Foram realizadas em Amambai, Caarapó e Dourados as formaturas das três primeiras turmas do programa FuturoCoop no Mato Grosso do Sul. Participaram um total de 54 adolescentes com idades entre 13 e 17 anos. O objetivo do programa é contribuir para o desenvolvimento destes jovens envolvidos com a cooperativa, evidenciando a força do cooperativismo dentro do agronegócio e preparando os futuros sucessores das propriedades.
Dividido em seis encontros de quatro horas, realizados uma vez por semana, durante os módulos, são abordados os seguintes temas: ‘Se conhecendo’; ‘Se descobrindo’; ‘Se desenvolvendo’; e ‘A importância das relações e de saber se comunicar e educação fi nanceira para o futuro’.
Meire Maciel é a instrutora responsável por acompanhar as turmas do programa. Ela diz que se sente privilegiada e grata em fazer parte desse programa tão importante para os adolescentes. “O intuito é contribuir para que os adolescentes, fi lhos e netos de cooperados, possam se conhecer, se descobrir e se desenvolver cada vez mais, entendendo melhor as suas escolhas. Comunicando-se de forma mais assertiva, conhecendo na prática a cooperativa e como funciona o cooperativismo. Desta forma, o legado da sua família terá sentido", comenta.
|