Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 512 | Abril de 2021 | Campo Mourão - Paraná

25 ANOS

Bodas de prata do Programa de Qualidade 5S

O programa de qualidade 5S da Coamo foi implantado há 25 anos. Desde então, os funcionários da cooperativa abraçaram a causa, que além de implantar o programa de gestão de qualidade desenvolvido no Japão, promove diversas ações em prol das comunidades de toda a área de ação da cooperativa, no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. “O 5S promove práticas sustentáveis por meio de hábitos e valores culturais mais eficientes, que geraram impactos nos ambientes profissional, pessoal e social”, afirma o gerente de Recursos Humanos da Coamo, Antonio César Marini.

O conceito de 5S possui como base as cinco palavras japonesas cujas iniciais formam o nome do programa. Na língua portuguesa foram traduzidas como “sensos”, para não descaracterizar a nomenclatura do programa. Mas, para ir além dos cinco, a Coamo acrescentou mais dois “Ésses”, o do social e da sustentabilidade.

O presidente Executivo da Coamo, Airton Galinari, reforça a importância de todos que fazem e fizeram parte desta trajetória. “O Programa 5S na Coamo é muito importante e se constitui em ferramenta para promoção de resultados de qualidade, produtividade, segurança e de relações, não apenas no contexto organizacional, como também em nossa vida pessoal e na sociedade, quando aplicamos a filosofia e as práticas do 5S fora do ambiente da nossa empresa. Reconhecemos e parabenizamos a equipe de Facilitadores do 5S – os atuais e todos àqueles que participaram ao longo desses 25 anos, - que com muito empenho e dedicação, coordenam as ações do cronograma, orientando e engajando nossos funcionários na prática dos sensos”, comemora Galinari.

Segundo a Coordenação do Programa de Qualidade 5S da Coamo, durante as comemorações dos 25 anos na cooperativa, terão diversas ações como o resgate do conceito de cada senso, dicas para praticar, no ambiente de trabalho e em casa, e campanhas com histórias e exemplos conquistados ao longo desses anos.

CONHEÇA OS 5S’s

1º S – SEIRI – senso de utilização: consiste em utilizar corretamente os recursos, tendo só o necessário e na quantidade certa. Descartar corretamente o que não for mais útil.

2º S – SEITON – Senso de Ordenação: definir um lugar para cada coisa e manter cada coisa em seu lugar.

3º S – SEISO – Senso de Limpeza: manter os ambientes limpos, eliminando as fontes de sujeira. Aplicado também no contexto das relações pessoais, eliminando os sentimentos, hábitos e atitudes que possam impactar negativamente em nossos relacionamentos dentro e fora da empresa.

4º S – SEIKETSU - Senso de Saúde e Segurança: padronizar processos, identificar e eliminar riscos de modo a reduzir acidentes e promover melhores condições de saúde e segurança para todos.

5º S – SHITSUKE – Senso de Autodisciplina: fazer da prática do 5S um hábito, para manter os ambientes e relações estáveis, em busca da melhoria contínua.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.