Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 445 | Março de 2015 | Campo Mourão - Paraná

Fatos e fotos

REVISTA COAMO

“Mudanças, muitas vezes, são difíceis de serem colocadas em prática, mas necessárias. A transformação do jornal da Coamo em revista é algo importante e que dá início a uma nova fase no processo da cooperativa se comunicar com os cooperados. Uma ferramenta importante de prestação de contas das principais ações. Parabenizamos a diretoria e toda equipe de comunicação pela iniciativa em mudar, sem perder a essência, pois o conteúdo se mantém fiel à missão de levar a boa informação. Nessas mais de quatro décadas de existência, o jornal da Coamo se tornou um dos principais veículos de informação do cooperativismo brasileiro e agora, em novo formato, manterá essa tradição, com toda certeza”. João Paulo Koslovski, Presidente do Sistema Ocepar.

“Ficou muito boa a Revista Coamo, foi uma surpresa agradável quando cheguei na Unidade e vi a publicação. Sempre leio as notícias da Coamo para ficar bem informado. A cooperativa está de parabéns pelo novo produto.” Varcílio Kovalek, cooperado em Roncador.

SECRETÁRIOS NA COAMO

A diretoria da Coamo recebeu dia 13 de março a visita dos secretários estaduais Silvio Barros (Planejamento e Coordenação Geral), Douglas Fabrício (Esporte e do Turismo), o deputado estadual Márcio Nunes e o presidente da Codapar, Silvestre Dimas Staniszewski. Na oportunidade, Barros ouviu as demandas da cooperativa e conversou sobre os futuros investimentos estratégicos da Coamo, visando ações por parte do governo que possam criar um clima mais favorável para aumentar os investimentos na produção agrícola do Estado.

INDICAÇÃO A MEDALHA DO MÉRITO DO CONFEA

O engenheiro agrônomo Ricardo Accioly Calderari, diretor-secretário da Coamo, foi escolhido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), por meio da Câmara Especializada de Agronomia (CEA) para representar o Paraná no evento “Medalha do Mérito do Confea – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia- em 2015”. Ele irá concorrer juntamente com profissionais de outros 25 Estados e o Distrito Federal. A entrega da medalha será no período de 15 a 18 de agosto, em Fortaleza (CE), durante a abertura da 72ª Semana Oficial de Engenharia e da Agronomia.

VISITA AO GOVERNADOR DO MATO GROSSO DO SUL

Atendendo convite do governador do Estado do Mato Grosso do Sul e cooperado da Coamo em Maracaju, Reinaldo Azambuja, o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini acompanhado dos superintendentes Antonio Sérgio Gabriel (Administrativo), Alcir José Goldoni (Comercial) e Divaldo Correa (Industrial) participou de audiência dia 16 de março com a equipe de governo. A comitiva da Coamo foi recepcionada pelo governador Azambuja e secretários Márcio Campos Monteiro (Fazenda), Eduardo Corrêa Riedel (Governo e Gestão Estratégica) e Jaime Verruck (Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico).

O governador  parabenizou a Coamo pelo desempenho em 2014 e atuação no Estado,  e apresentou à comitiva as potencialidades e os incentivos que oferece nas áreas de infraestrutura e fiscal visando futuros investimentos no Mato Grosso do Sul.  Azambuja sugeriu a Gallassini a verticalização das atividades tendo em vista os volumes de produção recepcionados nos armazéns da cooperativa no Estado. Informou também sobre os incrementos que serão feitos nos modais de transporte e o potencial de crescimento econômico para os próximos anos, baseado no incremento comercial e na aplicação de recursos em infraestrutura.

O presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, agradeceu a recepção e cordialidade, apresentou os resultados da cooperativa em 2014 e disse que irá analisar as propostas e viabilidades econômicas para novos investimentos. “Mato Grosso do Sul é um Estado pujante e importante para a economia do nosso país e o governador é cooperado da Coamo na região de Maracaju.  Estamos há 11 anos no Mato Grosso do Sul e satisfeitos com a participação dos nossos mais de 2,2 mil cooperados.” Segundo o presidente da Coamo, a cada safra são maiores os volumes de produção entregues pelos produtores nas 11 unidades da cooperativa localizadas nos Municípios de Amambai, Aral Moreira, Laguna Carapã, Caarapó, Ponta Porã, Maracaju e Dourados.

OCEPAR REALIZA ASSEMBLEIA E DEBATE PLANEJAMENTO

No dia 1º de abril, a Ocepar realiza Assembleia Geral Ordinária (AGO), para prestar contas da atuação da entidade em 2014, bem como debater o planejamento de trabalho para 2015. As metas para o ano foram previamente discutidas nos Encontros de Núcleos realizados em cinco regiões do Paraná, estabelecendo diretrizes a serem trabalhadas pelo Sistema dentro do Plano Paraná Cooperativo Cem (PPCC), que pretende contribuir para que a movimentação econômica atinja a marca de R$ 100 bilhões nos próximos anos. Em 2014, as cooperativas paranaenses filiadas à Ocepar tiveram um faturamento de R$ 50,9 bilhões.

Durante a AGO, os cooperativistas também farão uma avaliação conjunta das dificuldades e desafios a serem superados pelo setor, diante do atual cenário de retração econômica do país.

A Assembleia marcará também o aniversário de 44 anos da entidade que atualmente representa 223 cooperativas abrangendo mais de 1 milhão de cooperados no Paraná. São gerados 78,8 mil empregos diretos, dos quais 6,8 mil abertos em 2014, englobando dez ramos econômicos. A AGO será na sede da entidade, em Curitiba.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.