Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 540 | Outubro de 2023 | Campo Mourão - Paraná

INDUSTRIALIZAÇÃO

POR DENTRO DA INDÚSTRIA DE RAÇÕES

Equipamentos de última geração integram a nova fábrica Coamo

Linha de rações conta com produtos para a alimentação de ruminantes (bovinos de leite e gados de corte), equinos, suínos, aves, peixes e linha pet para cães e gatos

Seis mil metros quadrados de área construída, 34 metros de altura e capacidade produtiva de 200 mil toneladas de rações por ano. Este é o tamanho da nova indústria da Coamo. Para fabricar os produtos de qualidade são utilizados os equipamentos mais modernos existentes no mercado. As máquinas principais, que transformam os grãos em ração, são desenvolvidas por fornecedor suíço e importados pela Coamo. 

A linha de rações Coamo conta com produtos para a alimentação de ruminantes (bovinos de leite e gados de corte), equinos, suínos, aves, peixes e linha pet para cães e gatos. Valmir Schneider Guedin, gerente da indústria de rações Coamo, comenta que a planta industrial é verticalizada. “A verticalização otimiza o consumo de energia elétrica e reduz a movimentação da matéria-prima e mão de obra. Essa característica de projeto favorece a operação da indústria, ocupando menos espaço, aproveitando a altura para o transporte de produtos por gravidade”, comenta. 

No quesito tecnologia, segundo ele, a indústria da Coamo se diferencia das outras do segmento, pois está empregada a mais moderna disponível. “Esses equipamentos incluem peletizadoras, extrusoras, moinhos, misturadores, além de toda a malha de automação industrial da Indústria 4.0. Isso permite a análise, rastreamento e controle digital de todos os processos.” 

O gerente acrescenta que são utilizados softwares específicos para o planejamento da produção e automação industrial para controle dos processos, garantindo rastreabilidade total. Guedin destaca que a moderna estrutura melhora a produtividade e a qualidade dos produtos. “A alta tecnologia dos equipamentos garante a consistência na produção, sem a necessidade de substituição de ingredientes, resultando em rações de excelente qualidade e uniformidade”, afirma. 

Essa estrutura moderna, conforme Valmir, reflete diretamente na qualidade do produto entregue aos cooperados. “Toda a estrutura, aliada à tecnologia de ponta, garante a produção de rações de alta qualidade. Todo o processo, desde a escolha da semente até o processamento na indústria, visa maximizar os resultados para os cooperados.”

As rações são produzidas com matérias-primas de alto padrão que potencializam a saúde animal, geram estabilidade de consumo e alta digestibilidade dos alimentos, tendo em sua composição ingredientes produzidos pelos próprios cooperados, como milho, soja e trigo.

Valmir Schneider Guedin, gerente da indústria de rações Coamo, comenta que a planta industrial é verticalizada

Estrutura moderna reflete diretamente na qualidade do produto entregue aos cooperados

Médico veterinário, Renato Roque Mariani Junior, coordenador de Suporte Técnico de Rações Coamo, explica que na estrutura laboratorial da indústria são analisados tanto a matéria-prima utilizada na fabricação quanto o produto entregue aos cooperados

O médico veterinário, Renato Roque Mariani Junior, coordenador de Suporte Técnico de Rações Coamo, explica que na estrutura laboratorial da indústria são analisados tanto a matéria-prima utilizada na fabricação quanto o produto entregue aos cooperados. “Para esses itens, analisamos proteínas, amido, energia e fibras. O mesmo processo é aplicado ao produto final, onde realizamos análises de proteína, energia, fibras e amido. Além disso, avaliamos a quantidade de energia disponível para os animais”, diz. 

No aspecto microbiológico, são analisadas todas as matérias-primas para garantir conformidade com as normas sanitárias para os animais. Uma estrutura moderna e tecnológica é crucial para assegurar a qualidade das ações. “Esses equipamentos garantem a consistência na produção do melhor produto acabado, proporcionando não apenas qualidade, mas também a quantidade adequada de amido, devidamente gelatinizado, estabelecendo um padrão que resulta em excelência zootécnica no campo.” 

Conforme Renato, para que uma ração alcance toda a qualidade possível, é necessário seguir padrões rigorosos durante todo o processo. “Então, é isso que esses equipamentos proporcionam. Eles garantem que a matéria-prima de alta qualidade passe por processos controlados de temperatura, vapor e umidade, resultando em um produto de excelência para os cooperados e, consequentemente, uma melhor produção animal.”

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.