Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 546 | Maio de 2024 | Campo Mourão - Paraná

FORMAÇÃO

Coamo forma três turmas do FuturoCoop no MS

Foram realizadas em Amambai, Caarapó e Dourados as formaturas das três primeiras turmas do programa FuturoCoop no Mato Grosso do Sul. Participaram um total de 54 adolescentes com idades entre 13 e 17 anos. O objetivo do programa é contribuir para o desenvolvimento destes jovens envolvidos com a cooperativa, evidenciando a força do cooperativismo dentro do agronegócio e preparando os futuros sucessores das propriedades.

Dividido em seis encontros de quatro horas, realizados uma vez por semana, durante os módulos, são abordados os seguintes temas: ‘Se conhecendo’; ‘Se descobrindo’; ‘Se desenvolvendo’; e ‘A importância das relações e de saber se comunicar e educação fi nanceira para o futuro’.

Meire Maciel é a instrutora responsável por acompanhar as turmas do programa. Ela diz que se sente privilegiada e grata em fazer parte desse programa tão importante para os adolescentes. “O intuito é contribuir para que os adolescentes, fi lhos e netos de cooperados, possam se conhecer, se descobrir e se desenvolver cada vez mais, entendendo melhor as suas escolhas. Comunicando-se de forma mais assertiva, conhecendo na prática a cooperativa e como funciona o cooperativismo. Desta forma, o legado da sua família terá sentido", comenta.

Já foram formadas 21 turmas no Paraná e Mato Grosso do Sul. Segundo Meire, o comprometimento de cada um dos participantes nesse processo sempre surpreende. “Em todas as turmas até aqui, foi importante ver o quanto a família está presente e atuante na vida de seu fi lho. Isso faz toda a diferença. Quero também evidenciar todo o comprometimento da equipe da Coamo e de cada unidade onde estive, pois sem esse envolvimento nada aconteceria.”

Amanda Justino Inocêncio foi participante do FuturoCoop em Dourados. " Acredito que foi um curso que trouxe muito aprendizado para todos e que, com certeza, vai agregar valor à vida de todos futuramente, como bons e futuros cooperados."

Eúdy Donadon Secretti, também de Dourados, diz que o programa proporcionou um grande aprendizado. " Tivemos contato com pessoas que não conhecíamos, mas com as quais passamos a ter um grande vínculo. Neste momento, o que sinto é gratidão pela cooperativa ter disponibilizado esse curso para nós."

Dourados Caarapó
Isac de Araujo Santana, de Amambai, fala da experiência de participar do FuturoCoop. "Fui super bem recebido pelas pessoas que estavam liderando o curso. Se eu pudesse, faria novamente. Foi, sinceramente, uma ótima experiência para conhecer melhor a cooperativa e as pessoas que estão na administração. É um incentivo para nos prepararmos para a nossa vida profissional."
Karollyna da Silva Maram, de Caarapó, conta que durante o curso foi incentivada a explorar seus valores pessoais e refl etir sobre seu propósito, o que foi uma experiência extremamente enriquecedora. "Conhecer mais a fundo a Coamo, sua missão, visão e valores, me fez sentir ainda mais conectada e orgulhosa de fazer parte dessa equipe. Esse projeto impulsionou meu crescimento pessoal e profissional, e fortaleceu meu senso de pertencimento e compromisso com a Coamo.”

Amambai
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.