Já está em funcionamento desde o início de outubro a nova unidade da Coamo em Bandeirantes, município localizado no Centro-Norte do Mato Grosso do Sul, há cerca de 60 quilômetros da capital Campo Grande. A Coamo se instalou em Bandeirantes para estar mais próxima dos cooperados, fornecendo produtos e serviços de qualidade. A nova unidade é a 16ª no Mato Grosso do Sul, e tem capacidade de armazenagem de 300 mil sacas. Porém, já estão programadas ampliações para melhor atendimento dos cooperados.
O início das atividades foi marcado por evento realizado na nova unidade, no dia 05 de outubro, e contou com a presença de várias autoridades locais e regionais. Representando a diretoria da Coamo, participaram do ato o presidente Executivo, Airton Galinari, e o diretor de Logística e Operações, Edenilson Carlos de Oliveira.
Airton Galinari, presidente Executivo da Coamo, destaca que a cooperativa antecipou a chegada a Bandeirantes aproveitando uma oportunidade de aquisição de uma estrutura já existente. “A Coamo costuma expandir por um caminho natural, indo para os municípios vizinhos onde já está presente. Nesse caso, pulamos a capital do Estado e chegamos em Bandeirantes por uma oportunidade de negócio. Estamos felizes, e sempre somos muito bem recepcionados pelo governo, prefeitura e, principalmente, pelos produtores. Alguns deles já participam da Coamo e outros terão a oportunidade de conhecer e se cooperar para que juntos possamos desenvolver a agropecuária na região”, diz.
De acordo com ele, a Coamo é uma transformadora de vidas. “A Coamo tem como essência levar conhecimento, inovação e tecnologia para os produtores rurais. Isso reflete em desenvolvimento para a região. Bandeirantes é mais um município que passa a contar com toda a estrutura e serviços da cooperativa”, ressalta Galinari.
Jaime Verruck, secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), diz que a Coamo tem sido uma grande parceira do Estado, assim como Mato Grosso do Sul é do cooperativismo. “O Estado é um dos que mais cresce na produção de soja no país, e Bandeirantes é um município em expansão em termos de áreas para a agricultura. A Coamo, com sua visão estratégica, sabe desse potencial e está investindo nesse novo empreendimento.”
Conforme Verruck, o agronegócio é a base da economia do Estado que está caminhando, também, para a agroindustrialização. “A Coamo é exemplo desse novo conceito de agronegócio para o Estado, que é agregar valor à nossa matéria prima.”
|
Jairo Batista Oliveira, cooperado, Gustavo Sprot, prefeito de Bandeirantes, Jaime Verruck, secretário de Estado - Semagro, Celso Regis, presidente do Sistema OCB/ MS, Airton Galinari, presidente Executivo da Coamo, e Gerson Pieri, cooperado, descerram a fita de inauguração da nova unidade no Mato Grosso do Sul |
Celso Regis, presidente do Sistema OCB/ MS, observa que o cooperativismo tem promovido um desenvolvimento sustentável no Mato Grosso do Sul. “Esse exemplo da Coamo é mais uma ação de desenvolvimento. Teremos melhorias nos índices e nas condições humanas de trabalho, em especial para o produtor rural da região. É mais um ato de cooperar, da união das pessoas visando a melhoria da qualidade de vida das famílias”, diz. Ele reitera que o agronegócio é a principal fonte do Mato Grosso do Sul e o cooperativismo congrega mais de 80% das atividades. “A Coamo é um exemplo de atuação e tem ajudado a desenvolver o Estado. A chegada a Bandeirantes é exemplo de progresso e estamos felizes pela expansão do cooperativismo no Mato Grosso do Sul”, acrescenta.
Gustavo Sprot, prefeito de Bandeirantes, comenta que a chegada da Coamo é um marco na história de Bandeirantes. “Vemos que o progresso está chegando por meio do agronegócio e o futuro de Bandeirantes é o crescimento com apoio da Coamo que está acreditando no município. A agricultura vem se expandindo e Bandeirantes é um dos municípios que mais cresce no Mato Grosso do Sul. Esse investimento da Coamo chega em um momento que a nossa área de produção agrícola está em 110 mil hectares, mas devemos chegar a 180 mil hectares. Bandeirantes ganha muito com a chegada da Coamo”, afirma.
Gerson Pieri, é cooperado da Coamo em Sidrolândia, município distante cerca de 150 quilômetros de Bandeirantes, onde atualmente trabalha com a agricultura. Na visão dele, a instalação da cooperativa ajudará a alavancar o desenvolvimento da região. “É um local com tradição pecuária, mas que está em expansão com a agricultura. Contudo, ainda é uma região carente na parte comercial, de peças, insumos e recebimento da produção.”
Pieri é associado há mais de dez anos e a história dele com a cooperativa começou em Maracaju, onde também tem propriedade rural. “Atualmente, sou cooperado em Sidrolândia, onde eu moro. Conheço bem a história da Coamo e sei o potencial da cooperativa e o quanto será importante para o desenvolvimento de Bandeirantes. É uma cooperativa que se preocupa com o cooperado, em oferecer o que há de melhor em todas as áreas e tem profissionais capacitados. Os produtores de Bandeirantes, hoje, precisam se deslocar para outros municípios em busca de insumos e peças para os maquinários. Com a chegada da Coamo, esse cenário será bem diferente, já que poderemos encontrar tudo o que precisamos em um só local”, assinala.
Renato Diziubate, gerente da Coamo em Bandeirantes, ressalta que o início dos trabalhos será desafiador, mas, com certeza, de sucesso já que a região é promissora. “Em breve, teremos uma estrutura física e profissional no padrão da Coamo de outros locais, para atender todas as necessidades e anseios dos cooperados. Em parceria com os agricultores da região, atingiremos os objetivos de agregar valor aos cooperados, melhorando a qualidade de vida das famílias cooperadas, gerando renda de forma sustentável.”
A Coamo está presente no Mato Grosso do Sul desde 2004, e a cada ano, em média, uma nova unidade entra em operação. A cooperativa acredita no potencial produtivo e no trabalho dos agricultores sul-mato-grossenses e quer estar cada vez mais próxima, fornecendo produtos e serviços para cumprir a missão de agregar mais valor à sua produção.
Na Reunião de Campo do 2º Semestre deste ano, a Diretoria da Coamo anunciou investimentos para três novos entrepostos no Estado, nos municípios de Ponta Porã, Rio Brilhante e Bandeirantes. Com este projeto de expansão, até o final de 2022, a cooperativa terá em funcionamento um total de 18 unidades, das quais 15 estão em funcionamento, sendo em Amambai, Caarapó, Aral Moreira, Laguna Carapã, Lagunita, Guaíba, São Luiz, Rio Verde, Maracaju, Vista Alegre, Dourados (entreposto e parque industrial), Macaúba, Itaporã e Sidrolândia.
O planejamento de obras da cooperativa prevê a construção de duas unidades, em Rio Brilhante e Ponta Porã, com escritórios administrativo e operacional, armazém de insumos, moegas, silos pulmão e de resíduos, silos de armazenagem, com capacidade para recebimento de 850 mil sacas em cada uma. As novas unidades estão localizadas em locais de fácil acesso, cumprindo a política da cooperativa de oferecer mais oportunidades para os cooperados.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.