Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 459 | Junho de 2016 | Campo Mourão - Paraná

DICA DO CAMPO

Aprendendo mais sobre... CHICÓRIA

Também conhecida como escarola

A chicória, também conhecida como escarola, é originária da Índia e pertence à família Asterácea, como a alface, alcachofra, e o almeirão. A chicória constitui uma importante fonte de vitamina A, complexo B, C e D e de sais minerais. É de baixo valor calórico, sendo excelente para usar em dietas de emagrecimento.


COMO PLANTAR

Desenvolve-se melhor em temperaturas entre 12 e 22 ºC. Suportam frio de até 7 ºC. Em temperaturas acima de 25 ºC as folhas ficam grossas, menores e a planta floresce com grande facilidade. 

Cultivares: Lisa-de-coração-cheio e Crespa-de-Ruffec, ambas para plantio em condições de clima ameno, entre 15 e 22 ºC. 

Época de plantio: março a julho. Em regiões de clima ameno, o ano todo. 

Semeadura: nas sementeiras, em pequenos sulcos de 1 cm de profundidade, espaçados de 10 cm. Usam-se 2 a 3 g de sementes por metro quadrado. Cada grama contém 900 a 1.000 sementes.

A alface pode ser semeada diretamente no canteiro para posterior raleação. 

Transplantio: Quando as mudas estiverem com 2 ou 5 folhas e aproximadamente 10 cm de altura, escolhendo-se as melhores mudas. 

Espaçamento: as mudas devem ser transplantadas a uma distância de 30 cm x 30 cm.

Adubação em cobertura: mais ou menos 25 dias após o transplante faz-se a adubação em cobertura com 30 g de sulfato de amônio ou 15 g de uréia por metro quadrado. 

Irrigação: na sementeira, duas vezes por dia. Nos canteiros definitivos, diariamente. 

Colheita: entre 40 e 60 dias depois da semeadura pode-se começar a colheita das plantas mais desenvolvidas.


COMO COMPRAR

A chicória pode ter a folha lisa ou crespa. As folhas devem estar com aspecto de produto fresco, ou seja, brilhantes, firmes, sem áreas escuras e sem folhas murchas. As folhas externas são de cor verde mais escuro do que as folhas internas. Para escolher a chicória, não é preciso apertá-la entre os dedos, amassá-la ou quebrar as suas folhas. Devese selecioná-la com cuidado, pelo seu aspecto, evitando, por respeito aos outros consumidores, pegar em todas as unidades que estão à venda. 


COMO CONSERVAR

A chicória perde qualidade rapidamente depois de colhida. Fora da geladeira pode ser mantida por 1 dia com a parte de baixo dentro de uma vasilha com água ou dentro de saco de plástico aberto, em local bem fresco. Em geladeira, deve ser mantida em saco de plástico fechado ou em uma vasilha de plástico tampada, retirando-se as folhas à medida que estas forem sendo consumidas por até 3 dias. Depois de picada, a chicória deve ser mantida em saco de plástico ou em vasilha de plástico tampada. A chicória não deve ser congelada crua. Entretanto, pode ser congelada cozida. Após cozinhá-la, deve-se apertar bem as folhas para escorrer a água. Depois, a chicória deve ser colocada dentro de um saco de plástico, do qual se retira o ar com uma bombinha de vácuo e em seguida, congelada, por até 3 meses. Posteriormente deve ser descongelada de acordo com a receita.


COMO CONSUMIR

Na forma de saladas a chicória crua substitui a alface. Também pode ser consumida refogada, em omeletes, sopas e tortas. Deve-se preferencialmente adicionar a chicória quando o prato estiver quase pronto, para evitar seu cozimento excessivo. Quando a chicória for consumida crua, é fundamental lavar e higienizar as folhas antes de consumi-las para eliminar microorganismos que possam estar nas folhas e causar doenças sérias. Deve-se lavar as folhas uma por uma em água corrente, e depois deixá-las de molho em água filtrada com desinfetante à base de cloro próprio para hortaliças, utilizando-se a dosagem e tempo indicados no rótulo. Em seguida, as folhas devem ser enxaguadas com água filtrada. Ao contrário do que muitos pensam, a solução à base de cloro e o vinagre não tem a função de retirar os resíduos de agrotóxicos ou de pesticidas, mas sim de eliminar microorganismos patogênicos presentes na superfície.


Fonte: Embrapa Hortaliças

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.