Seis mil metros quadrados de área construída, 34 metros de altura e capacidade produtiva de 200 mil toneladas de rações por ano. Este é o tamanho da nova indústria da Coamo. Para fabricar os produtos de qualidade são utilizados os equipamentos mais modernos existentes no mercado. As máquinas principais, que transformam os grãos em ração, são desenvolvidas por fornecedor suíço e importados pela Coamo.
A linha de rações Coamo conta com produtos para a alimentação de ruminantes (bovinos de leite e gados de corte), equinos, suínos, aves, peixes e linha pet para cães e gatos. Valmir Schneider Guedin, gerente da indústria de rações Coamo, comenta que a planta industrial é verticalizada. “A verticalização otimiza o consumo de energia elétrica e reduz a movimentação da matéria-prima e mão de obra. Essa característica de projeto favorece a operação da indústria, ocupando menos espaço, aproveitando a altura para o transporte de produtos por gravidade”, comenta.
No quesito tecnologia, segundo ele, a indústria da Coamo se diferencia das outras do segmento, pois está empregada a mais moderna disponível. “Esses equipamentos incluem peletizadoras, extrusoras, moinhos, misturadores, além de toda a malha de automação industrial da Indústria 4.0. Isso permite a análise, rastreamento e controle digital de todos os processos.”
O gerente acrescenta que são utilizados softwares específicos para o planejamento da produção e automação industrial para controle dos processos, garantindo rastreabilidade total. Guedin destaca que a moderna estrutura melhora a produtividade e a qualidade dos produtos. “A alta tecnologia dos equipamentos garante a consistência na produção, sem a necessidade de substituição de ingredientes, resultando em rações de excelente qualidade e uniformidade”, afirma.
Essa estrutura moderna, conforme Valmir, reflete diretamente na qualidade do produto entregue aos cooperados. “Toda a estrutura, aliada à tecnologia de ponta, garante a produção de rações de alta qualidade. Todo o processo, desde a escolha da semente até o processamento na indústria, visa maximizar os resultados para os cooperados.”
As rações são produzidas com matérias-primas de alto padrão que potencializam a saúde animal, geram estabilidade de consumo e alta digestibilidade dos alimentos, tendo em sua composição ingredientes produzidos pelos próprios cooperados, como milho, soja e trigo.
|