|
Evento reuniu cooperados das 27 turmas do programa de Jovens Líderes Cooperativistas e membros dos Conselhos de Administração da Coamo e Credicoamo
|
Centenas de cooperados integrantes das 27 turmas do programa de Jovens Líderes Cooperativistas, membros dos Conselhos de Administração da Coamo e Credicoamo, gerentes de entrepostos e assessores estiveram reunidos no anfiteatro da cooperativa em Campo Mourão, no dia 30 de junho, para o tradicional Encontro de Jovens Líderes da Coamo e para celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo.
Na abertura do evento, o presidente dos Conselhos de Administração da Coamo e Credicoamo, José Aroldo Gallassini, ressaltou que o encontro tem grande importância para todos e que a data deve ser comemorada. “Nós acreditamos na filosofia cooperativista e podemos compartilhar com nossos cooperados, funcionários, parceiros e com toda a comunidade de forma geral. É um dia que merece sempre ser celebrado.”
|
José Aroldo Gallassini fez a abertura do encontro |
|
Arthur Igreja, abordou as inovações no agronegócio |
|
Alexandre Mendonça de Barros, falou sobre o mercado agrícola |
|
|
Samuel Lauro Scherer, de Amambai (MS) |
Durante o encontro foram realizadas duas palestras com temas relacionados às atividades dos cooperados. “O conhecimento e o acesso às novas tecnologias são a base para o nosso desenvolvimento e com a Coamo nós aprendemos muito, pois nos dá todas as ferramentas para que o trabalho na propriedade seja sempre o melhor possível”, destaca o cooperado Samuel Lauro Scherer, de Amambai (Sudoeste do Mato Grosso do Sul).
A primeira palestra, ministrada pelo especialista em tecnologia e inovação, Arthur Igreja, abordou as inovações no agronegócio. “A Coamo é um case de inovação que é observado dentro e fora do Brasil. Então, é muito interessante ver de perto todo o trabalho desenvolvido pela cooperativa e trocar informações, afinal, inovação e agronegócio, cada vez mais, caminham de mãos dadas”, destaca.
Já a segunda palestra foi proferida pelo professor, consultor e especialista em agronegócio, Alexandre Mendonça de Barros, que falou sobre o mercado agrícola, economia e con- juntura macroeconômica no Brasil e no mundo. O palestrante valoriza a importância das cooperativas para a comercialização das produções e destaca a postura da Coamo em apresentar o tema para o seu quadro social. “Eu gosto muito da postura da cooperativa, que dá as ferramentas e instrumentos para que o cooperado possa comercializar a sua produção, mas sempre com a liberdade para que ele tome todas as decisões. Poder discutir, falar e debater sobre esse tema é sempre muito produtivo”, conclui.
Integrante da 26ª turma do Programa Jovens Líderes, o cooperado Diego Odir Busnello, de Xanxerê (Oeste de Santa Catarina) afirma que o cooperativismo é um movimento que sempre esteve presente na sua vida e que o evento realizado reforça os laços com a filosofia cooperativista. “Ajuda muito a entender mais sobre o cooperativismo e a importância desse sistema para o nosso desenvolvimento. É algo que vem de base, vem da família. Então, ter a oportunidade de aprender um pouco mais é muito importante”
Para o cooperado André Sestak, de Quarto Centenário (Centro-Oeste do Paraná), as palestras foram inspiradoras, pois apresentaram assuntos pertinentes às atividades de todos os cooperados. “O modelo cooperativista fortalece os produtores rurais, e eventos como esse nos renovam e agregam valor e informações para o nosso trabalho”.
“Estamos muito felizes com a participação dos cooperados junto à Coamo e por esse evento realizado, que serviu para celebrar e, também, agregar conhecimento e informações com as palestras e conversas que tivemos”, ressalta Airton Galinari, presidente Executivo da Coamo.
|
Diego Odir Busnello, de Xanxerê (SC) |
|
André Sestak, de Quarto Centenário (PR) |
Sustentabilidade é o tema do Dia Internacional do Cooperativismo 2023
A capacidade cooperativista de aliar produtividade e desenvolvimento com equilíbrio ambiental, prosperidade e responsabilidade social inspiraram a definição do tema do Dia Internacional do Cooperativismo para este ano: Cooperativas pelo desenvolvimento sustentável. Definido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), o tema convida os cooperados de todo o mundo a divulgarem ações e atividades desenvolvidas para a construção de uma economia verde.
“As cooperativas já nascem com o compromisso de cuidar das comunidades onde atuam, o que só pode ser feito com justiça social, equilíbrio ambiental e viabilidade econômica. Por isso, nossas atividades contribuem de forma significativa para o aumento da produtividade aliada à sustentabilidade, com a redução dos gases de efeito estufa e a construção de uma economia de baixo carbono”, afirma o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
|
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.