Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 474 | Outubro de 2017 | Campo Mourão - Paraná

DICA DO CAMPO

Aprendendo mais sobre... CENOURA

A cenoura é uma hortaliça de elevado valor nutritivo, sendo provavelmente uma das melhores fontes de vitamina A. Também fornece cálcio, sódio e potássio. É uma raiz originária da Europa e da Ásia, pertencente à família Apiácea, assim como o coentro, o aipo ou salsão, a salsa, o funcho e a mandioquinha salsa.

  • Época de plantio: plantio de verão de setembro a janeiro.
  • Semeadura: distribuir as sementes em filete contínuo em sulcos distanciados 20 a 30 cm entre si com 1 a 2 cm de profundidade, cobrindo-as com leve camada de terra. Gastam-se 3 g de sementes por metro quadrado. Cada grama contém 800 a 1.200 sementes.
  • Irrigação: diariamente nos primeiros 30 dias e depois a cada três dias.
  • Raleação: é feita quando as plantas estiverem com cerca de 10 cm de altura, deixando um espaço de 4 a 5 cm entre elas. Eliminar as plantas menos desenvolvidas.
  • Adubação em cobertura: após a raleação aplicar 50 a 100 g de sulfato de amônio ou nitrocálcio (ou 30 a 50 g de uréia) por metro quadrado.
  • Colheita: 70 a 120 dias após a semeadura, dependendo da cultivar. O atraso na colheita torna as raízes lenhosas (fibrosas).

COMO COMPRAR

As raízes devem ser firmes e com cor laranja intensa, preferencialmente sem pigmentação verde ou roxa na parte superior (ombro). Raízes menores são mais macias e mais saborosas. Já raízes muito grossas têm menor qualidade, pois são mais fibrosas e menos saborosas. Pequenas tortuosidades não prejudicam a qualidade da raiz. A cenoura pode ser comercializada já picada ou ralada, embalada em sacos de plástico ou bandejas recobertas por filme de plástico. É fundamental que esse produto esteja exposto em gôndolas refrigeradas para garantir a sua adequada conservação, pois quando mantido em condição ambiente, murcha rapidamente e pode entrar em processo de fermentação.


COMO CONSERVAR

A cenoura pode ser conservada por até 15 dias se mantida em geladeira, dentro de saco de plástico próprio para alimentos. Se houver formação de gotículas de água dentro da embalagem, recomenda-se perfurá-la com um garfo. Quando em condição natural, as raízes devem ser mantidas em local fresco e sombreado. Se forem lavadas antes de colocadas na geladeira, devem ser enxugadas com um pano seco e limpo ou com papel absorvente. Quando guardadas já descascadas, raladas ou picadas, sua durabilidade será bem menor, devendo obrigatoriamente serem conservadas em geladeira, dentro de saco ou vasilha de plástico. Para congelar, mergulhe as cenouras em água fervente por 5 minutos, se inteiras, ou por 2 minutos se picadas. Ou então, aqueça-as no forno de micro-ondas por 5 minutos, se inteiras, ou por 4 minutos, se picadas. Em seguida, coloque-as numa vasilha com água e gelo até que esfriem completamente. Seque-as bem com papel absorvente e acondicione em saco de plástico, retirando todo o ar com uma bombinha de vácuo. A cenoura pode ser mantida no congelador por até 12 meses.


COMO CONSUMIR

Pode ser consumida em saladas (crua ou cozida), na forma de bolo, pão, purê, suflê, creme, doce ou suco. Ao preparar a cenoura, não é preciso descascá-la; basta raspar a superfície com uma faca. Ao cozinhá-la, utilize apenas o tempo necessário para deixá-la macia, mas crocante; assim se conservam o sabor e os nutrientes. Quando a cenoura congelada for utilizada na forma crua, deve-se fazer o descongelamento lento na parte de baixo da geladeira. Quando for utilizada cozida, o descongelamento pode ser rápido, direto ao fogo.

Fonte: Embrapa Hortaliças

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.