Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 546 | Maio de 2024 | Campo Mourão - Paraná

RAÇÕES COAMO

Rações Coamo aumentam eficiência da produção no campo

Produto está agregando desenvolvimento nas atividades dos cooperados

Família Beck trabalha com a piscicultura em Nova Santa Rosa (PR) e utiliza as Rações Coamo para tratar os peixes na propriedade
Lançada em setembro do ano passado, a linha de Rações Coamo vem confi rmando a alta performance produtiva nas diferentes espécies e categorias de animais. As rações são desenvolvidas por meio da pesquisa em nutrição equilibrada com ingredientes de qualidade e embasadas no conhecimento das necessidades produtivas de cada espécie e categoria animal, fornecendo toda a demanda diária de nutrientes para suprir a manutenção do organismo dos animais.
Os alimentos são produzidos com matérias-primas de alto padrão que potencializam a saúde animal, geram estabilidade de consumo e alta digestibilidade dos alimentos, tendo na composição ingredientes produzidos pelos próprios cooperados, como milho, soja e trigo.

Ricardo Beck trabalha com a piscicultura junto com a esposa Ivete e o filho Henrique
Ricardo Beck trabalha com a piscicultura junto com a esposa Ivete e o filho Henrique, em Nova Santa Rosa (Oeste do Paraná). Eles atuam na atividade há 16 anos, sempre buscando melhorias, se tecnificando cada vez mais e progredindo no campo. Cooperados da Coamo já há alguns anos, eles começaram a utilizar as rações no trato dos peixes depois da construção da nova fábrica. "As rações Coamo atendem a todas as nossas expectativas, oferecendo alta qualidade. Tem nos ajudado a alcançar nossos objetivos," comenta Ivete. Ela revela que mesmo com fatores climáticos adversos, como as altas temperaturas deste ano, a ração Coamo tem garantido boa conversão alimentar, o que, segundo ela, é um sinal da excelente qualidade do produto.

A família trabalha com piscicultura em duas propriedades: uma com 10 tanques e outra com 12 tanques, totalizando aproximadamente 1.500.000 de peixes. "Por semana, utilizamos cerca de 50 toneladas de ração", comenta Ivete. Ela destaca a qualidade das rações Coamo desde o início: "A cooperativa oferece rações para todas as fases dos peixes, desde as iniciais até juvenis, crescimento e terminação. A qualidade máxima em todos os aspectos é evidente, contribuindo para o desenvolvimento, conversão alimentar e sanidade dos peixes."


Família Beck com o médico veterinário, Diego Serafi m da Silva, da Coamo em Nova Santa Rosa (PR)

Ricardo revela que a piscicultura começou há 16 anos e tem uma grande importância na geração de renda da propriedade. "Iniciamos como uma opção de diversifi cação. Com o fortalecimento da piscicultura na região, começamos a investir visando o retorno financeiro. Continuamos trabalhando para aumentar a produção e está dando certo", relata.

Segundo ele, a parceria com a Coamo tem sido muito boa. "Testamos produtos de outras empresas, mas nenhuma se iguala às Rações Coamo. Mesmo com problemas climáticos, tratando com 60 ou 70% da tabela, a conversão dos peixes continuou excelente. Estamos muito contentes com essa ração," afirma o cooperado.

Henrique está no caminho da sucessão e trabalha com os pais na atividade agrícola. "Trabalhar na piscicultura é uma grande oportunidade. Gosto muito da atividade e vejo que está se desenvolvendo tanto no Paraná quanto no Brasil. É um setor que vai se fortalecer ainda mais nos próximos anos. O lançamento das Rações Coamo é uma grande ajuda para o produtor, permitindo melhores resultados," diz.

MARCOS MARCELO ROSLER é cooperado da Coamo e trabalha com produção de leite em Nova Santa Rosa. Ele está nessa atividade há 17 anos, logo que se casou, mas desde pequeno sempre teve contato com vacas. Ele realiza duas ordenhas diárias, alimentando os animais com silagem, pré-secado e Rações Coamo e notou uma significativa melhora na produtividade devido ao uso das novas rações, que foram bem aceitas pelas vacas.

Marcos Marcelo Rosler, de Nova Santa Rosa (PR), conta que teve um incremento na produção de leite com as Rações Coamo

Atualmente, Marcos produz cerca de 1.400 litros de leite por dia. Ele está investindo para aumentar a produção com o objetivo de alcançar 2.000 litros diários em um curto período. Para isso, adquiriu mais animais com alto potencial de produção. “A Ração Coamo tem sido uma aliada para melhorar a produção de leite. Houve um aumento na produtividade e estamos buscando melhorar ainda mais”, comenta.

A principal fonte de renda da família é o leite, por isso, Marcos sempre investe em novas tecnologias, cuida dos animais e realiza um manejo completo, contando com o acompanhamento veterinário da Coamo. No total, são cerca de 90 animais, dos quais 47 estão em lactação. O objetivo é chegar a 60 vacas em lactação.

Diego Serafim da Silva, médico veterinário da Coamo em Nova Santa Rosa, destaca que a pecuária é uma atividade importante na região Oeste do Paraná. Os cooperados conduzem de maneira profissional, sempre buscando novas tecnologias e investindo, enquanto a Coamo fornece os insumos necessários para impulsionar ainda mais essa atividade. “Nosso serviço técnico no campo proporciona ao produtor mais informações e tecnologia, tornando a atividade cada vez mais rentável. São produtores tecnificados com pensamento de crescimento e investimento contínuo. As Rações Coamo têm uma excelente aceitação, são de alta qualidade e entregam resultados, o que deixa os produtores muito satisfeitos”, comenta.

Marcos Marcelo Rosler, cooperado, Diego Serafi m da Silva, médico veterinário, e Marciliano Gonçalves de Oliveira Neto, técnico agropecuário da Coamo em Nova Santa Rosa

Ele ressalta que são realizados acompanhamento técnico que comprovam os bons resultados tanto na produção de leite quanto na piscicultura. “Os produtores demonstram grande satisfação com nossos produtos. A junção do nosso serviço técnico a campo com a qualidade das Rações Coamo garante mais rentabilidade para o produtor.”

O veterinário observa ainda que a piscicultura também é uma atividade importante no Oeste do Paraná, e as Rações Coamo vêm para agregar mais valor. “A Ração Coamo proporciona boa conversão alimentar, demonstrando a qualidade e os resultados prometidos desde o início”, frisa Diego.

SÉRGIO APARECIDO BOLDRIM, produtor de leite no município de São Pedro do Ivaí (Centro-Norte do Paraná), é cooperado da Coamo em Fênix. Ele trabalha com a atividade há mais de 20 anos e, nos últimos anos, tem investido em melhoria de genética, sanidade e nutrição dos animais. A produção de leite é a principal fonte de renda da propriedade. Ao todo, são 70 vacas, sendo 25 em lactação, produção diária de 450 a 470 litros.

As vacas são ordenhadas duas vezes por dia e recebem ração de lactação no cocho. Após a ordenha, elas ficam abrigadas em pastos divididos em piquetes. “As Rações Coamo foram muito bem aceitas pelos animais, que aumentaram a produtividade entre 20% e 30%. A ração se destaca por ser palatável e cheirosa, diferentemente de outros produtos que os animais rejeitavam devido ao cheiro forte”, comenta.

Além da genética e sanidade, a alimentação é um dos pilares da produção de leite, e ter uma ração de qualidade é de suma importância. "Se não der uma ração de qualidade, não produz leite", assinala o cooperado.

O médico veterinário Fernando de Souza Sidor, da Coamo em Barbosa Ferraz, que atende Sérgio, afirma que ele é um dos exemplos de aumento na produtividade após o uso das Rações Coamo. "Vários cooperados tiveram feedback positivo, e os animais não apresentaram problemas de adaptação ou rejeição da ração. Isso é fruto da boa formulação e dos ingredientes de qualidade que a cooperativa recebe dos cooperados, industrializa e devolve em forma de uma ração de excelente qualidade." 

Fernando de Souza Sidorm, médico veterinário, e Sérgio Aparecido Boldrim, cooperado
Fernando destaca que o aumento de produtividade relatado por Sérgio, de 20% ou mais, é comum entre os cooperados. "Nossa ração utiliza apenas ingredientes nobres, sem substitutivos, o que eleva o teor de energia e proteína digestível. Isso promove um aumento evidente na produção."
Além da produtividade, o veterinário ressalta a importância da sanidade dos animais. "Uma alimentação de qualidade ajuda a manter os animais mais saudáveis, permitindo que desempenhem todo o seu potencial genético, beneficiando não só a produção de leite ou carne, mas também a fertilidade."

Sérgio Aparecido Boldrim, produtor de leite em São Pedro do Ivaí (PR) e cooperado da Coamo em Fênix

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.