“O anuário é o maior e mais tradicional diagnóstico das empresas do agronegócio e com ele é possível ter uma visão completa das diversas companhias que atuam no segmento e colaboram com significativa fatia do PIB brasileiro, além de gerarem milhares de empregos e serem as responsáveis diretas por uma coleção de superávit da balança comercial brasileira”, explica Cassiano Ribeiro, editor executivo da Globo Rural.
O levantamento realizado mostra que as 500 maiores empresas tiveram faturamento líquido de 1,65 trilhão de reais, 19 % superior ao valor da edição passada. “Os resultados refletem o ano de 2022 de safra recorde e com uma colheita farta de negócios concretizados quando os preços das commodities não estavam em patamares elevados apesar de problemas mais pontuais em alguns segmentos”, diz Cassiano Ribeiro.
“Temos orgulho de participar do cooperativismo por meio do qual viabilizamos o inviável.” A afirmação de Airton Galinari, Presidente Executivo da Coamo, denota o que há por trás do sistema, segundo o qual contribui para que os mais de 31.000 cooperados sigam firmes na atividade agrícola. Para ele o desenvolvimento não mudou a essência da cooperativa.
|