando. Apesar da distância ele não pensou duas vezes quando convidado para participar do programa. “Estou muito contente de ter participado do curso de Jovens Líderes, pois foi uma experiência muito positiva, onde pude fazer novas amizades e compartilhar experiências. Estamos em constante processo de evolução e como estou assumindo agora a propriedade, esse curso veio para somar e me ajudar significativamente”, afirma o cooperado.
A Coamo em parceria com a Ocepar e o Sescoop realiza há anos trabalhos voltados para a formação de lideranças no quadro social. A proposta é promover o desenvolvimento e a qualificação, ampliando o conhecimento e a visão global do ambiente produtivo e social. “Nosso propósito é desenvolver o potencial criativo e o conhecimento dos cooperados, em várias dimensões, para que reconheçam em si os seus verdadeiros potenciais. Este projeto da Coamo vem sendo bem sucedido há 21 anos e apresentando resultados positivos. É um investimento voltado para a formação do ser humano, para o presente e o futuro, não somente na parte econômica, mas também social, cultural e na formação de uma família cooperativista cada vez mais atuante e comprometida com a sociedade”, assegura o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini.
|
|
|
Simone e Jeferson, de Vila Nova (PR) |
Cleber e Carla, de Laguna Carapã (MS) |
Rafael e Jaciana, de Luiziana (PR) |
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.