Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 525 | Junho de 2022 | Campo Mourão - Paraná

SEGUNDA SAFRA

MILHO FAVORECIDO PELO CLIMA E MANEJO

A segunda safra de milho já está sendo colhida na área de ação da Coamo. A expectativa com a produção é a melhor possível. Confira na próxima edição da Revista Coamo reportagem sobre o resultado da safra

Se por um lado os resultados com a colheita da última safra de verão não foram agradáveis na maioria das regiões produtoras, em razão da longa estiagem que afetou a produtividade das lavouras de soja, principalmente. Por outro a expectativa com o milho de segunda safra é a melhor possível na área de ação da Coamo.

O cereal começa a ser colhido em algumas regiões já com boas médias de produção, contudo os maiores volumes são esperados para a segunda quinzena do mês de julho, segundo o engenheiro agrônomo Edson Carlos dos Santos, coordenador de Suporte e Assistência Técnica da Coamo. “Esperamos uma ótima safra e até recorde de produção. Isso se deve muito ao investimento feito pelos produtores, pela época de plantio e o clima favorável, com precipitações melhores do que anos anteriores”, explica Santos.

O agrônomo revela também que um dos pontos desfavoráveis da safra foi a incidência da cigarrinha. Porém, esclarece que a assistência técnica da Coamo e os produtores foram eficientes no manejo da doença. “Tivemos um manejo assertivo por parte do nosso corpo técnico e cooperados. Uma decisão iniciada na escolha do híbrido, optando pelos mais tolerantes a cigarrinha”, elogia.

Outro aspecto destacado por Edson Santos é a qualidade do grão, que até o momento, conforme ele, estão nas melhores condições possíveis. Condição que faz o técnico acreditar não haver problemas futuros com o cereal. “Quem fez um bom investimento, escolhendo um bom híbrido com bom manejo certamente colherá bons frutos”, afirma o agrônomo, prevendo uma colheita de pelo menos 30% a mais que a safra anterior.

TRIGO EM BOM DESENVOLVIMENTO NO CAMPO

Assim como o milho, o trigo pode ter bom rendimento neste inverno, a julgar pelo desenvolvimento da cultura, que está em fase final de plantio nas regiões produtoras. Cerca de 80% do cereal já está plantado e a maior parte em fase de desenvolvimento vegetativo. “O clima vem sendo favorável também para esta cultura, aliado a tecnologia e manejos adotados pelos produtores, da mesma forma que ocorreu com o milho. É uma cultura importante para o sistema de produção e rentável para o bolso do produtor”, comenta.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.