Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 542 | Dezembro de 2023 | Campo Mourão - Paraná

GOVERNANÇA

Um ano desafiador, mas positivo

"A Coamo está fazendo a sua parte e fica evidenciada a importância da cooperativa e o trabalho que desempenha junto ao quadro social."

JOSÉ AROLDO GALLASSINI,

Presidente dos Conselhos de Administração Coamo e Credicoamo

Após o melhor ano na história da Coamo em 2022, o que esperávamos era que este ano fosse muito melhor que os anteriores. Mas mesmo encerrando o ano com previsão de um faturamento superior aos R$ 30 bilhões, registramos situações com elevado estoque devido à redução nos volumes de comercialização das commodities. Para resolver este problema da necessidade de armazenagem foram necessárias alternativas com silos bolsas, infláveis e armazéns de terceiros. 

Em silos bolsas, por exemplo, a Coamo conta com um total de 750 mil toneladas de produtos e nos silos infláveis estão armazenadas 60 mil toneladas. Essas duas modalidades somam um total de 150 hectares no Paraná e Mato Grosso do Sul. Nos armazéns de terceiros estão um total de 489 mil toneladas, entre soja e milho. 

O comportamento dos cooperados mudou este ano em relação a comercialização. Em 2011 por exemplo, a cooperativa recebeu um total de 91 milhões de sacas de produtos e, em 2023, 164 milhões de sacas. Isso resulta em um aumento de 80% em 12 anos. Até 2019, havia uma fixação normal em comparação à produção recebida, enquanto nos últimos quatro anos a comercialização ficou abaixo da produção entregue na cooperativa.

A consequência é que o cooperado está vendendo menos do que está produzindo e isso cria um estoque de passagem que vem aumentando ao longo desses anos. Mas, a Coamo está fazendo a sua parte e fica evidenciada a importância da cooperativa e o trabalho que desempenha junto ao quadro social para o recebimento, armazenagem, escoamento, industrialização e exportação da produção.

Mesmo com essas dificuldades o resultado de 2023 será histórico e muito bom para todos os cooperados. No início deste mês eles receberam R$ 230 milhões como antecipação de parte das sobras. Um montante que fez a alegria de milhares de produtores e familiares.

Renovamos as nossas expectativas para 2024 acreditando em dias melhores, boas produtividades e preços satisfatórios. Agradecemos a Deus por tudo de bom que tivemos em nossas vidas e de nossos familiares, o apoio e participação dos cooperados, membros dos Conselhos de Administração e Fiscal, da diretoria Executiva e dos funcionários. Desejamos a todos feliz Natal e um ano novo repleto de saúde, paz, progresso e felicidade.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.