Despertar o potencial e o empreendedorismo que cada mulher tem dentro de si e, ao mesmo tempo, abrir oportunidades para o crescimento pessoal e profissional e o desenvolvimento humano, social e econômico. Este é o resultado do curso Mulher Atual. Recentemente, um deles foi realizado em Cantagalo (Centro-Sul do Paraná) fruto da parceria entre o Senar, via Sindicato Rural de Guarapuava – extensão de base de Cantagalo - e a Coamo.
O curso durou dez semanas, além da palestra de sensibilização, sempre em um dia determinado. As participantes tiveram acesso a importantes assuntos ligados aos aspectos culturais, emocionais, profissionais, sociais e ambientais. Os temas desenvolvidos ao longo dos encontros oportunizaram as mulheres mais conhecimento de si mesmas, do ambiente social e produtivo rural como um todo.
Marizeti Mugnol Santos Parkuts, Ednilza Godoy Vieira (mobilizadora e instrutora do Senar) e Tereza Martini D´Agostini
Para a mobilizadora e instrutora do Senar, Ednilza Godoy Vieira, o Mulher Atual vem cumprindo esse papel de resgatar a presença das mulheres na sociedade com mais conhecimento, autoestima e informação. “Ninguém muda ninguém, mas podemos ajudar para que as pessoas mudem e sejam melhores”, observa.
Segundo a instrutora os encontros semanais com assuntos diferentes a cada dia trazem à tona o despertar para as potencialidades femininas. “Elas têm características próprias e mais entendimento sobre empreendedorismo, relacionamento, autoconhecimento, liderança e espiritualidade”, informa Ednilza Vieira, acrescentando que muitas mulheres são chefes de família, por isso precisam estar preparadas. “A mudança vem de dentro e com isso podem ser mais felizes”, frisa.
Marizeti Mugnol Santos Parkuts, esposa do cooperado Tanásio Parkuts, é uma das entusiastas do curso. “Foi muito bom. Adquiri uma experiência com as pessoas e vou levar isso para a vida toda. Além das dinâmicas para trabalhar e resolver as situações do dia a dia. Antes era mais difícil, agora vai ficar mais fácil com o que a gente aprendeu”, diz.
Outra participante do Mulher Atual em Cantagalo foi a cooperada Tereza Martini D´Agostini. “É uma aprendizagem muito grande na nossa vida. Aproveitei bem esses dias, passei a ver a importância do entusiasmo, do companheirismo e do valor de cursos como esse. Eu sou viúva e tenho que fazer o papel de pai e mãe, e esse curso vai ajudar muito.”
Já encerraram os cursos Mulher Atual nas unidades de Bragantina, Tupãssi, Cantagalo e Nova Santa Rosa. Em andamento estão os cursos em Mamborê, Ivaiporã, Pinhão e Pitanga, e os próximos serão em Toledo, Mangueirinha, Cândido de Abreu e Boa Ventura de São Roque.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.