Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 459 | Junho de 2016 | Campo Mourão - Paraná

SAÚDE

INVERNO FAVORECE DOENÇAS, saiba como se proteger

Junto com o frio dos últimos dias, chegam também as doenças respiratórias. Resfriados, gripes, rinites e tantas outras “ites” atacam mais no inverno. Para se proteger delas, o otorrinolaringologista Richard Voegels e a pediatra Ana Escobar dão dicas sobre os cuidados a serem tomados quando o tempo muda. 

Os médicos destacaram também a importância de receber a vacina contra a gripe anualmente – no país, em campanha nacional em todos os postos de saúde. 

Segundo os especialistas, o organismo geralmente combate sozinho todos esses problemas respiratórios. Em cinco a sete dias, elimina os vírus ou bactérias, com a ajuda de muita hidratação, alimentação balanceada e repouso. 

Um sinal de que as doenças podem ter se agravado é apresentar secreções espessas, amareladas ou esverdeadas no nariz ou no ouvido, ou ainda pontos de pus na garganta, o que exige procurar um médico logo. Febre alta e prolongada também precisa de atenção.


COMO O CORPO É ATACADO 

Todo o nosso sistema respiratório é coberto por uma mucosa com cílios. O frio paralisa esses pelinhos, cuja função é varrer os invasores para fora. 

Com os cílios paralisados, os micro-organismos entram no corpo humano e, dependendo de onde se instalam, causam um tipo diferente de infecção. Assim, em uma mesma casa, um vírus pode se alojar no ouvido de uma criança (causando otite) e na faringe da mãe (provocando faringite).

Lugares abertos e ventilados são mais indicados nos dias frios, porque evitam a concentração de vírus e bactérias. Portanto, evite locais fechados e sem ventilação. Abra as janelas do ônibus, não deixe as crianças confinadas e ponha a casa para arejar. É melhor se agasalhar e ficar ao ar livre do que protegido e mais exposto a doenças. 

Além dessas medidas, retire o excesso de água do cabelo antes de sair no frio. Cerca de 80% do calor é eliminado pela cabeça. Com o cabelo molhado, você perde calor muito rápido. Ocorre, então, uma vasoconstrição e o sangue foge das mucosas, dificultando o trabalho dos cílios que varrem os vírus e bactérias.

Fonte: Bem Estar/Globo.com


10 DICAS PARA AFASTAR AS DOENÇAS DE INVERNO

  1. Mantenha as roupas de cama limpas especialmente os cobertores que costumam ser morada de ácaros;
  2. Retire o pó da mobília e limpe o chão com pano úmido, evitando o levantamento de poeira;
  3. Aproveite os dias de ensolarados para arejar a casa. O sol e o ar evitam que vírus e bactérias se proliferem;
  4. Evite o contato com a fumaça do cigarro;
  5. Use soro fisiológico nas regiões dos olhos e narinas, ele lubrifica a mucosa e evita irritação;
  6. Evite aglomerações de pessoas em lugares fechados e pouco arejados;
  7. Lave as mãos constantemente para evitar que vírus e bactérias se alojem nessa região;
  8. Beba muito líquido, mas evite as bebidas alcoólicas. Água e sucos são importantes para controlar a circulação sanguínea, composição das células, músculos e respiração;
  9. Não use carpetes e cortinas no quarto de pessoas alérgicas, pois eles favorecem o aparecimento de ácaros;
  10. O meio mais efetivo para evitar as doenças do inverno são as vacinas. A antigripal confere imunidade por cerca de um ano e a vacina contra pneumonia pode proteger por cinco anos. No caso dos idosos, a vacina antigripal é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e distribuída gratuitamente pelo governo federal.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.