Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 457 | Abril de 2016 | Campo Mourão - Paraná

RECONHECIMENTO

GALLASSINI É CIDADÃO HONORÁRIO DE NOVA TEBAS

Em sessão solene na noite de 18 de abril, os poderes Executivo e Legislativo de Nova Tebas (Centro do Paraná), entregaram o título de cidadão honorário ao engenheiro agrônomo e presidente da Coamo José Aroldo Gallassini. A autoria da honraria é dos vereadores Gabriel Borget e Eliane Taborda da Silva Gregório. A cerimônia foi prestigiada por vereadores, agricultores associados da Coamo, autoridades e comitiva de rotarianos e lideranças de Campo Mourão. 

A prefeita de Nova Tebas, Heloíssa Ivaszek Jensen, enaltece o espírito empreendedor do homenageado e o apoio do cooperati
vismo para o desenvolvimento da agricultura no município. “Estamos felizes e temos motivos de sobra para a homenagear este cidadão que acredita na terra e apoia quem nela trabalha”, comenta.

A vereadora Eliane Gregório diz da alegria dos novatebenses em ter o presidente da Coamo como seu mais novo cidadão. Ela elencou alguns motivos que foram determinantes para a honraria. “É uma honra imensurável entregar este título a uma pessoa honrada nesta noite que ficará em nossa história e memória. Meu pai trabalhou e se aposentou na Coamo, então como filha e esposo de agricultor, cresci ouvindo e apren
dendo valores importantes praticados pela cooperativa.” Segundo ela, o apoio que a Coamo fornece para o agricultor de Nova Tebas é responsável pelo seu desenvolvimento. “Antigamente, eles levavam mais de quatro horas para entregar a produção em Campo Mourão, e desde que a Coamo aqui chegou, tudo mudou, ficou mais fácil e mais perto”, cita. Para o vereador Gabriel Borget, a simplicidade do homenageado resume bem o seu sucesso e da cooperativa. “A Coamo está sempre perto dos associados e transformando a nossa região”, considera.

A presidente da Câmara de Vereadores, Simone Dal Santo, observa que a aprovação da honraria por unanimidade representa o respeito da comunidade e a importância do trabalho realizado pelo presidente da Coamo. “Esta solenidade é única. Estar presente em uma noite tão especial é motivo de grande alegria, pois lembro que, na minha infância, vi a Coamo ser construída por meio de práticas de um cooperativismo sério e focado nos seus associados, com resultado em prol do bem comum.” Ela acrescenta que o cooperativismo idealizado por Gallassini é motivo de orgulho. “O Dr. Aroldo é um difusor de esperanças, exemplo de retidão e idealismo, propagando uma prática que vem dando certo há mais de 45  anos.” 

Homenageado com os vereadores, prefeita e vice-prefeito de Nova Tebas

No seu pronunciamento, José Aroldo Gallassini lembrou da instalação em 1986 de posto de recebimento de algodão da Coamo em Nova Tebas, com o objetivo de receber a produção de uma gama de pequenos produtores e apoiá -los com uma assistência técnica e fornecimento de insumos agrícolas e pecuários. “Nesses 30 anos de atividades da Coamo em Nova Tebas, comprovamos o grande desenvolvimento do município. Das culturas predominantes de café e algodão da época, hoje vemos o crescimento da área agrícola com as culturas de soja e milho, e excelentes produtividades.”

A Coamo cresceu em Nova Tebas e os seus associados também. De um simples posto de recebimento de algodão com 69 m2, passou para a contar com uma unidade moderna e ágil, com capacidade de armazenagem para 300 mil sacas. Entre 2015 e 2017 a Coamo investirá um total de R$ 12,8 milhões em construções de silos, equipamentos operacionais e um moderno escritório administrativo com ampliação da farmácia veterinária e do fornecimento de insumos com entrega na própria unidade. 

Os números da evolução da produção dos associados referendam os investimentos da cooperativa. De um total de 183.900 arrobas de algodão e 3.026 sacas de soja na safra 1985/86, a produção dos associados saltou para mais de 350 mil sacas de soja na safra 2014/2015.

“Estou feliz e honrado por receber este título de Cidadão Honorário de Nova Tebas. Durante minha vida procurei transmitir àqueles que me cercam os valores essenciais que a pessoa deve cultuar: determinação; crença na capacidade do ser humano; persistência; constante atualização; honestidade e fé em Deus. São atributos capazes de fazer com que todo e qualquer empreendimento seja coroado de êxito. Por maiores dificuldades que possam surgir, jamais serão obstáculos para aquele que deseja, quer e age na direção do objetivo traçado”, afirma Gallassini, ao receber o 51º título de cidadania honorária, dos quais 48 em municípios do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

 

Cooperados de Nova Tebas

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.