Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 529 | Outubro de 2022 | Campo Mourão - Paraná

INTERCOOPERAÇÃO

Semeando saúde e colhendo cuidado

Rodolfo Cesar Visoni Poliseli, presidente da Unimed Campo Mourão, e José Aroldo Gallassini, presidente dos Conselhos de Administração da Coamo e Credicoamo

A qualidade de vida dos cooperados sempre esteve entre as premissas da Coamo. Diante disso, em 08 de novembro de 2002, a cooperativa lançou o Plano de Saúde Familiar Unimed Rural, um privilégio exclusivo dos associados da Coamo, Credicoamo e seus familiares. Além de ser um benefício, foi um marco cooperativista. “Estamos falando da confiança estabelecida entre o maior sistema cooperativo médico do mundo, o Sistema Unimed, por meio da singular de Campo Mourão, e da maior cooperativa agroindustrial da América Latina, com importância mundial no setor de produção agrícola, a Coamo”, afirma o presidente da Unimed Campo Mourão, Rodolfo Cesar Visoni Poliseli.

Com 20 anos dessa intercooperação, motivos para comemorar não faltam. “Essas duas décadas trabalhando juntos constitui o 6º princípio do cooperativismo: da intercooperação. Nesses anos, olhamos mutuamente para as reais necessidades de ambas as cooperativas. Nos preocupamos com o desenvolvimento sustentável dos nossos negócios, fortalecemos nossos vínculos e criamos possibilidades de crescimento – a considerar a parceria da Credicoamo com os médicos cooperados da Unimed Campo Mourão”, ressalta Poliseli.

Segundo o presidente do Conselho de Administração da Coamo, José Aroldo Gallassini, nesses anos de parceria, muitos casos graves de saúde foram atendidos pela Unimed. “São situações que sem um plano, o cooperado não teria condições de receber todo o atendimento necessário devido ao custo elevado que é um tratamento de saúde particular. E sabemos que o SUS tem as suas limitações.”

Para Gallassini, cuidar da saúde é o melhor investimento. “Essa parceria faz com que nossos cooperados e seus familiares possam ter um plano de saúde. Sem contar que, o cooperado Coamo tem acesso a todo o sistema Unimed, que está presente em 100% dos municípios do Brasil, sendo a maior e melhor operadora de plano de saúde do país. Vemos que deu resultado”, revela o Gallassini.

O presidente da Coamo diz que a Unimed criou um grupo grande de participantes do plano de saúde dela com a parceria com a Coamo. “Esses cooperados, inclusive, quando chegam numa idade mais avançada e passam a gestão da propriedade rural para os filhos, fazem questão de não pedir demissão da Coamo para continuar usufruindo dos benefícios.”

Paulo Colchon, superintendente da Unimed Campo Mourão; Airton Galinari, presidente Executivo da Coamo; Antonio Carlos Cardoso, vice-presidente da Unimed Campo Mourão; José Aroldo Gallassini, presidente dos Conselhos de Administração da Coamo e Credicoamo; Rodolfo Poliseli, presidente da Unimed Campo Mourão; e Alcir Goldoni, presidente Executivo da Credicoamo

De acordo com o presidente da Unimed proporcionar saúde àqueles que cuidam da terra é melhorar o desenvolvimento de toda a sociedade. “A Unimed Campo Mourão trabalha focada em oferecer o melhor às famílias cooperadas da Coamo: investimos na formação de nossos médicos, capacitamos constantemente nossos profissionais e estamos atentos às inovações de sustentabilidade e governança, no intuito de entregar qualidade na mesma medida que os cooperados, nos entregam. Assim, o compromisso nesses 20 anos de parceria, fundamentalmente, cuidar das famílias do campo como elas cuidam da gente”, destaca Poliseli.

Gallassini ainda acrescenta que já são três planos efetivados em parceria com a Unimed. "Para nós, isso é muito bom. É uma parceria que chamamos de intercooperação entre cooperativas no caso uma agrícola, que é a Coamo, e uma de saúde, que é a Unimed. É uma grande prestação de serviços para a saúde do nosso quadro social.”

Atualmente, são mais de 15 mil pessoas, entre cooperados Coamo e seus familiares, assistidas pela Unimed.

Edição de novembro de 2002 do Jornal Coamo destacou a parceria entre as duas cooperativas
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.