|
Cleber Mercial, de Rancho Alegre do Oeste, diz que o Gestor Rural melhorou a eficiência na administração |
Gestão é sinônimo de comando, direção. Quem quer ter as rédeas do seu negócio precisa saber administrar, enfim, gerir os custos e ganhos. É preciso ter todas as entradas e saídas na ponta do lápis ou, melhor dizendo, na memória do Gestor Rural. Lançado em 2017 pela Coamo, é um programa exclusivo para os cooperados gerirem a propriedade de forma simples e rápida. Os associados que utilizam a ferramenta aprovam, como Cleber Mercial, de Rancho Alegre do Oeste (Centro-Oeste do Paraná).
Logo que a Coamo lançou o Gestor Rural, ele procurou a área técnica para conhecer mais. “Em nossa unidade tivemos bastante respaldo para aprender. Valeu a pena migrar para o Gestor Rural, pois antes controlávamos os custos, com planilhas no excel ou, até mesmo, com a caneta e o papel. Assim, deixávamos muita coisa sem lançar.”
Mercial explica que antes do Gestor Rural, as informações da sua propriedade não eram tão precisas. “Não tínhamos acesso a tantas informações quanto o sistema do gestor oferece. Quem ainda não utiliza só precisa começar, pois não é difícil. Com poucas vezes de uso, já dá para pegar o jeito e os agrônomos da Coamo nos ensinam”, motiva.
O associado ainda declara que depois de começar a usar o Gestor Rural, observou que a sua forma antiga de gestão estava com déficit. “Ele traz várias informações que são úteis, inclusive para tomada de decisão. Não é só para você conhecer os seus custos, que já é muito importante, mas também apresenta gráficos com a proporção de cada custo no total. Isso é interessante para acompanhar cada parte do processo. Você pode observar um custo que ficou muito acima do que nos anos anteriores, por exemplo, e a partir dessa informação, investigar o que aconteceu.”
Para Cleber, o agricultor não pode correr das tecnologias. “A agricultura está tecnológica, começando pelo maquinário. Além disso, os custos de produção vêm subindo e é importante saber onde você pode trabalhar. Essa ferramenta ajuda muito nesse sentido, pois se tem acesso aos números da safra atual, e vai te ajudar no planejamento da próxima. É possível ver onde gastou mais, e talvez não obteve o resultado esperado. Você começa a estudar se tem alguma margem, e se pode investir mais.”
|
Adriano Bartchechen, de Araruna, utiliza o Gestor Rural desde o lançamento |
Simples e intuitivo
Muitos empreendedores do agro pagam para obter uma ferramenta de gestão que faz exatamente o mesmo que o Gestor Rural, e os cooperados da Coamo têm esse benefício sem custo algum. “É um sistema web que sincroniza toda a movimentação que o associado tem na Coamo. Basta criar a conta no site da Coamo - www.coamo.com.br - e o sistema busca as informações e movimentações que o associado têm na cooperativa. Então, ele gera o custo automaticamente. Não precisa inserir manualmente as notas fiscais”, explica coordenador de Suporte Técnico e Assistência Técnica da Coamo, Fabrício Bueno Correa.
Outro diferencial do Gestor Rural é o sigilo das informações, conforme garante Fabrício Correa. “O cooperado pode aprimorar o custo, alimentando a plataforma com outros dados pessoais que não passam pela cooperativa, como salário de funcionários, combustível. Ele pode fazer isso com tranquilidade, pois ao contratar o Gestor Rural, uma das cláusulas estabelece que a Coamo não terá acesso a nenhuma informação pessoal do usuário. Só terá acesso às informações quem o cooperado permitir e colocar como usuário da sua conta ”, explica Correa.
O coordenador Técnico ressalta que o produtor rural que quiser obter mais informações, deve procurar o departamento técnico da sua unidade. “É um sistema web de gerenciamento de propriedade rural desenvolvido totalmente pela Coamo, e bem intuitivo, para que de forma prática os cooperados consigam fazer a gestão da propriedade rural. O custo de produção se forma automaticamente e o sistema já entende qual é a movimentação que o agricultor está fazendo, para qual safra e cultura ele está retirando o insumo, e vai atribuindo esses insumos no custo de produção, daquele ano agrícola.”
|
Adriano Bartchechen, de Araruna (Centro-Oeste do Paraná), também passou a usar o Gestor Rural assim que a ferramenta foi lançada. Na época ele estava cursando o ‘Jovens Líderes Cooperativistas’ e obteve o primeiro contato. “Assim que foi lançado já sabia utilizar um pouco. A partir de então, abandonei outras ferramentas que eram complicadas e tinha muita dificuldade. Inclusive cheguei a comprar ferramentas de gestão que atrasavam meu trabalho, pois precisava lançar todas as informações.”
O associado revela que seu pai também percebeu a facilidade do Gestor Rural. “Eu e meu pai somos associados da Coamo e todos nossos custos são com a cooperativa. Então, está tudo ali, na palma da nossa mão e sem dificuldade. O que falta para eu acrescentar é muito pouco, como o diesel, por exemplo, pois nossa movimentação é 100% na Coamo.”
No final da safra, Adriano comemora que o Gestor Rural traz tudo pronto. “Tenho o meu custo de produção, sei onde estou tendo mais custo, o que sobrou por área, qual foi a rentabilidade real daquela área. É uma ferramenta excelente e com uma facilidade incrível. Sem contar, que já consigo dar o primeiro passo para a próxima safra.”
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.