Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 479 | Abril de 2018 | Campo Mourão - Paraná

CREDICOAMO

PARCERIA VENCEDORA COM A SWISS RE

Diretoria e gerentes da Credicoamo e da Via Sollus com executivos da Swiss Re  Corporate Solutions

A Credicoamo é parceira há 11 anos da Swiss Re Corporate Solutions - uma das maiores companhias de seguros no mundo, que opera em mais de 30 países. Com a cooperativa de crédito e a Via Sollus, a Swiss Re já operacionalizou 11 safras, beneficiando milhares de produtores associados e mais de 25 mil apólices com importância segurada superior a R$ 4 bilhões.

Recentemente, a diretoria da Credicoamo recebeu diretores da companhia em visita para estreitar o relacionamento e avaliar os trabalhos realizado. O CEO Corporate Solutions Brazil da Swiss Re, Luciano Calabró Calheiros, revela a importância da parceria. “Desde 2008 estamos trabalhando com a Credicoamo e nesse período crescemos e acompanhamos o crescimento da cooperativa, que é  referência em nossa carteira.” 

Para Calheiros, a Credicoamo é um parceira inovadora que visa sempre atender melhor às necessidades dos seus associados.  “Trabalhamos em conjunto, buscando soluções que atendam o que o cooperado precisa, e entre esses desafios já demandados, cito o seguro receita, o seguro produtividade do agricultor e o seguro talhão, que foram projetos pilotos desenvolvidos e aprovados de forma pioneira no país com a Coamo e a Credicoamo, que depois foram consolidados aos usuários em outras regiões do Brasil.” Ele também reforça a importância do seguro agrícola. “É uma modalidade que cresce mais que o mercado do segurado no Brasil, ou seja, a consciência do produtor nos leva a crer, que de fato é um produto que traz valor para  a operação do homem do campo, e sendo o Brasil um país voltado ao agronegócio, temos certeza que o papel que a Credicoamo é muito significativo dentro da nossa carteira.”

“O produtor está sempre preocupado com o manejo da lavoura, mais existe um fator que ele não pode controlar que é o fator climático. Então, quanto mais estudamos e nos aprofundamos, entendemos que de fato o seguro é um mecanismo de mitigação e permite que o cooperado tenha uma previsibilidade maior do seu faturamento e rentabilidade. Essa visão da Coamo e da Credicoamo de transmitir isso ao seu cooperado, com visão de longo prazo, é o que faz a diferença ” afirma Calheiros.

Quanto às perspectivas para o mercado de seguros, ele diz que atualmente existe um limitador, que é a subvenção. “Ano após ano, o governo vem diminuindo a parcela de subvenção para o seguro agrícola e isso traz o desafio de encontrar soluções, ou seja, produtos que possam ser adquiridos pelos produtores com condição competitiva, sem necessariamente depender de subvenção. Então, vamos partir para produtos inovadores e não só com o produto tradicional.”

Segundo o dirigente da Swiss Re, a visão da Credicoamo na concessão de crédito e apoio financeiro ao cooperado oferece uma condição diferenciada. “A Coamo por meio da Credicoamo conseguiu construir uma proposta vencedora que agrega muito e que a torna uma cooperativa diferenciada no Brasil. Temos usado a operação da Coamo com a Credicoamo como um caso de sucesso para ser replicado em outros países, inclusive."

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.