Com o objetivo de formar novas gerações de agricultores conscientes da necessidade de preservar o meio ambiente e usar a tecnologia para a produção de alimentos mais saudáveis, a Coamo em parceria com a Syngenta e Secretarias Municipais de Educação de Pitanga, Engenheiro Beltrão, Moreira Sales e Quinta do Sol tem desenvolvido o projeto Escola no Campo. Anualmente, são milhares de estudantes beneficiados.
O público alvo são estudantes do 5º e 6º ano, com idades entre 10 e 11 anos, matriculados em escolas rurais da rede pública de ensino. No Escola no Campo, os jovens são estimulados a transmitir o que aprendem para suas famílias e a sociedade em que vivem. Dessa forma, o projeto também assume papel importante na conscientização dos adultos sobre os conceitos de agricultura sustentável.
Para cumprir esse objetivo, foi desenvolvido um programa didático que é usado nas escolas rurais e integram temas relacionados a conservação de solo e água, ecossistema, uso correto de defensivos agrícolas e de equipamentos de proteção, biotecnologia, entre outros. O projeto conta com a participação ativa dos professores, que inserem os conteúdos educativos do projeto na grade curricular das séries atendidas.
O principal resultado prático alcançado pelo projeto Escola no Campo é o aumento da qualidade nas práticas agrícolas das regiões atendidas. A autoestima dos jovens que vivem nas áreas rurais também cresce a partir do momento em que tomam conhecimento da importância do agricultor na economia do país.
PIONEIRISMO – O primeiro projeto realizado na área de ação da Coamo foi em Pitanga, em 2009. No projeto, os alunos escolhem um tema, fazem um desenho e escrevem uma frase, sendo que os primeiros colocados em cada categoria ganham uma bicicleta.
Os professores também são premiados e desenvolvem projetos pedagógicos que atendem as escolas e também a comunidade.
Moreira Sales (Centro-Oeste do Paraná) |
Engenheiro Beltrão (Centro-Oeste do Paraná) |
Quinta do Sol (Centro-Norte do Paraná) |
Encerramento em Pitanga (Centro do Paraná) |
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.