Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 474 | Outubro de 2017 | Campo Mourão - Paraná

PROGRAMA GESTOR RURAL

MAIS GESTÃO NOS NEGÓCIOS

Cooperado Maike Hioshe Yastsugafu, com engenheiro agrônomo Glauco Matsunaga Ferreira,  do Departamento Técnico da Coamo em Quinta do Sol

Lançado em junho deste ano, o Programa Gestor Rural Coamo vem ajudando os cooperados no planejamento e na condução das lavouras. A nova safra que iniciou está sendo considerada um divisor de águas para muitos associados que estão tendo a oportunidade de começar um novo processo de planejamento e contabilização dos dados referentes a investimentos e custos de forma segura e eficiente. 

O cooperado Maike Hioshe Yastsugafu, de Quinta do Sol (Centro-Oeste do Paraná), é um dos que já aderiu a nova ferramenta e os primeiros lançamentos estão sendo, justamente, relacionados a nova safra, principalmente, ao plantio de soja. Ele conta que conheceu o Gestor Rural durante o encontro de jovens líderes, realizado no final de junho em Campo Mourão. Na oportunidade, a ferramenta foi lançada oficialmente pela cooperativa. “É um programa eficiente e dinâmico. Assim que fiquei sabendo da existência, procurei a Coamo para saber mais detalhes e fazer o cadastro”, pondera.  

De acordo com ele, até então os dados da propriedade eram anotados em planilhas no computador ou em cadernos. “O Gestor Rural veio para facilitar esse trabalho. É uma maneira eficiente de acompanharmos todos os gastos e saber onde podemos economizar e aumentar o nosso ganho”, frisa Yastsugafu. Ele cita entre os benefícios, o fato de toda a movimentação realizada na cooperativa já ser inserida automaticamente no programa. “Para nós fica apenas os gastos extras. O Gestor Rural nos permite fazer uma análise completa de como anda a propriedade”, assinala.

O engenheiro agrônomo Glauco Matsunaga Ferreira, do departamento Técnico da Coamo em Quinta do Sol, ressalta que a boa procura pelo Gestor Rural mostra a necessidade dos cooperados em ter uma ferramenta de gestão. “A Coamo vem disponibilizando várias ferramentas para agilizar o trabalho dos associados. Já contávamos com o Cooperado On-line e o Mobilidade Agronomia e, agora, o Gestor Rural. São ferramentas que ajudam no planejamento da atividade agrícola.”

Arno Edson Neiverth, cooperado da Coamo de Vila Nova, distrito de Toledo (Oeste do Paraná), também está iniciando com o Gestor Rural. Os primeiros passos são simultâneos à nova safra de verão. Morador em Pérola Independente, distrito de Maripá, o associado vem acompanhando a evolução tecnológica, seja na condução das lavouras ou em ferramentas para melhorar a gestão da propriedade.  “Precisamos, cada vez mais, estar atentos as novidades. O Gestor Rural veio para facilitar o nosso trabalho, para que possamos ter uma real situação da nossa atividade. Saber quanto podemos investir, com o que dá para economizar e no final aumentar a renda. É uma ferramenta que faltava para nós e surpreendeu pela eficiência e facilidade de manejo”, assinala.

Cooperado Maike Hioshe Yastsugafu, de Quinta do Sol (PR): "É um programa eficiente e dinâmico. Assim que fiquei sabendo da existência, procurei a cooperativa para saber mais detalhes e fazer o cadastro.”

Conforme o cooperado, o fato de todas movimentações realizadas com a cooperativa serem inseridas automaticamente já adianta bastante o trabalho. Outro ponto destacado por Neiverth é que os funcionários da cooperativa estão sempre dispostos a orientar sobre o uso da nova ferramenta. “Comecei a usar e no começo tive dificuldade para acessar, porém os funcionários foram me orientando e tirando as dúvidas. Hoje, vejo a facilidade que é a utilização do Gestor Rural.”

Segundo o engenheiro agrônomo Miguel Adir Zimann, do Detec da Coamo em Vila Nova, o Gestor Rural tem tido uma boa aceitação por parte dos cooperados. “A utilização é bastante simples e os associados já estão inserindo os dados para que possam contabilizar de forma eficiente essa nova safra que iniciou. São dados que serão compilados com outros já existentes para que no final possa saber a rentabilidade da atividade”, diz.

Primeiros passos do Gestor Rural na propriedade do cooperado Arno Edson Neiverth, são simultâneos à nova safra de verão

Cooperado Arno Edson Neiverth está recebendo todas as orientações de como utilizar o Gestor Rural com o agrônomo Miguel Adir Zimann, do Detec da Coamo em Vila Nova, distrito de Toledo (PR)

MAIS SOBRE O GESTOR RURAL

INFORMAÇÕES DISPONIBILIZADAS
  • Custo de produção da propriedade
  • Custo de insumos agrícolas
  • Custo administrativo/fi nanceiro
  • Custo com operações
  • Custo com ativos (frota/infraestrutura)
  • Custo com mão de obra
  • Custo com despesas pessoais, dentre outros
Rentabilidade da propriedade
  • Histórico de produção e de rentabilidade
  • Histórico de preço de venda de produtos agrícolas
  • Cotação das commodities
  • Cotação cambial
  • Previsão do tempo
  • Indicadores da Bolsa de Chicago

Sempre atenta a demanda dos cooperados e com o intuito de fazer com que se desenvolvam, cada vez mais, a Coamo lançou o Gestor Rural. A ferramenta está à disposição de todos os associados para que possam calcular o custo de produção, disponibilizando, assim, indicadores para tomada de decisões, visando o aumento da rentabilidade. "É possível aprimorar a gestão na propriedade, seja de custo de insumos e operações, como, também, das despesas familiares e da propriedade, consideradas invisíveis, e que nem sempre são contabilizadas pelos produtores", comenta o superintendente Técnico da Coamo, Aquiles Dias.

O Gestor Rural é um sistema web de gerenciamento rural desenvolvido em benefício do cooperado. O programa o auxilia a gerir a atividade, fornecendo o histórico de produtividade, de custo de produção e rentabilidade, sempre com o objetivo central de criar indicadores para a melhor tomada de decisão.

O gerente de Assistência Técnica da Coamo, Marcelo Sumiya, explica que todas as informações geradas pela cooperativa serão automaticamente enviadas para o programa, sendo necessário o cooperado inserir apenas as outras informações, de custos extras. "A Coamo não tem acesso as informações contidas no programa. Assim, ele pode inserir todos os dados e ter uma real situação da atividade", comenta e lembra que o Gestor Rural contempla todos os cooperados, sem custo para a utilização.

Outro ponto importante, é o cálculo do custo de produção, essencial para auxiliar o cooperado nas decisões gerenciais da propriedade em médio e longo prazo. Com essa ferramenta é possível medir a sustentabilidade do empreendimento, a capacidade de pagamento, além de avaliar a viabilidade de novos investimentos e definir patamar de preço de commodities.

No meio rural a gestão do negócio torna o crescimento do empreendimento mais viável, fortalecendo para enfrentar as mais variadas situações, seja no campo da produtividade ou da rentabilidade. "Conhecendo o custo, é possível saber a margem de lucro no final de cada safra. Isto é trabalhar com segurança, maximizando o efeito produtivo do solo e potencializando a produção, levando em conta todos os aspectos que possam influir para o resultado, sejam eles físicos, químicos, biológicos, climáticos, políticos ou de mercado", comenta o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.