Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 527 | Agosto de 2022 | Campo Mourão - Paraná

CAPACITAÇÃO

MULHERES QUE SEMEIAM

Programa possibilitou às mais de 30 participantes troca de experiências e o despertar do sentimento de pertencimento às cooperativas e a preparação para a gestão rural

A Coamo iniciou em abril o curso “Mulheres que Semeiam” e seu encerramento foi no dia 13 de julho em Campo Mourão, reunindo as formandas em um evento com a presença das diretorias da Coamo e da Credicoamo. O programa possibilitou às mais de 30 participantes troca de experiências e o despertar do sentimento de pertencimento às cooperativas e a preparação para a gestão rural.

No total foram quatro módulos de quatro horas, com encontros mensais. “Em cada módulo abordamos um assunto diferente. É muito bom ver este interesse das mulheres, justamente porque elas são sedentas de conhecimento e fazem parte do sucesso do cooperativismo e do agronegócio”, explica a professora do curso, Mariely Biff, consultora em Sucessão Familiar.

O curso faz parte do programa “Coamo + Mulher” nas atividades do cooperativismo. O assessor de Cooperativismo da Coamo, José Ricardo Pedron Romani, diz que o propósito é desenvolver, integrar e capacitar as participantes na gestão e na produção das atividades da propriedade. "Foram aplicados conteúdos viáveis, além de promover integração entre as cooperadas e a partilha das experiências, colaborando para fortalecer o relacionamento com a cooperativa.”

Elaine Pereira dos Santos, de Campo Mourão, diz que o curso abriu seus horizontes. “Após participar, percebi que sou capaz de muitas coisas que eu pensava não ser. Foi um momento de autoconhecimento, descoberta e muita informação.”

Margareth Borsato Mottin, também de Campo Mourão, diz que todas as informações obtidas no curso foram importantes para seu desenvolvimento. “Eu achei o conteúdo do curso muito válido, principalmente, pela questão de sucessão familiar. Precisamos pensar no futuro para que não se desfaça amanhã o que construímos hoje”, afirma.

O presidente dos Conselhos de Administração da Coamo e da Credicoamo, José Aroldo Gallassini, destaca a importância delas para o sucesso das cooperativas. “É muito bom ver essa presença feminina atuante no cooperativismo. Já são mais de 1.600 mulheres cooperadas na Coamo e na Credicoamo, e o nosso papel é esse, treinar os cooperados para as boas práticas de gestão e sucessão”, considera Gallassini.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.