A maioria dos brasileiros ama um cafezinho e, por isso, essa bebida está na mesa de milhares de lares no país diariamente. Na Coamo, esse grão faz parte dos produtos industrializados pela cooperativa. Desde os cooperados aos funcionários da cooperativa, todos se dedicam para que esse produto chegue com qualidade ao consumidor final e agrade aos mais exigentes paladares.
O cuidado para produzir um café de qualidade inicia lá no campo. O cooperado Paulo Sérgio Michaliszyn, da Coamo em Ivaiporã (Centro-Norte do Paraná), é apaixonado pelo grão e canaliza toda sua paixão para produzir uma matéria-prima de qualidade. “Conseguimos tirar a melhor bebida, pois estamos produzindo com qualidade. É lógico que precisa ser numa área onde o clima é favorável. O café não pode ser produzido em qualquer lugar.”
O cultivo de café faz parte da vida de Paulo desde 1994, ano que ele adquiriu a primeira propriedade, de dois alqueires, e que tinha plantio de café. Vai fazer 30 anos que ele cultiva café, e nesse tempo a cultura o ajudou a evoluir no campo. Hoje já são mais de 40 alqueires de terra. “Tudo começou com o café. É uma alternativa de diversificação de atividade muito importante porque quando as outras culturas estão ruins, o café consegue manter as contas em dia”, comenta.
|