|
Cooperado Marcos Nicareta e o agrônomo José Eduardo Filho, em Pitanga (Centro do Paraná) |
Lançado há exatamente um ano e meio, o Programa Mobilidade Agronômica da Coamo vem gerando bons frutos no campo, facilitando a vida e o trabalho dos cooperados e o corpo técnico da cooperativa.
Com a proposta de ampliar a produtividade profissional e agilizar a execução dos trabalhos fora do ambiente administrativo, o desenvolvimento do programa surgiu pela necessidade de manter a qualidade no atendimento ao quadro social, levando em consideração a importância da comunicação entre a Coamo e cooperados.
Uma interatividade que vem sendo sentida no dia a dia e está contribuindo diretamente para o alcance de melhores resultados para cooperados e a cooperativa. Beneficiado pelo programa Marcos Francisco Nicaretta, produtor na comunidade Rio Cascata, em Pitanga (Centro do Paraná), enaltece a comodidade proporcionada pela ferramenta, que possibilita um planejamento mais eficaz das ações da assistência técnica e a padronização das atividades sobre os procedimentos adotados. “Esse programa veio facilitar a vida não só dos cooperados, mas também dos agrônomos que nos atendem, por proporcionar a agilidade das informações evitando o deslocamento até a unidade. Isso gera informação rápida, facilidade e economia para todos”, observa.
Para Nicaretta, o Programa Mobilidade Agronômica trouxe também segurança e organização ao cooperado, que consegue acompanhar suas movimentações financeiras, estoques e retirada de produtos sem precisar ir até a cooperativa. “E não é só isso, nos auxilia muito no planejamento das atividades já que conseguimos saber de tudo detalhadamente. A tecnologia vem realmente a somar e está, com certeza, nos garantindo tranquilidade e agilidade em todos os processos”, agradece.
Com uma plataforma eletrônica (tablet) interligada à cooperativa, todo o histórico de recomendações para o cooperado fica armazenado no sistema, facilitando o trabalho em situações futuras. A ferramenta possibilita o acesso ao que foi recomendado, apontando quais produtos e insumos utilizados na área e as produtividades obtidas. “Esse dispositivo nos possibilitou trazer o escritório para o campo, simples assim”, afirma o agrônomo José Eduardo Frandsen Filho, do departamento de Assistência Técnica da Coamo em Pitanga. “É uma forma também de correr menos riscos. A ferramenta é completa e nos dá toda condição de atender bem e rápido o nosso cooperado. Conseguimos com o equipamento esclarecer dúvidas que antes só era possível se estivéssemos dentro da unidade. Tudo se desenvolve na propriedade, imediatamente”, explica.
|
Família Carbonera, de Boa Esperança (Centro-Oeste do Paraná) confere com o agrônomo Salathiel Antunes Teixeira no banco de dados da cooperativa, as informações para mais um dia de trabalho |
Já presente em toda área de ação da Coamo, o Programa Mobilidade é avaliado positivamente pelos cooperados. Cientes do avanço e do beneficio que obtiveram nos últimos 18 meses (período de implantação do programa) eles não se veem mais sem o sistema, que por meio da utilização de um tablet fornece todas as informações necessárias para o bom andamento das atividades no campo e na cooperativa. “Estamos ganhando tempo e dinheiro. Não precisamos mais sair da lavoura para resolver situações simples na cooperativa. Hoje utilizamos várias ferramentas desse programa que só gera benefícios para nós agricultores e para a própria cooperativa”, garante Luiz Carlos Carbonera, de Boa Esperança (Centro-Oeste do Paraná).
Para o associado, o Mobilidade Agronômica ajudou a aprimorar o trabalho. “Cada vez, melhora mais e é isso que o agricultor precisa. Conseguimos nos planejar melhor porque estamos sempre por dentro dos insumos que temos para retirar e dos próprios estoques que mantemos na cooperativa”, declara.
O agrônomo Salathiel Antunes Teixeira, do departamento Técnico da Coamo em Boa Esperança, destaca a padronização nas informações oferecidas pelo programa. Conforme ele os cooperados recebem com o Mobilidade Agronômica um atendimento mais uniforme e eficaz. “Os benefícios são evidentes, pois conseguimos entregar uma recomendação padrão, principalmente quando acontece a troca de um técnico ou ausência. Com o programa o cooperado tem sempre o mesmo nível de atendimento de posse de todas as informações necessárias mesmo quando acontece alguma mudança de agrônomo”, lembra Teixeira, informando que a própria cooperativa leva vantagens importantes para o planejamento diário. “As operações que fazemos no campo junto com o cooperado são sincronizadas depois quando da chegada à cooperativa, alimentando todo o sistema. Como as informações ficam no banco de dados isso ajuda na gestão de todo o processo”, argumenta.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.