Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 511 | Março de 2021 | Campo Mourão - Paraná

ALIMENTOS COAMO

Linha alimentícia da Coamo cresce 100% em 2020

Vista do Parque Industrial da Coamo, em Campo Mourão (PR)

Os Alimentos produzidos pela Coamo com as marcas Coamo, Primê, Anniela, Sollus e Dualis representam um dos grandes negócios da cooperativa. Além de agregar valor à produção dos mais de 29 mil associados, o setor faturou R$ 2 bilhões em 2020, representando um crescimento de quase 100% em relação à 2019. O resultado é fruto de um trabalho que já vem sendo realizado há anos, com construção das fábricas em Dourados no Mato Grosso do Sul em 2019 e a expansão da linha alimentícia em diversas regiões do Brasil e América Latina.

Na área de Alimentos, a Coamo está presente na cooperativa há cerca de 25 anos. Começou com as vendas de farinha de trigo, depois vieram o óleo de soja, café, gorduras e margarinas. Nos últimos anos foram registrados grandes avanços na produção. Em 2010, por exemplo, a Coamo duplicou sua fábrica de óleo, em 2012, a de gorduras e margarinas e, em 2015, construiu o novo moinho de trigo passando de 200 para 700 toneladas/ dia. Em 2019, a cooperativa inaugurou a fábrica de processamento e envase de óleo de soja em Dourados (MS). O mais recente investimento foi a duplicação da fábrica de gorduras e margarinas em Campo Mourão.

Segundo o gerente Comercial de Alimentos da Coamo, Wagner Schneider, apesar de 2020 ter sido um ano atípico e difícil devido à pandemia, a cooperativa conseguiu crescer em todos os segmentos, inclusive na área de produtos industrializados. “Desenvolvemos novos mercados, exportando para países aqui do Mercosul, e comercializando para outros Estados onde ainda não estávamos presentes como a região Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Reestruturamos a nossa equipe comercial, expandimos a atuação no Rio Grande do Sul. Além de termos o advento das novas fábricas em Dourados, fato que impulsionou esses números. Temos que comemorar, pois é uma área bastante reconhecida pelos consumidores.”

Para o diretor Comercial da Coamo, Rogério Trannin de Mello, a cooperativa sempre primou pela entrega de produtos de qualidade e esse crescimento é fruto de um trabalho de longos anos. “O resultado apareceu agora em função de estarmos com uma nova fábrica em Dourados, em função de termos condições de chegar ao mercado de forma competitiva. Os Alimentos Coamo estão realmente conquistando o consumidor. Temos consumidores que chegam ao mercado e pedem pelos produtos da Coamo. Estamos colhendo os frutos de um trabalho realizado há anos.”

Trannin acrescenta que o consumidor conhece o diferencial que a Coamo tem para oferecer. “Estamos presente desde a escolha da semente, prestamos assistência técnica ao cooperado do plantio até a colheita, com todos os cuidados e boas práticas de fabricação. Realizamos um trabalho com toda a segurança que o consumidor procura. Da terra até a mesa do consumidor, existe um cuidado especial”, garante o diretor Comercial, acrescentando que ainda há potencial de crescimento para a área. “Estamos sempre olhando alternativas para continuar agregando valor ao produto do agricultor e a medida em que se torne viável vamos expandindo nossa capacidade industrial.”

Farinha de Trigo Coamo Super Premium agrada empresária

Marcia Luzia Greco, de Campo Mourão (PR) produz massas para vender e aprovou a novidade

O portfólio de farinhas da Coamo cresceu. Com um Moinho de Trigo versátil e tecnológico, é possível desenvolver os mais variados tipos de farinhas. Um dos lançamentos recentes é a Farinha de Trigo Coamo Super Premium. Elaboradora com a marca de qualidade e garantia da cooperativa, para valorizar as melhores receitas. A empresária do ramo gastronômico, Marcia Luzia Greco, de Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná) produz massas para vender e aprovou a novidade.

Em um post no facebook, Marcia destacou que já aguardava por um lançamento de farinha de trigo branquíssima da marca Coamo. “Hoje me deparei com a farinha Coamo Premium e meus olhos brilharam e comprei. Pasmem, eu amei. Agora, minhas massas serão feitas com essa maravilhosa farinha”, publicou a empresária que comercializa spaghetti, talharim e rigatoni, nas opções fresca, congelada e/ou pronta para consumo.

Enriquecida com ferro e ácido fólico, a Farinha de Trigo Coamo Super Premium é ideal para o preparo de pães artesanais como focaccia, pão italiano, baguete e ciabata. Com ela, a massa fica ainda mais branquinha. Esse produto é comercializado em embalagens de 1kg e 5kg. “O consumidor irá se deparar com o que se tem de melhor da qualidade do grão, pois será fabricada com a parte nobre do trigo. É um produto realmente diferenciado, que vai proporcionar ao consumidor excelente performance e qualidade. Para os consumidores que apreciam ter na mesa pães com miolo bem clarinho, este produto vai atender perfeitamente as expectativas, tanto neste aspecto, como também em seu desempenho quando aplicado em receitas de pães especiais”, adianta o gerente do moinho de Trigo, Romão Ferreira Rodrigues Neto.

Romão Neto acrescenta que tanto o consumidor doméstico quanto industrial, que comprar essa farinha irá se surpreender. “É uma farinha para agregar valor ao seu produto por uma qualidade diferenciada. Quanto ao consumidor de varejo, seguindo as tendências da culinária gourmet, sem dúvidas, terá excelentes resultados.”

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.