Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 512 | Abril de 2021 | Campo Mourão - Paraná

EVENTO VIRTUAL

MERCADO AGRÍCOLA EM PAUTA

Airton Galinari, presidente Executivo da Coamo, e Alexandre de Mendonça Barros abordaram o mercado agrícola

A Coamo em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop, realizou no dia 08 de abril, a palestra “Perspectivas dos Mercados Agrícolas”, com o professor e doutor, Alexandre de Mendonça Barros, com mais de 30 anos de experiência na área. O evento virtual foi transmitido pelo canal da cooperativa no YouTube, com mediação do presidente Executivo da Coamo, Airton Galinari.

Alexandre Barros destaca que o mercado agrícola está em pauta nos principais veículos de comunicação do mundo. “O foco está nesse boom de commodities, nos mercados de soja, milho, trigo. Virou um assunto internacional. Em primeiro lugar porque como a vacinação está rápida, o mundo voltará a crescer e já há sinais de um aquecimento significativo na China, hoje o maior importador de alimentos. Além disso, Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, vem anunciando uma série de estímulos para a retomada do crescimento econômico, que não se tem notícias há muitos anos, na maior economia do mundo.”

Consumo de alimentos

Segundo o palestrante, há um movimento de impulso que extrapola os mercados agrícolas e cria uma dinâmica favorável para o consumo de alimentos. “Os Estados Unidos aprovaram um programa de gastos públicos de um trilhão e novecentos bilhões de dólares, para os próximos quatro anos. Ao mesmo tempo, há uma motivação para aumentar os biocombustíveis e biodiesel. Já estamos vendo refinarias de diesel nos Estados Unidos se convertendo para biodiesel, o que gera uma demanda de óleos mais forte nos próximos anos.”

Barros ainda comenta o momento que o mundo vive. “Sem nenhum exagero, os preços em dólar dos produtos agrícolas subiram agressivamente nos últimos seis meses. O real poderia se fortalecer, porque o Brasil é um forte exportador de produtos agrícolas, metal, petróleo. Isso gera uma entrada de dólar muito forte. Entretanto, isso não está acontecendo, por uma série de situações relacionadas à programas de gastos públicos brasileiro que têm mantido o real fraco em relação ao dólar. Então, os preços sobem em dólar e vão crescendo em reais para níveis que nunca assistimos.”

Conselho

Alexandre Barros deixa um conselho aos cooperados da Coamo. “É preciso que se tenha um certo conservadorismo, mas também aproveite o momento. Vamos ver uma elevação nos custos de produção. Não tem como ser diferente, pois os preços em dólar de todos os insumos estão subindo, este é o ciclo mundial. Por isso, sigo uma estratégia que sempre defendi, que a compra de insumos deve ser travada, protegida. O custo pode subir, mas estamos diante de preços excepcionais, onde temos que fazer esse posicionamento de proteção e aproveitando esses preços elevadíssimos que estamos vendo. O mercado é muito firme, tem potencial de alta, mas não é normal o real ficar à 5,60, com soja de 14 dólares. A tendência seria o real se fortalecer, mas não acredito nisso a curto prazo. É preciso ir cobrindo os custos de produção, aproveitando esses preços excepcionais, e entendo que teremos um horizonte muito positivo pelo comportamento da demanda mundial, pelos baixos estoques.”

Recomendação

Ele diz para os cooperados seguirem a estratégia recomendada pela cooperativa. “Mantenham o que a Coamo sempre preconizou, investimento em alta tecnologia, visando o aumento de produtividade e, também, de ter muito cuidado e pé no chão. Precisamos manter o equilíbrio e aproveitar esse bom momento. Eu particularmente, recomendo que se faça médias e trave custos.”

Conhecimento e informação

Para o presidente Executivo da Coamo, Airton Galinari o foco da Coamo está em cumprir a missão de gerar renda de forma sustentável, ao quadro social. “Somos uma cooperativa e temos em nosso DNA, um caráter social muito forte, diferente de outras empresas que são puramente comerciais. Temos a missão de levar desenvolvimento, isso é muito mais abrangente que só relações comerciais. Por isso, temos o programa “+ Gestão”, que tem a função de levar conhecimento e informação ao quadro social. Ajudando-o a profissionalizar mais a sua propriedade e conduzi-la de forma empresarial.”

Disponível no YouTube

O assessor de Cooperativismo, José Ricardo Romani, que coordena o programa “Coamo + Gestão”, sugere a quem não assistiu a palestra que acesse o canal da cooperativa. “É fundamental se manter atualizado sobre o mercado agrícola. O cooperado que estuda e busca informação está sempre na frente. Essa palestra trouxe conteúdo de qualidade”, recomenda.




É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.