Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 546 | Maio de 2024 | Campo Mourão - Paraná

COOPERLÍDER FEMININO

Coamo e Credicoamo sediam Encontro Estadual de Lideranças Femininas

Participaram mais de 550 mulheres de 34 cooperativas do Estado, dos ramos agro, crédito e saúde. Evento foi promovido pelo Sistema Ocepar

Com o tema “O legado da mulher’”, a Coamo Agroindustrial Cooperativa e a Credicoamo Crédito Rural sediaram, em Campo Mourão, Centro-Oeste do Paraná, o Encontro Estadual de Líderes Femininas – Cooperlíder Feminino 2024. O evento começou na noite da quarta-feira (22/05) e seguiu até a manhã da quinta-feira (23/05). Participaram mais de 550 mulheres de 34 cooperativas do Estado, dos ramos agro, crédito e saúde. O evento é promovido pelo Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR).

A abertura do encontro contou com a presença do presidente dos Conselhos de Administração da Coamo e Credicoamo, José Aroldo Gallassini; presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken; presidente Executivo da Coamo, Airton Galinari; presidente Executivo da Credicoamo, Alcir José Goldoni; superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche; secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte; e da analista de Desenvolvimento de Cooperativas da OCB, Divani Ferreira.

O presidente dos Conselhos de Administração das cooperativas anfi triãs, Coamo e Credicoamo, José Aroldo Gallassini, na abertura oficial do evento, ressaltou a importância das mulheres no cooperativismo. “A participação feminina no campo está crescendo. Atualmente, 16% do quadro social da Coamo são mulheres. Elas estão participando ativamente das tomadas de decisões nas propriedades e esse trabalho da Ocepar, de reunir as líderes cooperativistas em um evento, é importante para o desenvolvimento das mulheres nas cooperativas”, comenta Gallassini.

José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar, apresentou números do cooperativismo paranaense e mostrou como uma cooperativa pode benefi ciar os sócios e a comunidade em que está inserida. “As cooperativas são empresas modernas, que crescem de forma sustentável. Geram desenvolvimento nas cidades que estão inseridas com ações que beneficiam milhares de famílias ligadas ou não diretamente às cooperativas, que têm vocação para a distribuição de renda”, destaca.

José Aroldo Gallassini, presidente dos Conselhos de Administração da Coamo e Credicoamo José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar Leandre Dal Ponte, secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa

Segundo Ricken, as mulheres estão se fortalecendo no cooperativismo. “A Coamo e a Credicoamo, por sediarem esse encontro, mostram que se preocupam com o público feminino e estimulam a participação delas nas ações das cooperativas. É um despertar pessoal e profi ssional de cada mulher. É emocionante e, ao mesmo tempo contagiante, ver a alegria delas ao participar de um evento como esse”, ressalta.

A secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, observa que o sistema cooperativista tem contribuído para o desenvolvimento do Paraná. “As cooperativas são a mais importante ferramenta para desenvolver a igualdade e justiça social e contribuem para o protagonismo das mulheres. O Sistema Ocepar é parceiro das ações da Secretaria em prol das mulheres, com políticas voltadas para as mulheres que vem cada vez mais conquistando seus lugares.”

A jovem Daniela Langer, de Dez de Maio, na região de Toledo (Oeste do Paraná), foi uma das representantes da Coamo que participou do encontro. Ela ressalta a importância de um evento com mulheres cooperativistas. "É muito importante trocar experiência com outras cooperadas. Muitas vieram de longe, assim conhecemos mais pessoas. É bom para o nosso desenvolvimento pessoal também, porque tenho a oportunidade de conhecer novas histórias,”

Cooperadas da Coamo e Credicoamo participantes do evento
Daniela tem 18 anos e participou da primeira turma do programa FuturoCoop. No encontro com as mulheres, ela subiu ao palco para falar sobre a importância do programa para o desenvolvimento dos novos cooperados. “É um curso para jovens, para a gente se desenvolver, defi nir as metas e os sonhos. Às vezes não é fácil a gente falar ‘vou querer fazer isso’, mas isso é um sonho, uma meta. O que farei daqui a 10 anos? Provavelmente eu vou estar aqui participando de um novo encontro com as mulheres.”
A cooperada Zilma Takada, de Engenheiro Beltrão (Centro-Oeste do Paraná), confi rma que as mulheres estão cada vez mais participando das cooperativas. “Elas começam ajudando o marido, os pais, e assim seguem. E estão cada vez mais se aperfeiçoando, querendo aprender mais. Comecei no agro há 22 anos e achava que não daria conta, mas hoje eu amo isso, adoro o que faço. Houve uma grande mudança nos últimos anos. As mulheres estão mais à frente das atividades.”

Fabiana Scaranzi falou sobre “Propósito e legado” Os Mentalistas apresentaram as “Escolhas Conscientes”
A programação contou com palestras e painéis com temas voltados para o protagonismo das mulheres. A jornalista Fabiana Scaranzi falou sobre “Propósito e legado”, Os Mentalistas apresentaram as “Escolhas Conscientes”; Mariely Biff abordou “Os desafios da sucessão”. Houve também um Talk Show com lideranças femininas das cooperativas e, por fim, Sidnei Oliveira palestrou o tema “Conflito de gerações”.

Talk Show com lideranças femininas das cooperativas

Daniela Langer, de Dez de Maio, na região de Toledo (PR) Cooperada Zilma Takada, de Engenheiro Beltrão (PR)

Mariely Biff abordou “Os desafios da sucessão” Sidnei Oliveira palestrou o tema “Conflito de gerações”

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.