No material que apresenta excelente produção, conteúdo e qualidade, o idealizador e presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, conta a origem da cooperativa, e relata alguns benefícios que ela disponibiliza aos associados. “A Coamo produz alimentos com vários produtos, e estamos aí para isso, para desenvolver alimentos cada vez melhor”, considera, em um dos temas abordados no audiovisual.
A série Ser Agro é Bom tem o objetivo de aproximar o campo da cidade e valorizar o papel da agricultura como agente de mudança e propulsor da economia. A Bayer apresenta a série nas suas redes sociais, a fim de contar um pouco das histórias dos agricultores e das cooperativas, e desmistificar o processo produtivo dos alimentos e valorizar a cadeia agrícola, que muitas vezes passa despercebido aos olhos (e ao paladar) da população. “O projeto mostra que a agricultura está no sangue de muitas famílias brasileiras e que o cuidado com a terra é um compromisso de todos. Comunicar o agronegócio e transmitir à população urbana a relevância do produtor rural, é valorizar este trabalhador, que se empenha de sol a sol, o ano inteiro, correndo riscos, percorrendo lavouras e se esforçando para que da terra germine o nosso alimento”, aponta Paulo Pereira, diretor de Comunicação Corporativa da Bayer no Brasil.
CADASTRO DO PRODUTOR RURAL |
A Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná (SEFA/PR) informa que os produtores rurais deverão inscrever ou fazer a atualização caso tenha ocorrido alguma alteração nos dados cadastrados junto ao Cadastro de Produtor Rural (CAD/PRO). Os dados dos agricultores devem ser informados junto às prefeituras municipais. O cadastro é obrigatório para emissão de notas fiscais de produtor. A inscrição ou a atualização do documento deverá ser requerida no setor de Nota Fiscal do Produtor das prefeituras, conforme disposto na Norma de Procedimento Fiscal nº 031/2015, que instituiu o CAD/PRO.
Para a atualização do cadastro, o produtor deverá apresentar os seguintes documentos: matrícula de cada propriedade atualizada (máximo 30 dias); declaração completa do ITR/17, CCIR (antigo Incra) Exercício 2013/2014/2015/2016/2017; comprovante de residência (se residir fora da propriedade) e documentos pessoais.
Segundo a Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná “o Sistema Produtor Rural visa a padronização do cadastro do agricultor, bem como do modelo de nota fiscal a ser utilizado, resultando, dentre outros fatores, em melhoria da qualidade das informações sobre a comercialização dos produtos primários no Estado do Paraná”.
Para mais informações, os produtores rurais deverão procurar o setor de Nota Fiscal do seu respectivo município.A história da Coamo é contada no novo vídeo da série Ser Agro é Bom, da Bayer, lançado no dia 20 de abril, em evento realizado pela empresa com a Coamo. A série tem o objetivo de valorizar o produtor rural e parceiros, e humanizar a agricultura. O vídeo apresenta a participação dos cooperados Alcides Brunetta e Giovana Brunetta – pai e filha- de Mamborê, e Emílio Magne Guerreiro Júnior, de Campo Mourão.
|
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.