A Coamo iniciou no dia 15 de agosto a 24ª Turma de Jovens Líderes Cooperativistas. São 45 jovens cooperados de dezenas de Unidades da cooperativa no Paraná e Santa Catarina, que terão a oportunidade de se aperfeiçoar sobre a gestão da propriedade rural. Apesar da pandemia, o curso que é realizado desde 1998, ininterruptamente, não poderia parar. Por isso, está sendo realizado por vídeo conferência, permitindo a continuidade do programa.
A aula inaugural foi realizada pelo presidente do Conselho de Administração da Coamo, José Aroldo Gallassini e o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-PR), Leonardo Boesch. O curso será ministrado por profissionais da Universidade Federal do Paraná em cinco módulos com um total de 36 aulas, sempre as quartas e sextas-feiras e com término previsto para dezembro deste ano. A coordenação do evento é da Assessoria de Cooperativismo da Coamo e integra o Programa + Jovens Líderes.
Gallassini que idealizou o programa de educação cooperativista, destacou na abertura que o curso já formou 880 jovens nas 23 turmas. “A preocupação da Coamo é formar os seus cooperados para a perpetuação da cooperativa. A Coamo não foi feita para uma ou duas gerações, mas para vida toda e esse curso é muito importante porque vocês vão ter noções de administração e gestão para atuarem como empreendedores no agronegócio.”
O presidente do Conselho de Administração da Coamo também destacou a importância dos jovens associados para a cooperativa. “A participação dos cooperados têm que ser 100% na vida da cooperativa, seja no fornecimento dos insumos ou na entrega de produção, porque a cooperativa é voltada totalmente para eles. Quanto mais o cooperado participar da cooperativa mais forte e seguro ele fica e ela também.”
O superintendente do Sescoop-PR, Leonardo Boesch elogiou o trabalho da Coamo na área de cooperativismo e os resultados conquistados ao longo dos anos. “Com experiência nesses anos todos na área, é muito bom ouvir o Dr. Aroldo, que com serenidade e competência falou muito bem sobre o que significa o cooperativismo. Parabéns à Coamo e aos jovens cooperados que foram selecionados para iniciar esse programa de formação. É uma alegria para o Sescoop, como o “S” do Cooperativismo, apoiar esta formação, pois o nosso papel é difundir o cooperativismo.”
|
Divaldo Corrêa, diretor Industrial, durante fala com os participantes do curso |
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.