Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 457 | Abril de 2016 | Campo Mourão - Paraná

DICAS DO CAMPO

Aprendendo mais sobre AGRIÃO


O agrião é originário do sudeste da Ásia, e vem sendo utilizado há vários séculos na Europa, principalmente por gregos e romanos, que apreciavam banquetes ricos em especiarias e saladas picantes. O agrião de terra seca é uma hortaliça tipo folha, rica em vitamina C e em sais minerais. O agrião é mais rico em ferro que a couve e o espinafre e os talos são ricos em iodo. É uma Brássica, assim como a couve, o repolho e o brócoli. 


COMO PLANTAR

Temperatura ideal entre 16 e 20 ºC. Acima de 25 ºC a planta cresce pouco e floresce com facilidade.

Época de plantio: abril a junho. O ano todo em regiões de clima ameno.

Plantio: em canteiros ou em valas com água corrente.

Semeadura: nas sementeiras, em sulcos espaçados de 10 cm e com profundidade de 0,5 cm, cobrindo as sementes com terra peneirada.

Cada grama contém cerca de 5.000 sementes. A semeadura pode ser direta no canteiro. Nesse caso faz-se a raleação e as mudas arrancadas podem ser usadas para transplante em outros canteiros. 

Transplantio: é feito quando as mudas estiverem com 4 folhas, deixando um espaçamento de 30 cm x 30 cm. Pode-se utilizar ramas de 15 a 20 cm de comprimento retiradas de plantas adultas. 

Irrigação: irrigar diariamente, se o plantio for feito em canteiros.

Para o plantio em valas a água deve ser limpa e corrente. Adubação em cobertura: após cada corte aplicar 200 g de sulfato de amônio ou 100 g de uréia por metro quadrado. 

Colheita: cortar quando as folhas estiverem bem desenvolvidas deixando 5 a 10 cm de rama para novas brotações.


COMO COMPRAR

Escolha maços com folhas frescas, de cor verde escura, sem áreas amareladas ou pontos escurecidos. Os talos devem estar firmes e quebradiços. Escolha os maços com cuidado, pois as folhas se rasgam com facilidade e os talos escurecem e apodrecem rapidamente quando danificados. A presença de flores e pequenos frutos verdes não prejudica a qualidade do agrião para consumo. O agrião pode ser encontrado já lavado, higienizado e embalado em filmes ou vasilhas de plástico, acompanhado ou não de outras hortaliças folhosas. Antes de comprar, verifique a data de validade e compre somente o produto refrigerado. Descarte aqueles que apresentarem líquido amarelado no fundo da embalagem ou com as folhas sem brilho ou com bordas escuras.


COMO CONSERVAR

O agrião é uma hortaliça de pequena durabilidade, por isso compre somente o necessário para consumo imediato. Em condição ambiente, pode ser mantido por no máximo um dia, se colocado em local fresco, com os talos imersos em uma vasilha com água. Em geladeira, pode ser conservado por até 3 dias, se embalado em saco de plástico para alimento ou vasilha tampada. Os talos inteiros, lavados e secos com pano limpo ou papel absorvente, duram por mais tempo que as folhas.


COMO CONSUMIR

O agrião pode ser usado cru em saladas, sozinho ou misturado com outras hortaliças como alface, rúcula e chicória e em sucos com diversas frutas. Também pode ser usado para incrementar sanduíches, panquecas, rabadas, rocambole, pães, molhos, sopas e purês. Os talos podem ser usados em sopas, misturados ao arroz, refogado com temperos e ovos batidos, como recheio de suflês e bolinhos. As folhas temperadas com limão, sal e azeite são um excelente acompanhamento para churrascos de todos os tipos de carne. Experimente! Antes de consumir as folhas cruas, lave-as com bastante cuidado em água corrente, removendo os talos grossos e as folhas amareladas ou escuras. Coloque as folhas verdes e talos finos em solução de hipoclorito de sódio por 30 minutos ou use produtos próprios para higienização de saladas, disponíveis nos supermercados e quitandas. Enxague as folhas com água filtrada, em seguida.

Fonte: Embrapa Hortaliças

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.