|
Pelo terminal Coamo, em Paranaguá, foram carregados 37.327 toneladas de farelo de soja |
O Brasil bateu o recorde com o maior embarque de farelo de soja em um único navio de sua história. A embarcação graneleira panamenha Pacific Myra foi carregada no Porto de Paranaguá (PR) e tem capacidade para carregar até 180 mil toneladas de granéis sólidos. A carga saiu por correias transportadoras de quatro terminais diferentes que compõem o Corredor de Exportação para os porões do navio. Pelo terminal da Coamo foi carregado o maior volume, 37.327 toneladas.
O navio tem 292 metros de comprimento (loa) e 45 metros de largura (boca). A embarcação levou para a Holanda 108.577 toneladas do produto. Ele atracou em 10 de abril, por volta das 17 horas e zarpou no dia 14.
O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, lembra a evolução que vem desde o ano passado. Em junho de 2020 foram carregadas 102,2 mil toneladas em um único navio, o Pacific South. Um mês depois, em julho, foram 104,2 mil toneladas embarcadas no E.R Bayonne. “Agora estamos embarcando mais de 108,5 mil. Todos no mesmo berço. Estamos nos superando a cada novo grande embarque, e conseguindo carregar cada vez mais, com segurança e eficiência”, afirmou.
Ainda segundo Teixeira, os custos envolvidos nessas operações são relativamente menores na comparação com navios de médio porte. “Estamos carregando praticamente o dobro de carga em um único navio”, completou.
Ele destacou, ainda, que a operação envolveu um planejamento diferenciado da Portos do Paranaguá. São necessárias manobras como a puxada e o giro do navio, para que todos os porões sejam carregados com segurança.
Fonte: Governo do Paraná
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.