Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 547 | Junho de 2024 | Campo Mourão - Paraná

GESTÃO

Preservação pode gerar oportunidades

"Se você sabe que é da terra que vem o nosso pão, tem que ter respeito e lembrar, que depois da gente vem mais gente. Se não cuidarmos da terra e do Meio Ambiente, não vai ter comida e não vai ter gente.” Esse foi o foco da Semana Mundial do Meio Ambiente comemorada em junho pela Coamo.

Foram inúmeros os avanços ao longo dos 53 anos da Coamo, desde quando o nosso idealizador (Dr. Aroldo) chegou em uma região improdutiva e extrativista. Ele colaborou para a migração desse período para a agricultura. Inicialmente as terras eram ácidas e fracas e a região conhecida pelos “3S” – sapé, samambaia e saúva. A transformação veio com a prática e evolução da conservação do solo e do pioneirismo da região com a tecnologia do plantio direto.

Nesses anos todos, o produtor brasileiro aderiu as tecnologias e o cuidado responsável com o meio ambiente para uma produção sustentável cumprindo todas as legislações, como o Código Florestal, que só existe no Brasil. O nosso produtor tem muito o que comemorar, porque segundo afi rmação dos nossos clientes de fora do país é que, seguramente, o produtor brasileiro da pecuária e da agricultura, é o mais sustentável do mundo.

"O nosso produtor tem muito o que comemorar, porque segundo afi rmação dos nossos clientes de fora do país é que, seguramente, o produtor brasileiro da pecuária e da agricultura, é o mais sustentável do mundo."

Concordo com esta afi rmação que é comprovada pelos fatos, pois o agricultor brasileiro cumpre obrigações que nenhum outro produtor no mundo tem. Ele preserva dentro da sua própria área, no nosso Bioma da Mata Atlântica, 20% da área com seus próprios custos.

Temos terras produtivas e preservadas pelos produtores, que seguem as boas práticas de produção disseminadas pela assistência técnica. A nossa expectativa é que realmente eles se conscientizem da importância da questão ambiental visando oportunidades para colocação dos produtos brasileiros e melhor remuneração no mercado exterior.

O Brasil é uma necessidade para a Comunidade Europeia, que precisa de proteína animal, a partir dos nossos produtos - soja e milho-, por causa das suas limitações de clima e de área. Desta forma, a solução para eles é a importação da produção e o Brasil representa uma grande alternativa para suprir suas necessidades, pois é o país que segue rigorosamente as exigências internacionais. É o que mais preserva no mundo com alto grau de competitividade.

AIRTON GALINARI

Presidente Executivo da Coamo

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.