Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 462 | Setembro de 2016 | Campo Mourão - Paraná

VISITA TÉCNICA

TROCA DE EXPERIÊNCIA

Representantes da Embrapa Trigo e de 19 cooperativas de várias regiões do Brasil, se reuniram com o presidente da Coamo, visitaram as indústrias e a Fazenda Experimental

Um grupo formado por técnicos de 19 cooperativas, integrantes da turma 2015 da “Capacitação na Cadeia Produtiva de Cereais de Inverno”, promovido pela Embrapa e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), participou de uma visita técnica à Coamo. Em dois dias (14 e 15 de setembro), eles ouviram palestra com o presidente da Coamo José Aroldo Gallassini, visitaram as indústrias da cooperativa e na Fazenda Experimental conheceram o trabalho desenvolvido há mais de 40 anos.

Iniciada em 2015, a parceria da OCB com a Embrapa visa implantar ações conjuntas para formação em inovações tecnológicas de multiplicadores vinculados às cooperativas do ramo agropecuário. Pela Embrapa, a parceria é coordenada pelo Departamento de Transferência de Tecnologia (DTT) e pela Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS), responsáveis pelo conteúdo técnico, que conta com o envolvimento de universidades, institutos de pesquisa, extensão rural e produtores.

"A troca de experiência entre os participantes foi um resultado a mais do curso, com a discussão de ideias, problemas e soluções para realidades, muitas vezes, bem distintas. Por isso, a iniciativa de promover este reencontro, atendendo a pedido do próprio grupo com relação à produção de trigo e sistemas integrados", conta Jorge Lemainski, supervisor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Trigo.

De acordo com ele, o objetivo da visita à Coamo foi conhecer a funcionalidade da cooperativa em vários setores, desde a produção no campo dos cooperados, passando pela Fazenda Experimental com a difusão de tecnologias, até a comercial e industrialização.

Lemainski revela que as cooperativas representadas no curso respondem tecnicamente pelo cultivo de 13 milhões de hectares na agricultura brasileira, possuem um quadro social, somado, de 126 mil cooperados, são responsáveis por 10% da estrutura de armazenagem do país e, ainda, por um faturamento superior a R$ 27,7 bilhões. 

Também participou da visita o chefe-geral da Embrapa Trigo, Sergio Roberto Dotto. Ele explica que o trabalho em parceria com a OCB possibilitou a capacitação e atualização do quadro técnico de várias cooperativas. “Na Coamo, fizemos uma visita técnica. É uma cooperativa importante para o cenário agrícola e que tem um trabalho de vanguarda na pesquisa. Os visitantes puderam ver como o resultado desse trabalho é repassado de forma segura e sustentável aos cooperados”, avalia Dotto.


SAIBA MAIS

A “Capacitação na cadeia produtiva de cereais de inverno”, edição 2015, contou com a participação de representantes das seguintes cooperativas: Copasul, Cotrel, Coamo, Coopavel, Cotripal, Coopibi, Copamil, Agrária, CACB, Cotrisal, Coopatrigo, Copacol, Cotribá, C. Vale, Cotrijal, Castrolanda, Coasa, Coagrisol e Cotriel.

No ano passado, os participantes estiveram reunidos mensalmente na Embrapa Trigo para atividades teóricas e práticas em 140 horas de capacitações em cereais de inverno. Foram sete módulos temáticos de três dias, com exposições práticas e teóricas que promovem a interação entre os participantes e aproximam técnicos e pesquisadores.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.