|
Em Juranda (PR), foi realizada mais uma edição do Mulher Atual |
|
Josirene Pelegrina: “O curso proporciona ferramentas maravilhosas para a nossa vida." |
|
Sonia Toniato: “Estou atualizada e por dentro de tudo que envolve o meio produtivo rural." |
|
Marly Szeremeta: “Quem não fez ainda vá atrás. O Mulher Atual foi em um momento significativo para mim.” |
As mulheres estão ocupando mais espaços e assumindo papéis de liderança no ambiente produtivo rural. Essa é uma vontade cada vez mais evidente no público feminino. Além disso, elas são interessadas e buscam se qualificar para sempre aprimorar o seu trabalho. Por esta razão, cursos como o Mulher Atual, promovido pela Coamo em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem no Campo (Senar/PR), têm ganhado força e mais adeptas. Na área de ação da Coamo no mês de novembro foram oito turmas concluídas nos municípios de Juranda (Centro-Oeste do PR), Pinhão, Goioxim (Centro-Sul do PR), Palmital, Boa Ventura de São Roque, Pitanga (Centro do PR) e Dois Irmãos (Oeste do PR).
O Mulher Atual encanta as participantes pois traz um conteúdo no âmbito da vida da mulher, desenvolvendo aptidões e habilidades, estimulando o crescimento pessoal e profissional e despertando o espírito de liderança em cada uma delas. É uma oportunidade de transformação, para que as mulheres do campo se tornem mais atuantes e participativas nas atividades econômica e agropecuária.
Josirene Aparecida de Carvalho Pelegrina, de Juranda, diz que é uma nova mulher após participar do Mulher Atual. “O curso nos proporciona ferramentas maravilhosas para a gente levar para nossa vida. Como o próprio nome diz, são informações que visam manter a mulher atualizada. Eu indico para todas as mulheres, independente da idade, pois além de todo esse conhecimento que recebemos, saímos da nossa zona de conforto e nos relacionamos com mulheres diferentes, com histórias diferentes que nos enriquecem com suas experiências.”
Outra participante do curso em Juranda foi Marly Ladchuk Paula Szeremeta. Para ela o Mulher Atual foi crucial em sua vida. “Quem não fez ainda vá atrás. O Mulher Atual foi em um momento significativo para mim, em que eu estava com depressão. Hoje, estou emocionada, pois foi muito importante estar aqui”, revela.
Para Sonia Hirme de Souza Toniato, de Juranda, é preciso estar sempre aberta ao conhecimento e às mudanças. “Não podemos ficar parados. No meu caso aprendi muito nesse período. Eu estava há três anos parada. Era professora e quando me aposentei fiquei desatualizada. Com o Mulher Atual estou atualizada e por dentro de tudo que envolve o meio produtivo rural. Fez bem para a minha vida pessoal e familiar.”
Segundo o gerente da unidade de Juranda Vagner Custódio o Mulher Atual está alinhado ao que a Coamo preconiza. “A mulher vem se destacando no agronegócio e a Coamo vendo todo o potencial e interesse delas têm viabilizado a realização de diversos cursos, não somente o Mulher Atual, mas outros eventos técnicos também. Em Juranda temos um público feminino bastante participativo e isso fortalece o trabalho no campo. Quando a família trabalha unida o sucesso é consequência.”
Programação
O Mulher Atual é realizado em dez encontros semanais de oito horas cada, onde são abordados aspectos culturais, emocionais, profissionais, sociais e ambientais.
|
|
Participantes durante o curso realizado por meio de parceria entre a Coamo e o Senar/PR |
Formandas com representantes do Senar/PR e da Unidade da Coamo, em Juranda |
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.