Cooperados da Coamo em Cantagalo (Centro-Sul do Paraná) participaram no dia 13 de junho da sétima edição do Galotec – o encontro tecnológico de cooperados de Cantagalo. O objetivo do evento foi divulgar tecnologias, com a preocupação de mostrar ao quadro social alternativas e novas práticas culturais para a condução das atividades agrícolas. O tema principal do encontro foi Agricultura de Precisão e manejo das culturas de inverno.
Para o cooperado Télcio Fritz, o evento agrega conhecimento e tem ajudado no desenvolvimento dos agricultores da região. “São palestras de alto nível e assuntos que acrescentam no nosso dia a dia. O perfil dos agricultores de Cantagalo mudou após a instalação da Coamo no município. Isso graças às tecnologias apresentadas”, pondera o cooperado, participante assíduo dos eventos promovidos pela cooperativa.
O engenheiro agrônomo, Eugênio Pawlina Júnior, encarregado do Detec da Coamo em Catangalo, ressalta a importância dos eventos para a difusão de novas tecnologias na região. “O encontro traz sempre assuntos pertinentes para a nossa região e os agricultores têm conseguido absorver bem as informações e implementar em suas atividades. Prova disso é que as produtividades têm melhorado a cada safra”, comenta.
De acordo com o gerente da Unidade da Coamo, Hudson de Almeida, a região vem crescendo em termos de produtividade, amparada pelo bom trabalho desenvolvido pelos cooperados em parceria com a cooperativa. “Essa evolução é graças aos trabalhos desenvolvidos pela Coamo e aos cooperados que têm percebido a importância de participar dos eventos e de investir na atividade. A Coamo tem feito a sua parte que é de difundir as novas tecnologias sempre com o objetivo de melhorar as produtividades e, consequentemente, a renda e a qualidade de vida dos cooperados”, afirma.
|
|
Cooperado Télcio Fritz: evento agrega conhecimento e tem ajudado no desenvolvimento dos agricultores da região |
|
Foi realizado em Dois Irmãos, região de Toledo (Oeste do Paraná), um dia de campo sobre milho safrinha. No encontro foram abordados os seguintes assuntos: posicionamento de híbridos safrinha; consórcio brachiaria ruziziensis x milho safrinha.
Em Rancho Alegre do Oeste (Centro-Oeste do Paraná) também foi realizado um dia de campo sobre milho safrinha. O evento foi na propriedade do cooperado Aparecido Antonio Polato e contou com a participação de mais de 120 pessoas, entre cooperados, funcionários e parceiros das empresas de semente de milho, adubo foliares e máquinas.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.