“Mudanças, muitas vezes, são difíceis de serem colocadas em prática, mas necessárias. A transformação do jornal da Coamo em revista é algo importante e que dá início a uma nova fase no processo da cooperativa se comunicar com os cooperados. Uma ferramenta importante de prestação de contas das principais ações. Parabenizamos a diretoria e toda equipe de comunicação pela iniciativa em mudar, sem perder a essência, pois o conteúdo se mantém fiel à missão de levar a boa informação. Nessas mais de quatro décadas de existência, o jornal da Coamo se tornou um dos principais veículos de informação do cooperativismo brasileiro e agora, em novo formato, manterá essa tradição, com toda certeza”. João Paulo Koslovski, Presidente do Sistema Ocepar.
“Ficou muito boa a Revista Coamo, foi uma surpresa agradável quando cheguei na Unidade e vi a publicação. Sempre leio as notícias da Coamo para ficar bem informado. A cooperativa está de parabéns pelo novo produto.” Varcílio Kovalek, cooperado em Roncador.
A diretoria da Coamo recebeu dia 13 de março a visita dos secretários estaduais Silvio Barros (Planejamento e Coordenação Geral), Douglas Fabrício (Esporte e do Turismo), o deputado estadual Márcio Nunes e o presidente da Codapar, Silvestre Dimas Staniszewski. Na oportunidade, Barros ouviu as demandas da cooperativa e conversou sobre os futuros investimentos estratégicos da Coamo, visando ações por parte do governo que possam criar um clima mais favorável para aumentar os investimentos na produção agrícola do Estado.
O engenheiro agrônomo Ricardo Accioly Calderari, diretor-secretário da Coamo, foi escolhido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), por meio da Câmara Especializada de Agronomia (CEA) para representar o Paraná no evento “Medalha do Mérito do Confea – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia- em 2015”. Ele irá concorrer juntamente com profissionais de outros 25 Estados e o Distrito Federal. A entrega da medalha será no período de 15 a 18 de agosto, em Fortaleza (CE), durante a abertura da 72ª Semana Oficial de Engenharia e da Agronomia.
Atendendo convite do governador do Estado do Mato Grosso do Sul e cooperado da Coamo em Maracaju, Reinaldo Azambuja, o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini acompanhado dos superintendentes Antonio Sérgio Gabriel (Administrativo), Alcir José Goldoni (Comercial) e Divaldo Correa (Industrial) participou de audiência dia 16 de março com a equipe de governo. A comitiva da Coamo foi recepcionada pelo governador Azambuja e secretários Márcio Campos Monteiro (Fazenda), Eduardo Corrêa Riedel (Governo e Gestão Estratégica) e Jaime Verruck (Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico).
O governador parabenizou a Coamo pelo desempenho em 2014 e atuação no Estado, e apresentou à comitiva as potencialidades e os incentivos que oferece nas áreas de infraestrutura e fiscal visando futuros investimentos no Mato Grosso do Sul. Azambuja sugeriu a Gallassini a verticalização das atividades tendo em vista os volumes de produção recepcionados nos armazéns da cooperativa no Estado. Informou também sobre os incrementos que serão feitos nos modais de transporte e o potencial de crescimento econômico para os próximos anos, baseado no incremento comercial e na aplicação de recursos em infraestrutura.
O presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, agradeceu a recepção e cordialidade, apresentou os resultados da cooperativa em 2014 e disse que irá analisar as propostas e viabilidades econômicas para novos investimentos. “Mato Grosso do Sul é um Estado pujante e importante para a economia do nosso país e o governador é cooperado da Coamo na região de Maracaju. Estamos há 11 anos no Mato Grosso do Sul e satisfeitos com a participação dos nossos mais de 2,2 mil cooperados.” Segundo o presidente da Coamo, a cada safra são maiores os volumes de produção entregues pelos produtores nas 11 unidades da cooperativa localizadas nos Municípios de Amambai, Aral Moreira, Laguna Carapã, Caarapó, Ponta Porã, Maracaju e Dourados.
No dia 1º de abril, a Ocepar realiza Assembleia Geral Ordinária (AGO), para prestar contas da atuação da entidade em 2014, bem como debater o planejamento de trabalho para 2015. As metas para o ano foram previamente discutidas nos Encontros de Núcleos realizados em cinco regiões do Paraná, estabelecendo diretrizes a serem trabalhadas pelo Sistema dentro do Plano Paraná Cooperativo Cem (PPCC), que pretende contribuir para que a movimentação econômica atinja a marca de R$ 100 bilhões nos próximos anos. Em 2014, as cooperativas paranaenses filiadas à Ocepar tiveram um faturamento de R$ 50,9 bilhões.
Durante a AGO, os cooperativistas também farão uma avaliação conjunta das dificuldades e desafios a serem superados pelo setor, diante do atual cenário de retração econômica do país.
A Assembleia marcará também o aniversário de 44 anos da entidade que atualmente representa 223 cooperativas abrangendo mais de 1 milhão de cooperados no Paraná. São gerados 78,8 mil empregos diretos, dos quais 6,8 mil abertos em 2014, englobando dez ramos econômicos. A AGO será na sede da entidade, em Curitiba.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.