Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 518 | Outubro de 2021 | Campo Mourão - Paraná

SAFRA DE INVERNO

Apesar dos imprevistos climáticos, trigo tem bom rendimento

Engenheiro agrônomo, Bruno Lopes Paes, com o cooperado Velci Trombini, de Campo Mourão (PR)

Produtores das regiões em que a Coamo atua já iniciaram a colheita da safra de inverno 2021. Em alguns locais, os cooperados estão na fase final ou aguardando o momento certo para recolher o trigo. O tamanho da área com o cereal nesse ano foi em torno de 331.800 hectares, 4,5% menos que no ano passado, onde foram plantados 317.000 hectares. Na segunda quinzena de outubro, 74% da área com trigo já havia sido colhida, contra 83% no mesmo período de 2020. Esse atraso se deu em virtude de chuvas na primeira quinzena.

De acordo com o chefe do departamento de Suporte Técnico da Coamo, Lucas Gouvea Esperandino, a safra atual foi cheia de desafios para a cultura, devido as intempéries climáticas, com seca no início do ciclo e uma série de geadas durante o desenvolvimento, o que afetou em termos de produtividade final. No entanto, segundo Lucas, a qualidade do produto está muito boa.

De acordo com Gouvea, os cooperados estão investindo cada vez mais em tecnologia. “Nosso departamento técnico faz todo processo de recomendação dos insumos, de acordo com a área, após uma avaliação de solo, inserindo as melhores tecnologias disponíveis no mercado. O cooperado tem investido na cultura do trigo, que é uma excelente opção de inverno.”

Na propriedade do cooperado em Campo Mourão, Velci Trombini, apesar dos imprevistos climáticos, a expectativa é de que esta safra seja satisfatória. Ele acelerou o processo de colheita para que fosse concluído antes que a chuva chegasse. Velci plantou em torno de 300 alqueires de trigo na área que fica próxima a Luiziana, no Centro-Oeste do Paraná. Para ele, a safra atual foi complicada. “Houve algum prejuízo, mas a chuva mesmo assim é bem-vinda. Sofremos com a produtividade, que ficou em torno de 120 sacas por alqueire, mas ainda estamos satisfeitos”, afirma o cooperado.

A cultura do trigo tem um papel fundamental no sistema de rotação de culturas, pois quebra o ciclo de pragas e doenças, além de inibir o desenvolvimento de plantas daninhas. De acordo com o engenheiro agrônomo da Coamo em Campo Mourão, Bruno Lopes Paes, o trigo é uma importante ferramenta no sistema de produção, pois entrega uma área limpa para a próxima cultura. Ele reforça a importância do uso de tecnologia na lavoura. “A colheita foi afetada por uma série de intempéries do clima, mas a tecnologia empregada fez toda a diferença para que os resultados fossem satisfatórios.”

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.