Com o Programa de Incorporação de Argila Ativada em Tijolos, a Coamo conquistou o 22º Prêmio Expressão de Ecologia na categoria Educação Ambiental. A entrega do troféu “Onda Verde”, foi no dia 14 de agosto, durante o Fórum de Gestão Sustentável, em Florianópolis, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). O evento foi prestigiado por autoridades e lideranças, com a coordenação da Editora Expressão.
Divaldo Corrêa, superintendente Industrial da Coamo, recebeu o troféu das mãos de Rodrigo Coutinho, coordenador do Prêmio Expressão de Ecologia
O programa trata-se de uma forma sustentável de destinação de resíduos gerados em processos produtivos no parque industrial da cooperativa em Campo Mourão e contribui para a melhoria do desempenho ambiental.
Pelo programa, há mais de um ano a cooperativa destina a argila descartada do refino de óleo à olarias de vários municípios para a produção de tijolos.
De acordo com o tecnólogo Ambiental Maycon Rodrigues Gozer, do departamento de Direito Administrativo e Meio Ambiente da Coamo, na etapa de refino, que normalmente é feita por contato da argila com o óleo bruto, o resultado no final é óleo clarificado e uma torta de filtração contendo argila e as impurezas absorvidas, juntamente com um certo percentual de óleo retido. “Esta torta é descartada, seca ou úmida, por esta razão há um grande interesse em reduzir ou reaproveitá-la”, esclarece.
O produto final é a fabricação de tijolo contendo 3% da argila residual e de qualidade. “Ao ser incorporado na fabricação de tijolos, os componentes prejudiciais ao meio ambiente são neutralizados. Sem contar, que este programa da Coamo ultrapassou as fronteiras da preservação do meio ambiente, garantindo um produto mais resistente e tolerante a umidade, com uniformidade nos resultados”, diz Gozer.
O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Ricardo Soavinski, parabeniza a Coamo pelo Prêmio Expressão, que é a maior premiação ambiental do Sul do Brasil. “Parabéns pelo trabalho ambiental desenvolvido. É uma conquista também para o meio ambiente no Estado”, comenta.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.