|
Mais de 1,3 milhão de sacas de soja foram recebidas na unidade de Rio Brilhante (MS) |
Foram inaugurados na primeira semana de julho os novos entrepostos da Coamo em Rio Brilhante e Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. As estruturas já estavam em funcionamento desde o início do ano, com o recebimento da safra de verão e a inauguração oficial ocorreu por ocasião das Reuniões de Campo da diretoria da Coamo e Credicoamo. A cooperativa está no Mato Grosso do Sul desde 2004 e conta atualmente com 19 unidades espalhadas em várias regiões do Estado.
Em Rio Brilhante, a inauguração foi no dia 03 de julho. "Rio Brilhante é um município que vive e tem no agronegócio uma grande força.
|
Conheço a Coamo, seus princípios e filosofia de trabalho há muitos anos e tenho certeza de que a nossa cidade, o setor agrícola e cooperados ganham muito com sua chegada", comenta o prefeito Lucas Centenaro Foroni.
O secretário adjunto da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul (Semadesc), Valter Carneiro, prestigiou o evento e afirma a importância da chegada da Coamo na região de Rio Brilhante. "Esta região tem um grande potencial e a vida dos agricultores muda muito a partir deste dia. O potencial do município ao lado da Coamo e do setor produtivo é uma referência na qualidade de vida, no cooperativismo e do agronegócio."
|
|
Ponta Porã (MS) recebe moderna unidade e tem grande aceitação dos cooperados |
O cooperado Evandro Nogueira Barbosa conta que a inauguração da nova unidade é um momento histórico. Ele diz que o município é destaque na agricultura do Mato Grosso do Sul e a Coamo ajudará a impulsionar ainda mais a produção agrícola. “Esse novo entreposto é importante para o desenvolvimento do município e dos agricultores. A Coamo com o seu portfólio de serviços e benefícios agregará e muito. Houve uma grande evolução no campo nos últimos anos, com a produção aumentando a cada safra e precisávamos de uma estrutura moderna e com maior fluxo de recebimento.”
|
Geraldo Biazin, gerente da Coamo em Rio Brilhante, ressalta que a inauguração foi um momento especial. “Já estamos há mais de um ano trabalhando no município. Com um investimento de mais de R$ 110 milhões, recebemos uma expressiva produção na safra de verão 2023/24 e já estamos recebendo o milho segunda safra. A Coamo já está ajudando a fortalecer os produtores de toda a região. É um orgulho inaugurar essa estrutura moderna e funcional para atender todos os agricultores do município.” |
|
Lucas Centenaro Foroni, prefeito de Rio Brilhante |
|
Valter Carneiro, secretário adjunto da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do MS (Semadesc)
|
O entreposto conta com quatro silos com capacidade para 170.000 sacas cada, totalizando mais de 40.000 toneladas de produtos armazenados, com três moegas, dois tombadores bitrem, armazém de insumos com 4.000m² e escritório administrativo/operacional com pré-classificação. Nesta safra 2022/23, a Coamo recebeu volume superior a 1,3 milhão de sacas de soja dos produtores da região de Rio Brilhante.
PONTA PORÃ
Em Ponta Porã, a inauguração foi no dia 06 de julho. O entreposto é composto por quatro silos com capacidade de 170.000 sacas cada, totalizando mais de 40 mil toneladas de produtos armazenados, com três moegas, dois tombadores bitrem, armazém de insumos com 4.000 m² e escritório
|
administrativo/operacional com pré-classificação.
Conforme o prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos, a chegada da Coamo vai impulsionar a economia da sua região. “Parabéns à Coamo, recebemos com muita alegria a cooperativa e ficamos felizes em constatar que o apoio foi importante para vermos esta bela realidade com um investimento fantástico, que vai ajudar os produtores e aquecer a nossa economia. O sucesso da Coamo já é grande e temos orgulho de ter a cooperativa junto conosco.”
O secretário de Infraestrutura e Logística do Mato Grosso do Sul, Hélio Peluffo Filho, agradeceu os investimentos da Coamo e prevê um grande desenvolvimento para os produtores e comunidades.
|
|
Lideranças e diretoria da Coamo e Credicoamo no momento da inauguração da Coamo em Rio Brilhante |
|
Evandro Nogueira Barbosa, cooperado em Rio Brilhante |
|
Hélio Peluffo Filho, secretário de Infraestrutura e Logística do MS
|
“Este trabalho é resultado de R$ 100 milhões, sendo um modelo construtivo, inovador e único, criando um case de sucesso, ditando regras de construção de silos. A Coamo acredita no Mato Grosso do Sul e ajuda a impulsionar nosso Estado e país. Admiro muito a Coamo e a distribuição de sobras faz da cooperativa um case de sucesso. Parabéns à Coamo pelas suas 19 unidades em 19 anos, sendo uma por ano, com credibilidade e segurança. O Estado do MS é muito grato a Coamo”, afirma Peluffo.
|
Pompilio Cabral de Jesus Junior era cooperado em Laguna Carapã e diz que sempre soube que a cooperativa teria grande aceitação também em Ponta Porã. “A cooperativa traz mais benefícios para os produtores rurais tanto na agricultura quanto na pecuária. Além de gerar mais emprego e renda para centenas de famílias. Ter uma unidade da Coamo mais perto facilita o trabalho, e agora estou apenas 18 quilômetros distante do novo entreposto.” |
|
Em Ponta Porã, lideranças e diretoria da Coamo e Credicoamo na inauguração do novo entreposto |
|
Eduardo Campos, prefeito de Ponta Porã |
|
Pompilio Cabral de Jesus Junior, cooperado em Ponta Porã |
Fabio Alves, gerente da Coamo em Ponta Porã, ressalta que a cooperativa está atendendo uma demanda da região, oferecendo aos cooperados todos os serviços e benefícios que o cooperativismo proporciona buscando sempre que o cooperado possa exercer a sua atividade e ter lucratividade. “Foi um projeto pensando desde o início com o objetivo de atender a demanda de toda a região. Os cooperados estão aderindo e recebendo todos os benefícios que a Coamo está trazendo para a região.”
Para o presidente Executivo da Coamo, Airton Galinari, a grande entrega da produção desoja já nesta safra 2022/2023 demonstrou a pujança da agricultura nas duas novas unidades da cooperativa. "Agradecemos aos cooperados, aos governos municipal e estadual, que nos acolheram muito bem e entenderam os propósitos da Coamo em prol dos seus cooperados. Estamos iniciando uma história que será longa e com bons resultados." SegundoGalinari, a expansão da Coamo é feita com segurança e em todos os lugares onde a cooperativa se instala e o resultado é o desenvolvimento dos produtores, das comunidades e da cooperativa.
Ainda segundo Galinari, a receptividade dos cooperados, autoridades e comunidade foi muito grande. “As duas novas unidades são de primeiro mundo e faz parte dos objetivos da Coamo de estar cada vez mais perto dos seus cooperados. Teremos aumento no número de cooperados e os benefícios do pacote de serviços que a cooperativa leva com desenvolvimento técnico, educacional e social”, destaca.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.