Os pioneiros de Rochdale são lembrados a cada primeiro sábado do mês de julho de cada ano por ocasião da Celebração do Dia Internacional do Cooperativismo. Neste ano, o slogan escolhido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) é “Cooperativas conquistam desenvolvimento sustentável para todos.”
José Aroldo Gallassini, diretor-presidente da Coamo
Idealizado em 1844, na Inglaterra, o cooperativismo surgiu com 28 tecelões na cidade inglesa de Manchester, por meio de uma associação que, mais tarde, seria chamada de Cooperativa. Desde então, as cooperativas existem em todos os continentes e organizadas em vários setores, promovendo o progresso e o desenvolvimento de mais de 1 bilhão de pessoas diretamente em todo o mundo.
O cooperativismo é um movimento e antes de tudo uma filosofia de vida, um instrumento eficaz que une pessoas e promove o desenvolvimento econômico e bem-estar social, tendo como referenciais fundamentais a participação democrática, solidariedade, independência e autonomia. É de forma clara e didática, um sistema fundamentado nas pessoas e não no capital, visando atender as necessidades do grupo e não do lucro, com o propósito de buscar a prosperidade de todos e não individual.
Com o objetivo de comemorar o sucesso e a eficiência do cooperativismo praticado pela Coamo e Credicoamo, celebramos o “Dia do Cooperativismo” reunindo centenas de cooperados no encontro anual dos líderes cooperativistas com jovens representando todas as 18 turmas do Programa Coamo de Jovens Líderes Cooperativistas, iniciado em 1998.
A Coamo beneficia diretamente 26.700 cooperados nas regiões produtoras do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, que juntos com familiares e funcionários totalizam mais de 120 mil pessoas. Sem contar os mais de seis mil funcionários que com profissionalismo prestam serviços de qualidade para o desenvolvimento integral do quadro social.
Os cooperados da Coamo são privilegiados e estão fazendo a diferença na atividade agrícola com incremento de produtividade, renda e qualidade de vida. Nos campos técnico, educacional e social, milhares de pessoas são capacitadas e formadas de forma gradual e contínua no expressivo número de eventos de difusão de tecnologias e melhoria da qualidade de vida da família cooperada no meio ambiente produtivo rural.
Com muito trabalho e intensa dedicação, de modo especial os cooperados da Coamo e da Credicoamo merecem os nossos parabéns. Juntos com a diretoria e os funcionários, os cooperados da Coamo e da Credicoamo praticam diariamente um cooperativismo em busca do bem comum e dos bons resultados para a sua melhoria sócio-econômica.
Com orgulho, recebemos a notícia do ranking anual da revista Exame – Melhores e Maiores 2013- de que a Coamo é a 53ª maior empresa do país entre todas as empresas públicas, estatais e multinacionais. Também é motivo de orgulho a posição da Coamo como a 17ª maior empresa com capital 100% nacional.
Destaco também os bons resultados do Programa Moradia Feliz da Credicoamo que beneficiou quase 400 famílias com montante de R$ 31,1 milhões financiados com utilização dos recursos para construção, aquisição de imóveis, reforma, móveis, decoração e também reforma de máquinas e implementos agrícolas e veículos.
Assim, comemoramos e partilhamos esses bons resultados do cooperativismo com a família Coamo. Ficamos felizes em ver esse reconhecimento à Coamo e à Credicoamo, que são empresas sérias, bem administradas e profissionalizadas, que disponibilizam produtos e serviços para o desenvolvimento dos seus associados.
Momento Cívico durante encontro de cooperados em Campo Mourão
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.