Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 540 | Outubro de 2023 | Campo Mourão - Paraná

SEGURANÇA

Credicoamo participa de campanha contra fraudes e golpes financeiros

Se tentarem te dar um golpe, você sabe reconhecer os sinais? Seus amigos e familiares sabem?

Só no último ano, mais de oito milhões de brasileiros foram vítimas de algum tipo de golpe financeiro no país, um prejuízo estimado em mais de R$ 500 milhões. Ninguém está livre de ser a próxima vítima. Por isso, a Credicoamo está apoiando a Campanha de Prevenção a Fraudes #TEMCARADEGOLPE desenvolvida pela ABBC – Associação Brasileira de Bancos. Conheça algumas dicas de prevenção com informações sobre as principais estratégias que os criminosos têm usado para tentar roubar o seu dinheiro e de pessoas que você quer bem. 

Durante a vigência da campanha, a Credicoamo disponibiliza para seus associados e público geral as informações produzidas pela ABBC, por meio de seus canais de comunicação. Se atualize, envie para amigos, familiares e todos que precisam se informar. Se todo mundo ligar o desconfiômetro, vai ficar mais difícil para quem busca a vida fácil.

 

GOLPE DO BOLETO FALSO

Um exemplo de tentativa de golpe é o do boleto falso, que costuma ter características quase idênticas às de um boleto bancário verdadeiro, mas, se você fizer o pagamento, o valor vai parar nas mãos de criminosos. Com técnicas cada vez mais sofisticadas, basta uma distração para cair nessa. 


Saiba como se prevenir: 

- Fique atento aos detalhes do boleto e, antes de pagar, avalie se a cobrança faz sentido 

- Confira se a sequência numérica do código de barras está igual à da parte superior 

- Veja se os três primeiros dígitos representam o código do seu banco 

- Confirme se o valor total é o mesmo no código de barras e no valor do documento 

- Verifique se está em seu nome e escrito de forma correta 

- Desconfie de e-mails com remetentes desconhecidos, erros de português e digitação, geralmente empresas legítimas utilizam domínios próprios e personalizados 

- Procure emitir o boleto direto do site ou aplicativo oficial

 

CUIDADO COM AÇÕES DE CRIMINOSOS NO WHATSAPP 

Em um dos casos mais comuns, alguém finge ser funcionário de um banco, loja ou empresa, oferece alguma vantagem ou serviço, e avisa que vai enviar um código para confirmação. 

Só que, na verdade, esse é o código de verificação do seu WhatsApp e, se for compartilhado, sua conta é clonada, o criminoso acessa seus contatos e pede dinheiro em seu nome. 

Além da clonagem, tem o golpe do número ou perfil falso. O bandido cria um perfil fake de um amigo ou familiar seu, com fotos e informações tiradas das redes sociais e diz que aquele é seu novo número. Depois, fala que está passando por uma doença, necessidade financeira ou que sofreu um acidente para te convencer a transferir dinheiro. 


Saiba como se prevenir: 

- Ative a “verificação em duas etapas” no WhatsApp 

- Nunca forneça o código verificador recebido via SMS 

- Não clique em links suspeitos ou desconhecidos 

- Entre em contato pelos canais oficiais para confirmar a informação 

- Instale um o antivírus confiável no seu dispositivo móvel

COMPARTILHE ESSAS INFORMAÇÕES E PROTEJA QUEM VOCÊ QUER BEM

Atenção aos sinais e saiba como se proteger em temcaradegolpe.com.br 

Uma campanha ABBC – Associação Brasileira de Bancos e apoio Credicoamo Crédito Rural Cooperativa.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.