|
João Carlos de Oliveira palestrou nos dois eventos e levantou a plateia |
Centenas de cooperados e familiares das regiões de Cantagalo e Goioxim (Centro-Sul do Paraná) participaram de importantes eventos da Coamo para difusão de tecnologias, promoção da qualidade de vida e do cooperativismo.
O professor João Carlos de Oliveira palestrou nos dois eventos e levantou a plateia. Ele despertou em maridos, esposas e filhos a importância de viver em família, do amor próprio e do amor em comunidade. “As pessoas trabalham muito, mas nem sempre enxergam as mesmas coisas e ouvem as mesmas conversas e melodias. Esses momentos são necessários para uma reflexão”, diz o professor.
Ele destaca que deve ser latente nas famílias o desejo de felicidade por meio da realização tanto pessoal como profissional. “Precisamos sonhar e compartilhar os sonhos em família para crescer e prosperar.”
A quinta edição do encontro da Família Cooperativista em Goioxim teve na pauta uma preocupação com a saúde dos cooperados e familiares. Com a carreta do Programa de Prevenção contra o Câncer “Cuide-se +” foram realizados exames de mamografia, Papanicolau, PSA-próstata, Avaliação para câncer de pele e exame físico das mamas.
“Este evento é tradicional na região, mas antes dele, na véspera, realizamos exames de prevenção de câncer, com a carreta ‘Cuide-se+’. Interessante foi a alegria e satisfação de muitos cooperados e familiares que vieram agradecer a Coamo, já que nunca haviam realizado este tipo de exame preventivo, devido a dificuldade de deslocamento e da ausência de equipamentos disponíveis. Foi um número grande de pessoas que fizeram os exames”, diz o gerente da Coamo em Goioxim, Marcos Aurélio Marques da Silva.
Juntamente com esta ação preventiva, antecedendo a palestra motivacional com o professor João Carlos Oliveira, foram apresentados aos participantes em Goioxim informações sobre os programas de Tecnologia de Aplicação e Agricultura de Precisão, além dos benefícios disponibilizados pela cooperativa para o sucesso deles na atividade.
|
Casal Arlindo e Lucinele Sceny é entusiasta quando se fala em cooperativismo e agricultura |
O casal Arlindo e Lucinele Sceny é entusiasta quando se fala em cooperativismo e agricultura. ‘Seo’ Arlindo residia em Candói, mudou-se para Goioxim e há quatro anos é sócio da Coamo. “Estou vivendo uma excelente experiência, a Coamo é uma faculdade e com ela minha vida melhorou 100%”, afirma. Para Seni, a presença da família nos eventos e no dia a dia da lavoura e da cooperativa é muito importante e ajuda a melhorar a tomada de decisão. “A família é base de tudo, juntos somos uma família com a Coamo, caminhando juntos. Estando nos eventos aprendemos muito e ficamos por dentro. Fica mais fácil trabalhar junto com o marido”, ensina a esposa Lucineli.
|
|
Cooperados e familiares participaram e aprovaram evento em Cantagalo
|
Fernando Storniolo Adegas, pesquisador da Embrapa Soja, falou sobre manejo de plantas daninhas |
Em Cantagalo, os principais temas do 11º Galotec foram o controle e manejo das plantas daninhas e importância da família para o sucesso da propriedade e da cooperativa, apresentados respectivamente pelo pesquisador da Embrapa, Fernando Adegas e o palestrante João Carlos de Oliveira.
Uma novidade neste ano foi a presença das mulheres – esposas e filhas- no evento. Um dos casais foi Adilson e Márcia Dombrovski, que saiu satisfeito com o Galotec 2018. “O nosso desafio é produzir mais. Para isso precisamos usar as melhores tecnologias. Este encontro nos dá conhecimento e faz com que aprendamos mais”, afirma o cooperado Adilson. Sua esposa Márcia elogia a visão da Coamo em reunir maridos e esposas no mesmo evento. “Foi muito gratificante ter participado do Galotec, tudo muito bonito e organizado, e os assuntos que nos trouxeram foram interessantes e de fácil aplicação.”
Para o gerente da Coamo em Cantagalo, Clodoaldo Pavelegine Medeiros, “o sucesso da propriedade é reflexo do sucesso do casal e da família. Em cada evento que estão junto com a Coamo, eles ganham e o cooperativismo se fortalece. A cooperativa trabalha para superar os desafios na região a cada safra com o aumento do potencial produtivo, da geração de renda e da qualidade de vida da família cooperada.
O engenheiro agrônomo Fernando Storniolo Adegas, pesquisador da Embrapa Soja, que há anos atua na área de manejo de plantas daninhas com foco no manejo, na resistência à herbicidas e tecnologia de aplicação, abriu o evento em Cantagalo, realizado no CTG Jacob Fritz. “Eventos como esse, são importantes para a pesquisa, para o pesquisador e para os produtores, usuários das tecnologias. O nosso desafio é levar informações sobre as plantas daninhas, mostrando como deve ser a eficácia na seleção e no uso dos métodos de controle, balanceando a importância no planejamento do manejo na propriedade, como o preventivo, o cultural, o mecânico e o químico, especialmente a rotação de herbicidas.”
|
|
Professor João Carlos de Oliveira durante palestra em Cantagalo |
Adilson e Márcia Dombrovski sairam satisfeitos do evento |
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.