Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 443 | Dezembro de 2014 | Campo Mourão - Paraná

Capacitação rural

Coamo forma 18ª turma de Jovens Líderes Cooperativistas

Participam 45 jovens cooperados representando mais de 30 unidades do Paraná e Santa Catarina

Foi realizada no início do mês de dezembro, a formatura da 18ª turma de Jovens Líderes Cooperativistas da Coamo. O encerramento contou com uma programação especial no Parque Industrial e na administração central da cooperativa, em Campo Mourão. Participam 45 jovens cooperados representando mais de 30 unidades do Paraná e Santa Catarina. Eles se somam a mais de 750 jovens que já concluíram o curso, realizado desde 1998.

De acordo com o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, este trabalho de formação de lideranças vem contabilizando bons resultados, dentro e fora da propriedade. “Temos a certeza que estamos colaborando para o aumento de conhecimento e na formação de uma nova geração de empreendedores que passam a praticar novos conceitos de administração e gestão rural”, destaca.

Gallassini observa que a formação de novas lideranças é importante, pois as pessoas que estão à frente da cooperativa precisam estar preparadas para os desafios do presente e do futuro. “A Coamo tem este propósito de formar e educar uma nova liderança e este trabalho tem resultado na indicação de membros para os conselhos de Administração e Fiscal tanto da Coamo como da Credicoamo”, afirma.

O orador da turma, Jones Alberto Maldaner, de Mangueirinha (Sudoeste do Paraná), destaca que o curso é uma das mais admiradas ideias desenvolvidas pela Coamo. “Foi apresentado para nós um conhecimento de uma riqueza extrema pelos nossos professores e integrantes da Coamo. Este curso não tem preço, pois os momentos que passamos juntos serão inesquecíveis e de uma enorme valia e importância para nossas vidas”, comenta.

O PROGRAMA

O programa é realizado em cinco módulos. O primeiro busca a identificação do cooperado para a sua condição dentro da sociedade, na propriedade e na família, e traça estratégias e metas para o futuro. O segundo, trata de planejamento e administração rural.  O terceiro enfoca a questão da liderança, em busca de um futuro promissor. O quarto destaca a gestão estratégica de negócios para a cooperativa e a análise e interpretação de balanço como instrumento para a tomada de decisão. E o quinto promove uma viagem pelos entrepostos da cooperativa em todas as regiões da área de atuação. Ao todo, são 96 horas/aula de curso.

Palavra dos formandos

Luiz Henrique com a mãe Nelzi Caviquioli Sehaber

O cooperado Luiz Henrique Caviquioli Sehaber, de Mamborê (Centro-Oeste do Paraná), comenta que o curso ajudou a conhecer melhor a cooperativa e a ter uma visão mais ampla sobre a administração rural. “Tudo o que aprendi será implantado na propriedade, desde a distribuição de tarefas, como fazer a contabilidade da propriedade e como agir nas dificuldades. São conhecimentos que levarei para o resto da vida”, pondera.

A mãe de Luiz Henrique, Nelzi Caviquioli Sehaber, que o acompanhou na formatura, comenta que o curso já surtiu efeito positivo. “Estou vendo que melhorou a autoestima e a relação com a família. É um curso que dá oportunidades para que os jovens possam continuar se especializando e continuar na agricultura”, assinala.

Alan Tiago Strapasson, de Boa Ventura de São Roque (Centro-Sul do Paraná), diz que os ensinamentos repassados ajudarão nas tomadas de decisões e que o contato com a diretoria da Coamo ajudou a ter uma visão mais ampla da cooperativa. “É um curso que melhora o relacionamento não só com a família e comunidade como também com a Coamo”, afirma.

Alan Tiago Strapasson com a namorada Laísa Grando

Alan estava acompanhado da namorada Laísa Grando. Ela conta que a visita foi importante para que pudesse conhecer o processo de industrialização dos produtos cultivados no campo dos cooperados. “É um dia de trabalho e bastante interessante. Geralmente, temos contato com o produto final, mas nem sempre vemos como é feito. Com os produtos da Coamo agora é diferente”, comenta.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.