|
Cada curso é uma nova oportunidade de conhecimento, crescimento e agregação de renda |
Se o convite é para aprender e se reunir, o público feminino da Coamo não pensa duas vezes para dizer sim. Cooperadas, esposas e filhas de cooperados não perdem tempo quando tem um curso social na unidade, seja de culinária, artesanato ou de produtos de limpeza. Todo mês são diversos os eventos promovidos em toda a área de ação da Coamo e, recentemente, foram realizados cursos em Peabiru (Docinhos Gourmet), Araruna (Salgados de Festa) e Campo Mourão (Culinária a base de mandioca), municípios da região Centro-Oeste do Paraná.
Durante um ou dois dias, dependendo da programação, elas aprendem a utilizar aquilo que tem na propriedade. Esse é o caso da cooperada Ilonice Motin Shosler, de Campo Mourão. “Aprendi a diversificar e aproveitar bastante a mandioca. Existem vários pratos, tanto doce como salgado. São pratos deliciosos, um melhor que o outro. Inclusive a tapioca que é usada em regime alimentar aprendemos fazer com aquilo que temos no campo.”
Sara Emilene, de Araruna, é esposa de cooperado, e desde que ele se associou, passou a participar dos Cursos Sociais, pois afirma que os pequenos detalhes aprendidos nesses eventos é que fazem a diferença. “É sempre bom aprender e gosto muito de cozinhar. Sem contar, que como sou casada há pouco tempo, é bom sempre agradar o marido com pratos novos”, brinca.
Há ainda mulheres que participam dos cursos para gerar mais renda para a família. Cristiane Klepa, de Peabiru, por exemplo, comercializa doces, pães, salgados, diversos produtos que aprendeu nos Cursos Sociais da Coamo. “Eu vi nos cursos da cooperativa uma oportunidade para me aprimorar. Os docinhos gourmet que aprendi nesse curso, inclusive, já tenho encomendas. Isso representa uma parcela significativa no orçamento da família”, comemora Cristiane.
Segundo a instrutora do Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Elaine Gasparello, além de se passar o conhecimento, o objetivo é agregar valor aos produtos que elas têm na propriedade e, se tiverem a oportunidade, capitalizar também. “Nos cursos sociais, há interação social, valorização da mulher e o desenvolvimento delas para poder empreender e ter o dinheiro delas para ajudar na despesa do lar ou comprar algo para elas.”
DADOS
Os cursos sociais são realizados por meio de uma parceria entre a Coamo e o Sescoop em toda a área de ação da Coamo. São 32 tipos de cursos, sendo que a cada ano, novos temas são inseridos na grade. Em 2015, foram promovidos 301 cursos para 4.214 mulheres.
|
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.