Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 546 | Maio de 2024 | Campo Mourão - Paraná

COAMO ALIMENTOS

Novidades na linha de alimentos da Coamo são apresentadas na Apas Show

Estande da Coamo recebeu um grande número de visitantes durante todos os dias da feira

Entre os dias 13 e 16 de maio, a Coamo participou de mais uma edição da Apas Show, a maior feira supermercadista do mundo e principal evento de comidas e bebidas das Américas. Realizado no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), o evento reúne as maiores empresas da cadeia produtiva nacional e internacional, sendo voltado para quem quer fazer negócios, estabelecer networking e acompanhar as novidades e lançamentos do setor varejista.

A relevância da Apas pode ser percebida em seus números, já que conta com cerca de 850 expositores, sendo 200 deles internacionais, gerando R$14 bilhões em negócios anualmente. Ao todo, mais de 135 mil pessoas passaram pela feira durante os quatro dias de evento, oportunizando novos negócios e fortalecimento das relações comerciais entre os participantes.

O diretor Comercial da Coamo, Rogério Trannin de Mello, destaca que a feira é importante para a cooperativa, pois possibilita a aproximação com os clientes, a exposição de novidades e produtos, bem como a geração de novos negócios que contribuem para o fortalecimento da linha alimentícia da cooperativa. “Parte expressiva da expansão comercial dos alimentos da Coamo se dá em feiras como essa. Foi aqui, em edições passadas, que nós abrimos mercado no Nordeste, então é estratégico participarmos destes eventos tanto pelo fortalecimento da marca quanto pela abertura de novos mercados”, destaca o diretor

Equipe da Coamo presente no Apas Show

Para atender a demanda deste grande evento, a Coamo conta com a participação de uma robusta equipe comercial que vai desde vendedores internos até representantes que atendem as redes varejistas de todo o país. O gerente Comercial da Coamo, Wagner Schneider, destaca que essas equipes aproveitam o período de feira para entender o comportamento dos clientes e concorrentes de mercado, além de estreitar laços com os parceiros da cooperativa. “Nós atendemos aqui grandes clientes, que vão desde grandes varejos, atacados, supermercados, distribuidores e indústrias de transformação. Então é uma excelente oportunidade para fortalecer a relação com esses clientes e avançar comercialmente”, salienta.

Esta participação ativa é reconhecida e valorizada pelos clientes e parceiros da Coamo. Um exemplo disso vem do estado de São Paulo, com o Grupo Ricoy, que há mais de duas décadas mantém relações comerciais com a cooperativa. “É uma parceria muito sólida que nós temos. Eventos como a Apas aproximam ainda mais as empresas, dando visibilidade para grandes marcas, como a Coamo, e espaço de bons negócios para as redes varejistas”, ressalta o comprador do Grupo Ricoy, Paulo Cesar da Silva Lira.

Com negócios girando na casa dos R$4 bilhões, a comercialização de alimentos pela Coamo representa 10% do faturamento global da cooperativa, sendo uma importante ferramenta de geração de renda e valorização para todo o quadro social. “Esse trabalho possibilita aos cooperados da Coamo a participação em mercados que não conseguiriam acessar sem o trabalho de industrialização e comercialização da cooperativa. O que está sendo feito aqui é a verticalização da produção do cooperado, onde nós conseguimos agregar valor à sua produção, participar de novos mercados e assim remunerar melhor o associado”, explica o presidente Executivo da Coamo, Airton Galinari.

UMA VIAGEM AO PASSADO

Neste ano, a Coamo contou com um estande de 207 metros quadrados para receber os clientes, parceiros e público em geral. No espaço foi preparada uma ambientação inspirada nos armazéns da década de 1950, onde sacos de juta, caixotes de madeira e balanças antigas reproduziam os modelos de varejo de secos e molhados que comercializavam grãos, artigos agrícolas, itens de bazar e alimentos.

Nelvir Rickli Junior, presidente do Supermercado Rickli, da região Campos Gerais (PR) Paulo Cesar da Silva Lira, do Grupo Ricoy, rede varejista de São Paulo

A ambientação proposta tinha como objetivo criar uma experiência diferenciada aos visitantes a fim de relembrar as raízes, a tradição, os valores e o sucesso da cooperativa na qualidade do atendimento e na humanidade do tratamento, além de prestar uma homenagem aos homens e mulheres do campo que construíram a história da Coamo.

“Um comércio como esse ajudou o país a crescer, assim como fez a Coamo nas suas fronteiras agrícolas. Quando a gente resgata isso, coloca a semente de soja, os grãos de trigo e café, tudo isso mostra que a origem no campo resulta na transformação da vida das pessoas, gerando produtos, alimentos, tecnologias e comodidade. Tudo isso em alinhamento aos objetivos da cooperativa e desse modular comercial que é o próprio armazém”, detalha o coordenador de Market Trade da Coamo, Edson Watanabe.

O conceito do estande trazido foi aprovado pelos visitantes e parceiros da cooperativa que estiveram presentes no evento. “Uma estrutura muito bem montada, um estande grande e bonito, que refl ete a qualidade do trabalho da Coamo”, elogia o presidente do Supermercado Rickli, Nelvir Rickli Junior.

Atendimento e relacionamento com clientes de diversos segmentos representam excelente oportunidade para fortalecer a marca e gerar novos negócios

NOVIDADES

Além de oportunizar novos negócios e fortalecer as relações comerciais, a feira Apas também é uma boa chance para apresentar novidades e produtos para o mercado. Neste sentido, a Coamo levou ao evento deste ano dois novos produtos que foram apresentados aos clientes e parceiros que visitaram o estande da cooperativa.

A primeira novidade é a mistura para panificação e confeitaria Dolce Pan Mix, que faz parte do segmento de farináceos e é utilizada para a produção de pães doces e macios, sendo um produto que atende a uma demanda crescente do mercado.

Considerada uma referência na linha industrial de alimentos, a Coamo também apresentou novidades neste segmento com o lançamento do balde de margarina de 14,5 kg, com 70% de lipídios e baixo teor de sal. “Além dessas novidades, nós preparamos melhorias que também serão apresentadas em breve para a linha premium da Coamo. Nós redesenhamos as embalagens dessa linha, contribuindo com toda a cadeia logística e de vendas, tudo isso sem perder a qualidade e a identidade únicas dos produtos Coamo”, complementa Watanabe.


É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.